Extensões Google Ads: como usar para se destacar da concorrência


Nem só de títulos bonitos vive uma campanha de Google Ads. As extensões de anúncio do Google são uma excelente estratégia para aumentar a eficácia e alcance de uma campanha. Para além de aumentarem o espaço ocupado pelo anúncio, nos resultados de pesquisa, as extensões permitem colocar informações relevantes, que atraem leads qualificados, diminuindo o custo por clique.

No desenvolvimento de uma campanha de Google Ads, todos os detalhes são importantes para conseguir alcançar as primeiras posições no motor de pesquisa. De forma a otimizar os seus resultados, o Google Ads oferece as extensões de anúncio, complementos que permitem acrescentar informações pertinentes, sem qualquer custo adicional.

As extensões de anúncio incluem detalhes como número de telefone para chamada instantânea, destaques de produtos e serviços da empresa, extensões de preço, entre outras informações, que podem levar o utilizador a clicar no anúncio mais facilmente.

Como funcionam as extensões de anúncio do Google Ads?

Com o objetivo de maximizar o desempenho dos anúncios, o Google Ads seleciona as extensões mais relevantes a apresentar para cada pesquisa efetuada. Portanto, quantas mais extensões tiver configuradas, maior a probabilidade de o seu anúncio se destacar. 

Todavia, adicionar uma extensão não garante que seja efetivamente apresentada, já que é necessário um bom posicionamento e classificação do anúncio. Para além disso, tal como numa campanha, as extensões têm de ser submetidas para revisão e aprovação.

As extensões Google Ads não têm um custo associado, ou seja, apenas paga por clique (CPC). O Google não cobra mais do que dois cliques por impressão por anúncio e respetivas extensões.

As extensões de anúncios podem, ainda, servir como critério de desempate entre dois anúncios concorrentes com a mesma qualidade e licitação de palavras-chave.

Tipos de extensões de anúncio do Google Ads

Existem dois tipos de extensões de anúncio: automáticas e manuais. Quando se prevê que uma extensão pode aumentar o desempenho do anúncio, o Google Ads cria-a e exibe-a automaticamente - extensões de anúncio automáticas. Estas extensões são compatíveis com as manuais e não apresentam custo extra.

Quando a configuração é feita pelo anunciante, então falamos nas extensões manuais. A grande vantagem destas é permitir apresentar a informação de forma mais personalizada. 

Tipo de extensões automáticas

  • Extensões de sitelinks dinâmicos

Links diretos para páginas pertinentes do seu website. Por exemplo, se tiver uma loja, poderá incluir links para “Horários”, “Produtos”, “Contactos”. O objetivo é redirecionar para páginas com alto potencial de conversão.

  • Extensões de fragmentos estruturados dinâmicos

Inclui informações adicionais acerca dos produtos e dos serviços oferecidos pela sua empresa. Ajuda a aumentar o retorno do investimento (ROI), uma vez que os utilizadores conseguem ver, de antemão, os detalhes que necessitam e, à partida, apenas clicam se tiverem real interesse no que tem para oferecer. 

  • Extensões de localizações automáticas e extensões de localizações afiliadas

Em ambos os casos, as extensões servem para ajudar as pessoas a encontrarem as suas lojas físicas ou de estabelecimentos que vendam os seus produtos.

  • Extensões de classificações de vendedores

É um tipo de extensão automática que apresenta os anunciantes com boas classificações, sinónimo de que oferecem serviço de qualidade. São as únicas extensões cujo clique não tem custo financeiro.

  • Extensões de textos destacados dinâmicos

Extensões que mostram informações relevantes sobre os produtos ou serviços com base em conteúdo do seu website. São dados potencialmente úteis, como "15 anos de experiência", "Reserve online" e "Profissionais certificados".

Tipo de extensões manuais

  • Extensões de localizações

À semelhança das extensões automáticas com o mesmo nome, estas servem para incentivar as pessoas a visitarem o seu estabelecimento, ao apresentar a localização, um botão de chamada e um link para a página de detalhes da empresa, que pode incluir o horário de funcionamento e direções para chegar ao local.

