Google My Business: como criar e otimizar um perfil de empresa


O Google My Business é uma ferramenta gratuita e essencial na estratégia digital de uma empresa. Com um perfil configurado e otimizado, não só alcança os consumidores, como gera brand awareness e transmite confiança e credibilidade ao seu público-alvo. Conheça os benefícios de criar um perfil Google My Business e o passo-a-passo para criar já a ficha da sua empresa.

Gostaria de posicionar o seu negócio no topo dos resultados de pesquisa do Google, aumentar a visibilidade da marca, alcançar mais tráfego para o seu website ou para a loja física, aumentar a credibilidade da marca e trabalhar o SEO, tudo isso de forma gratuita?

Com a plataforma Google My Business é possível. Atente neste artigo e descubra as oportunidades que tem estado a perder.

Em que consiste o Google My Business?

O Google My Business é uma plataforma gratuita do Google que permite a criação de um perfil de empresa, onde pode gerir o modo como a sua empresa é apresentada no Google Maps e no próprio motor de pesquisa.

Através desta ferramenta consegue divulgar informações importantes e detalhadas sobre o seu negócio, como o endereço, o contacto telefónico e de e-mail, horário de funcionamento, website, publicações sobre promoções e atualizações de serviços ou produtos, entre outros detalhes. No Google My Business, também é possível adicionar fotos, informar sobre a área onde prestam serviço e responder a perguntas ou comentários dos clientes.

5 motivos por que deve criar já um perfil Google My Business

A criação de um perfil no Google My Business é um passo importante de uma estratégia de marketing digital para a credibilização de um negócio. Não só permite partilhar informações relevantes e fidedignas sobre a empresa, como também interagir com os clientes, esclarecer dúvidas e atrair mais tráfego para o seu website.

É, ainda, uma excelente forma de divulgar e aumentar o alcance do seu negócio, angariar clientes e promover produtos, serviços ou ofertas para todos aqueles que não o seguem nas redes sociais. No entanto, as vantagens não se ficam por aqui, destacando-se as seguintes:

1. Aumento da visibilidade nos resultados de Pesquisa Google e no Google Maps

Ao ter um perfil Google My Business atualizado aumenta a probabilidade do seu negócio ser exibido em momentos decisivos para a conversão, como quando alguém pesquisa por produtos ou serviços da sua área de negócio ou na sua localização.

2. Distanciamento em relação à concorrência

Um perfil de empresa otimizado pode gerar vantagem competitiva, caso a sua concorrência ainda não tenha presença nesta plataforma.

3. Estabelece confiança

Dado que o Google e os próprios utilizadores estão atentos à fiabilidade das informações presentes nas fichas de empresa, um negócio com perfil do Google My Business criado é uma empresa, à partida, legítima e, por conseguinte, confiável.

Um perfil atualizado é sinónimo de profissionalismo, autoridade e prova social.

4. Contribuição significativa para SEO local

Com um perfil Google My Business atualizado, a sua empresa passa a ser apresentada em pesquisas locais relevantes. Ou seja, quando alguém pesquisar por uma empresa numa determinada localização, a sua marca será exibida nos resultados locais do Google.

Além disso, por ser uma ficha de empresa do Google, que surge logo no topo da página de resultados de uma pesquisa, há uma grande probabilidade de direcionar grandes quantidades de tráfego qualificado para o seu site, trabalhando o SEO de forma natural e simples.

Saiba mais sobre SEO para pequenas empresas.

5. Medição dos resultados

A ferramenta Google My Business permite analisar várias estatísticas relevantes, como quantas pessoas visualizaram o seu site, solicitaram direções para o seu negócio ou clicaram no botão de chamada. Também é possível saber se os clientes chegaram à sua ficha de empresa através da Pesquisa Google ou do Maps, e o número de vezes que as fotos da sua empresa foram visualizadas em comparação com as fotos de outras empresas da mesma área e localização.

Como criar um perfil de empresa no Google My Business

  1. Aceda à página Google My Business e clique em “Gerir agora”, no canto superior direito.

Ser-lhe-á pedido que faça login com o e-mail que utiliza para aceder ao Gmail.

  1. Introduza o nome da sua empresa ou selecione entre as opções, caso a sua ficha de empresa já exista. 

  2. Selecione a categoria de negócios em que se insere a sua empresa.

  3. Insira a localização do seu negócio. Caso preste serviço ao domicílio, poderá adicionar, também, as localizações abrangidas.

  4. Coloque o URL do seu website e o contacto telefónico. Caso não possua site, o Google My Business permite criar uma página web totalmente grátis. É uma página básica, passível de personalização e que, para quem está a começar, pode ser uma boa ajuda até poder criar um site definitivo e funcional.

  5. Selecione uma forma de validação. Esta etapa é fundamental para a reivindicação de propriedade do perfil em questão. É possível continuar a efetuar edições na sua ficha de empresa, mas estas apenas estarão visíveis assim que a validação seja concluída.

Poderá optar pela verificação por telefone, através do envio de mensagem de texto para o número indicado na ficha de empresa ou solicitar a receção de um postal através dos correios para a morada indicada.

  1. Introduza o horário de funcionamento do seu negócio.

  2. Caso tenha interesse, poderá ativar a funcionalidade de chat no seu perfil Google My Business. Esta ferramenta permite que as pessoas entrem em contacto consigo em tempo real, através do envio de mensagens. As mensagens são exibidas no perfil da empresa no Google e todas as pessoas associadas ao seu perfil, sejam proprietárias ou apenas gestoras, poderão responder às questões. Pode, ainda, personalizar a mensagem automática de boas-vindas que os clientes recebem ao entrar em contato através do chat. 

  3. Escreva uma descrição detalhada da empresa, evidenciando os pontos fortes. Quanto mais pormenorizada for a descrição, mais facilmente o seu negócio será encontrado. 

  4. Adicione fotos da sua empresa. É essencial que coloque o logótipo , fotografia de capa, fotografias do interior e do exterior do seu negócio (se aplicável) e dos seus produtos.

Após terminar todos estes passos, terá acesso ao seu perfil, onde poderá ver, modificar ou acrescentar informações sobre a sua marca, criar publicações, responder a reviews, adicionar gestores à conta, analisar as estatísticas, responder a mensagens, entre outras funcionalidades.

Não se esqueça que a ficha de empresa e todas as edições realizadas apenas estarão visíveis para o público após a validação. Se tiver optado pela validação por correio, o código poderá demorar cerca de duas semanas para chegar até si.

Ter um perfil atualizado no Google My Business é uma mais-valia para qualquer negócio. De igual forma, ter um programa online para emissão de faturas sem complicações é um recurso precioso para qualquer empresa que queira destacar-se no mundo dos negócios. O InvoiceXpress confere-lhe uma experiência de utilização simples e intuitiva, acessível em diferentes dispositivos, desde o smartphone ao computador ou tablet, para uma gestão financeira mais autónoma.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!