Google Analytics aplicado às vendas: introdução à ferramenta


Acompanhar e medir os resultados de uma estratégia de marketing digital é fundamental para compreender a sua evolução e, assim, aprimorar a abordagem de vendas. Com uma plataforma como o Google Analytics pode analisar dados e métricas, que lhe permitem entender o desempenho geral das suas campanhas, do seu site ou da sua loja online. Dessa forma, poderá tomar melhores decisões e otimizar os resultados do seu negócio.

Tudo o que é implementado, em marketing digital, deve ser medido. Afinal, essa é uma das grandes vantagens do mundo digital, comparativamente ao tradicional marketing offline. E é aqui que entram as plataformas de análise de dados, onde se insere o Google Analytics.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitorização e análise de dados que permite entender de que forma os utilizadores interagem com um site ou aplicação (app). Com este programa, consegue avaliar o que gera bons resultados e tende a converter, e o que não funciona. Tudo isso, através de relatórios personalizáveis e painéis de visualização detalhados.

O Google Analytics é um forte aliado para a compreensão do comportamento do cliente, que permite determinar o que pode estar a falhar no processo de vendas. Com as informações recolhidas, poderá otimizar conteúdos, processos e meios de divulgação, e investir nos produtos com maior probabilidade de conversão e com alto potencial de receita.

Benefícios do Google Analytics para o seu negócio

Comecemos pelo benefício mais óbvio: é uma ferramenta gratuita. Quer isso dizer que a sua empresa obtém informação valiosa e única sobre o comportamento dos utilizadores no seu website, sem que isso seja um peso financeiro. Todavia, existem muitas mais vantagens e nós listamos algumas delas abaixo.

  • Ao utilizar o Google Analytics, consegue obter insights sobre o seu público, como as suas preferências, dores e motivações. Com isso, pode aperfeiçoar a sua persona ao longo do tempo e, assim, traçar melhores estratégias de marketing. Alguns dos dados que consegue recolher são a localização dos utilizadores, quanto tempo ficam em cada página do seu site e que caminho percorrem dentro do mesmo, qual o ponto de fuga (isto é, quais as páginas em que, frequentemente, as pessoas abandonam o site), entre outros. 

  • É uma ferramenta muito completa. Ou seja, mesmo que seja leigo na matéria, consegue fazer um levantamento de resultados e entender se está ou não no bom caminho. 

  • Com o Google Analytics, consegue descobrir qual o canal, entre todos aqueles que utiliza para promover o seu negócio, que mais retorno traz ao seu negócio. Pode avaliar se são anúncios pagos, redes sociais ou outros e, posteriormente, canalizar os seus esforços para os mais relevantes. Este aspeto toma particular importância, quando o orçamento é limitado e é necessário focar-se no meio que gera mais leads.

  • Permite interligar com outras plataformas Google, como Google Ads, Google Search Console, Google Tag Manager e Google Optimize, concentrando, facilmente, toda a informação necessária para tomar decisões.

  • Com o Google Analytics consegue avaliar a sazonalidade dos produtos, períodos de maior pico para determinados serviços, e campanhas mais eficientes, facilitando a delineação de estratégias cada vez mais otimizadas.

Como criar uma conta no Google Analytics

Antes de passarmos ao passo a passo, é importante clarificar alguns termos.

  • Conta: geralmente, corresponde a uma empresa e pode conter várias propriedades. 

  • Propriedade: diz respeito a todos os sites agregados à conta. No caso de empresas que tenham vários negócios, submarcas ou sites, são criadas propriedades para cada um deles. É neste nível que é gerado um código de acompanhamento, que deverá ser incluído no código do seu site. Cada vez que alguém acede a uma página, esse código de acompanhamento recolhe informações sobre o seu comportamento.

  • Perfis de utilizador: podem ser adicionados utilizadores ao nível da conta, propriedade ou vista e é isso que determina os dados a que têm acesso. Se adicionar ao nível da conta, então, o utilizador terá acesso a todas as propriedades e visualizações com o mesmo conjunto de permissões da conta. Só podem ser adicionados perfis com contas Google.