  • Extensões de localizações afiliadas

As extensões de estabelecimentos afiliados ajudam as pessoas a encontrarem lojas próximas que vendam os seus produtos. Só tem que adicionar os locais ao nível da conta.

  • Extensões de textos destacados

Este tipo de extensões permitem promover ofertas diferenciadoras de um negócio, junto dos compradores, como envio gratuito ou serviço de apoio ao cliente 24 horas por dia. É possível apresentar até 10 textos destacados além do texto do anúncio, bem como especificar as datas e horas em que os textos destacados são elegíveis para serem apresentados.

Estes três primeiros tipos de extensões manuais de anúncios têm como objetivo fazer com que os clientes comprem na localização da empresa.

  • Extensões de chamadas

As extensões de chamadas permitem aumentar significativamente as taxas de cliques, dado que os utilizadores podem carregar no botão para ligar diretamente para a sua empresa. Isso leva, também, a uma maior probabilidade de gerar conversões.

  • Extensões de sitelinks

Estas extensões direcionam as pessoas para páginas específicas do seu site. Como tem autonomia para alterar o texto e os URL, pode ir atualizando consoante tem novas promoções ou produtos que queira destacar.

  • Extensões de fragmentos estruturados

Os fragmentos estruturados são extensões que realçam aspetos específicos dos produtos e serviços da marca. Estas são apresentadas por baixo do anúncio, em forma de cabeçalho e é o Google que elege aquela que considera ser a melhor combinação.

  • Extensões de preços

Permitem uma maior exposição dos serviços de que a sua empresa dispõe. Com a extensão de preços pode apresentar as categorias de produtos ou serviços com os respetivos preços. Isso facilita a descoberta da sua oferta diretamente no anúncio. 

  • Extensões de promoções

As extensões de promoções permitem destacar saldos e ofertas especiais, limitadas no tempo. Pode, até, definir que estas extensões de promoções se aplicam apenas a quem fizer pesquisas através do dispositivo móvel.

  • Extensões de apps

Com o objetivo de levar as pessoas a transferirem a sua app, estas extensões são excelentes para fornecer acesso ao seu website e à sua app em simultâneo e a partir de um só anúncio.

  • Extensões de formulários de potenciais clientes

As extensões de formulários ajudam a angariar potenciais clientes, que deixam os seus dados diretamente no formulário do anúncio. Ao angariar leads, tem a possibilidade de, posteriormente, estabelecer comunicação e, eventualmente, converter o lead em potencial cliente, aumentando as vendas. Os dados dos potenciais clientes podem ser descarregados num ficheiro CSV ou integrado diretamente no seu software de CRM. 

Vantagens das extensões Google Ads

1. Melhor posição do anúncio na página de resultados de pesquisa

A taxa de cliques corresponde ao número de vezes que o anúncio foi clicado, dividido pela quantidade de vezes que foi exibido. Quanto mais alta for a taxa de cliques, mais pertinente é o anúncio para determinada pesquisa, logo, será exibido num local de maior visibilidade.

2. Mais espaço ocupado

Com as extensões de anúncio, consegue reivindicar mais espaço para o seu. Isso reduz as hipóteses de a sua concorrência se destacar.

3. Angariação de leads qualificados

Quantas mais informações fornecer de antemão, mais bem informados os potenciais clientes estarão ao clicar no anúncio. Quer isso dizer que são mais propícios a converter do que aqueles que clicam num anúncio com menos detalhe.


As extensões de anúncio são as melhores amigas das marcas que anunciam no Google Ads. Não só melhoram o desempenho dos anúncios, como aumentam a taxa de cliques e reduzem o custo do mesmo. Todavia, não chega usar apenas uma. Utilize as mais relevantes e crie uma experiência otimizada para a sua audiência.

Depois, melhore a experiência de compra através de um software de faturação de fácil utilização. Com o InvoiceXpress consegue emitir faturas em segundos, definir as datas do envio e personalizar o conteúdo de cada mensagem, programar o envio automático de emails ou mensagens SMS para relembrar dos prazos de pagamento a decorrer e personalizar os seus documentos.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!