Freelancing ou contracting: conheça as diferenças entre estas formas de trabalho


Os horários de trabalho fixos, idas ao escritório nos dias úteis, contratos a termo e sem termo e regime de exclusividade são cada vez menos atrativos. Especialmente, quando comparados a outros formatos laborais que assentam na flexibilidade e com elevado retorno financeiro. Falamos de freelancing e contracting, dois regimes laborais carregados de vantagens e que têm vindo a crescer a um ritmo acelerado.

Freelancing e contracting são formas de trabalho mais flexíveis e eficientes do que o regime laboral convencional e, por conseguinte, mais atrativas. O facto de não estar vinculado a nenhuma entidade oferece uma liberdade que muitas pessoas já não abdicam.

Embora os formatos freelancing e contracting se assemelhem, estes regimes envolvem padrões de trabalho e benefícios diferentes. Em ambos os casos temos trabalhadores independentes, mas o modo de operar diverge ligeiramente e, regra geral, estão associados a setores distintos. Por isso, neste artigo esclarecemos ambos os conceitos.

O que é freelancing?

Os freelancers são trabalhadores independentes e sem qualquer vínculo laboral, que prestam serviços a vários empregadores em simultâneo, mediante o pagamento de um valor estipulado por projeto (utilize a nossa calculadora online gratuita para saber quanto deve cobrar aos seus clientes).

Para muitos trabalhadores independentes, o trabalho como freelancer não significa necessariamente deixar o emprego fixo, mas antes combinar diversas oportunidades de negócio pontuais para ter mais fontes de rendimento. Se este for o seu caso e estiver a iniciar o seu percurso, veja aqui como conseguir os seus primeiros clientes como freelancer.

Vantagens do freelancing

A independência, autonomia e liberdade de gestão do tempo são as principais vantagens apontadas pelos freelancers. Tudo isto aliado à possibilidade de escolher os próprios clientes, é o que torna este método de trabalho aliciante.

Trabalhar em regime freelancing é, também, monetariamente mais atrativo, pois permite ter um maior rendimento anual por acumulação de diversos projetos.

Para o cliente/empresa, que procura uma pessoa que colabore consigo pontualmente, esta relação acaba por ser vantajosa, na medida em que reduz os custos de contratação.

O que é contracting?

À semelhança dos freelancers, os contractors também são trabalhadores independentes, mas operam apenas um projeto de cada vez, com uma duração pré-definida e em regime de exclusividade.

Geralmente, um trabalhador em formato de contracting é selecionado para uma posição específica e trabalha a tempo integral e por um determinado período. Quando termina, muda para um novo desafio. 

Vantagens do contracting

Este método é uma forma transparente e eficiente de trabalhar, que oferece grande autonomia, rendimentos atrativos e desafios apelativos. Os contractors tendem a ser profissionais com competências muito valorizadas pelo mercado e, por isso, são extremamente bem pagos.

Também por serem especialistas de cada área de trabalho, os contractors podem selecionar os projetos mais proveitosos. Para além de ser motivador e permitir uma maior evolução, experiência e capacidade de adaptação, é vantajoso, já que enriquece o portfólio do contractor com trabalhos de maior valor. 

Para a empresa contratante, as vantagens também são inúmeras: mais flexibilidade, benefícios fiscais, rapidez no processo de recrutamento e seleção de talentos da área.

Na prática, quais são, então, as principais diferenças entre estas duas formas de trabalho?

Em ambos os casos, os trabalhadores colaboram de forma temporária para uma entidade e apresentam maior autonomia e ganhos financeiros. No entanto, enquanto os freelancers entregam projetos, os contractors desempenham funções específicas durante um determinado período de tempo, diferindo, portanto, nos seguintes aspetos:

Métodos contratuais

Os trabalhadores freelancers respondem a vários clientes em simultâneo e os contratos são geralmente curtos, já que muitas empresas contratam exclusivamente para um único projeto ou para trabalhos pontuais.

Como o trabalhador dedica apenas algumas horas diárias a cada cliente, tem, então, a facilidade de conciliar vários empregadores ao mesmo tempo.

Como freelancer, pode optar por trabalhar em projetos mais importantes que ocupam a maior parte das horas de trabalho ou trabalhar numa gama mais ampla de pequenos projetos que distribui pela sua disponibilidade horária.

No regime contracting, os trabalhadores são contratados por períodos mais longos, que podem ir de três meses a um ano, sendo mais comum ter uma duração máxima de seis meses. Isso oferece a possibilidade de assumirem projetos maiores e mais ambiciosos.

Como contractor, pode também escolher os seus projetos. Ao contrário dos freelancers, no entanto, os projetos escolhidos têm maior dimensão, mas são em menor quantidade.

Horário de trabalho

O trabalhador freelancer estabelece os próprios horários, desde que o prazo de entrega do projeto seja cumprido. Tem, por isso, mais flexibilidade horária e pode trabalhar remotamente.

Já o contractor poderá ter um horário próximo ao do funcionário típico da empresa (geralmente, total) e desenvolver as atividades no próprio espaço físico da empresa ou remotamente, dependendo do tipo de serviço que presta.

Obrigações fiscais

Aqui não há diferença, dado que em ambos os casos os trabalhadores são responsáveis pelas suas declarações tributárias e contribuições para a segurança social. Descubra aqui quais são as obrigações fiscais de um trabalhador independente.

O Lado Simples da Faturação para freelancers e contractors

A gestão de tempo e flexibilidade horária são os fatores mais importantes dos regimes laborais de freelancing e contracting. Por isso, a emissão de faturas deve ser simples, eficaz e ágil.

O InvoiceXpress é o software de faturação online que simplifica a vida de freelancers e contractors e ainda o mantém a par das regras de faturação e agenda fiscal. Confie no programa de faturação certificado mais intuitivo do mercado, e ganhe mais tempo para angariar novos projetos, seja qual for a modalidade que lhe apraz.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!