  • Visualizações de propriedade: permite aceder a relatórios e ferramentas de análise e cada propriedade pode ter várias visualizações. Automaticamente, é criada uma vista sem filtros para cada propriedade (a qual não deve ser alterada), todavia, é possível configurar diferentes visualizações, de acordo com os dados que pretender ver nos seus relatórios. Crie cópias da visualização de propriedade original ou configure outras visualizações adicionais, personalizando-as.

  • Filtros: servem para limitar ou modificar os dados numa visualização de propriedade. Podem ser usados para excluir tráfego proveniente de determinados endereços IP, por exemplo.

Passo a passo

  1. Aceda ao Google Analytics e inicie sessão na sua conta Google ou crie uma nova, caso não tenha ou pretenda usar um endereço de email diferente.

  2. Clique em “Iniciar Medição”.

  3. Atribua um nome à sua conta. Por norma, utiliza-se o nome da empresa. 

  4. Preencha os detalhes da propriedade. Se estiver a tratar do site da sua marca, pode colocar algo como “Site Nome da Loja”. Selecione a categoria do setor, a moeda e o fuso horário em que os relatórios deverão ser gerados. 

  5. Preencha os dados da empresa e de que forma pretende utilizar o Google Analytics com a sua empresa.

  6. Clique em “Criar”.

  7. Selecione a plataforma - entre web, aplicação Android ou aplicação iOS.

No caso de selecionar web, terá que fornecer o URL do seu site e preencher o nome do mesmo. Clique em “Criar”.

  1. Copie o ID de medição e adicione (ou peça ao gestor do seu website) às páginas do seu site, logo depois da tag de abertura <head>. Algumas plataformas, como o Wordpress, têm plugins que permitem colocar o código de forma mais fácil. 

Sempre que precisar do código, aceda à área de administração > "Informações de acompanhamento". Clique sobre a propriedade e terá acesso ao código.

Google Analytics: tipos de relatórios 

Depois de configurar o Google Analytics, é possível combinar os dados e obter uma vasta variedade de relatórios, úteis para melhorar a sua tática. No entanto, por defeito, a ferramenta disponibiliza alguns relatórios pré-definidos e agrupados por áreas, acessíveis a partir do menu lateral esquerdo. Alguns exemplos:

  • Relatório em tempo real: permite monitorizar as atividades no seu site, no momento em que ocorrem. Pode usar para analisar, de forma imediata, se uma campanha está a gerar tráfego para o sua loja online ou se uma publicação nas redes sociais terá surtido algum efeito. 

  • Relatório de aquisição: ajudam a entender como os utilizadores encontram a sua loja online, sejam eles novos ou atuais. Diz respeito aos canais e palavras-chave que os levam até ao seu negócio. 

  • Relatório de interação: como o próprio nome indica, informa sobre o comportamento dos utilizadores no seu site. Serve para aferir quanto tempo cada pessoa passa numa página, o caminho que percorre dentro do site e, eventualmente, estudar por que razão abandonam sem converter.

Apesar de este artigo ser apenas uma introdução à poderosa ferramenta Google Analytics, sabendo os detalhes e todos os recursos disponíveis, consegue perceber porque deve usá-la para fundamentar melhor suas decisões de marketing?

E, da mesma forma que, sem a medição de dados, é impossível otimizar o desempenho da sua estratégia de marketing, sem um software de faturação otimizado, fácil de usar e sempre atualizado, é muito difícil aprimorar o seu negócio, na totalidade.

Com o programa de faturação InvoiceXpress, a relação com o cliente torna-se mais ágil e rápida. A troca de informações é realizada de forma célere, acelerando o pagamento das faturas. Os custos de processamento e envio são reduzidos, os erros processuais minimizados e há uma maior fiabilidade e transparência nos processos de faturação.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!