7 estratégias para captação de leads


Como PME, freelancer ou ENI, sabe o quão difícil pode ser manter-se competitivo e atrair novos clientes. Por isso, preparamos um artigo com 7 estratégias eficientes para a captação de leads.

Os leads são a força motriz de todos os negócios e, por isso, o objetivo de qualquer marca é atrair novas oportunidades que culminem em vendas. No entanto, ter simplesmente um site ativo não é suficiente para alcançar esse objetivo.

Um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas é limitar-se ao formulário de contacto para angariar leads, quando existem muitas outras formas de converter visitantes em potenciais clientes. É necessário adotar estratégias que atraiam os utilizadores e os convidem a executarem ações específicas, direcionando-os ao longo do funil de vendas.

Fique atento às táticas que lhe apresentamos neste artigo. 

O que são leads?

Lead refere-se a qualquer pessoa que tenha manifestado interesse na sua marca ou intenção de compra dos seus produtos ou serviços. Essa manifestação de interesse acontece quando o lead deixa o seu contacto em troca de algo de valor, como uma oferta especial, uma newsletter ou conteúdo relevante. 

A partir desse contacto, é possível iniciar um relacionamento de nutrição do lead, através de ações de marketing e abordagens estratégicas, em momentos oportunos. Estas abordagens visam criar uma conexão contínua com o lead e encaminhá-lo para o resultado final desejado, a conversão.

Estratégias comprovadas para a captação de leads

São 7 as estratégias que aqui lhe apresentamos. Descubra como as pode implementar e elevar o seu negócio a novos patamares.

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma poderosa abordagem de inbound marketing, que se destaca pela criação de conteúdos altamente relevantes e consistentes, focados em responder às necessidades do seu público-alvo.

Como estratégia a longo prazo, o marketing de conteúdo baseia-se na construção de um relacionamento sólido com a audiência, através dessa partilha de informações pertinentes e que solucionam os seus problemas. Este formato de entrega de conteúdo, centrado no cliente, torna-o mais propenso a capturar leads qualificados que, eventualmente, se tornarão clientes fiéis.

São vários os tipos de conteúdo que pode produzir:

  • Artigos de blog, relevantes e informativos, direcionados para estabelecer a marca como uma autoridade no assunto.

  • Publicações informativas e de entretenimento para redes sociais, que permitem o alcance de um público mais amplo e interação com os seguidores.

  • Podcasts, que são uma forma prática de consumir informação, acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora.

  • Vídeos, além de seremum tipo de formato de partilha de conteúdo preferencial, são um método que serve para contar histórias, demonstrar produtos e serviços, partilhar tutoriais, entre muito mais.

  • Infográficos, representações visuais de informações ou dados complexos numa forma atraente e fácil de entender, o que os torna num tipo de conteúdo facilmente partilhável.

2. SEO

A otimização para motores de pesquisa (SEO) é uma das estratégias de captação de leads com maior retorno sobre investimento (ROI), pois facilita o alcance de tráfego gratuito e qualificado para as palavras-chave para as quais se posiciona

Partindo da pesquisa de keywords relevantes para a sua audiência, é possível direcionar a estratégia de conteúdo das páginas do site, bem como aplicar práticas de SEO adequadas e precisas.

Além disso, as estratégias utilizadas para a indexação das páginas de um site, de forma a ficar bem posicionado nos motores de pesquisa, permitem aumentar a visibilidade e exposição da marca, o que aumenta o número de leads que chega ao seu website. 

A própria estratégia de construção de uma boa rede de links, isto é, link building facilita a captação de contactos qualificados, desde que sejam visitantes oriundos de sites com autoridade reconhecida e relevantes na mesma área de atuação. 

3. Redes sociais

As redes sociais são um canal direto de comunicação com o público-alvo, onde se partilham interesses, valores e conhecimentos entre marcas e pessoas.

Estas plataformas sociais são o palco perfeito para dar a conhecer produtos e serviços, através de publicações, espaços dedicados a vendas (como é o caso das lojas do Facebook e Instagram), partilha de links (nos stories, legendas, biografia, publicações, etc.), passatempos exclusivos e promoções.

Além disso, nas redes sociais consegue observar a concorrência de perto e entender quais são os formatos de conteúdo que mais leads atraem, interagir com o público através de comentários, mensagens privadas e transmissões em direto, e fazer anúncios segmentados. Com estas abordagens, não só atrai a atenção dos potenciais clientes, como os impele a envolverem-se com a marca.

4. Webinars

Os webinars são um formato de entrega de informação de excelência, que aproxima o público do orador, estabelecendo uma relação de confiança e de credibilidade com a audiência.

Quem está presente num webinar, fá-lo proativamente, porque quer aprender mais sobre determinado tema e ver as suas dúvidas esclarecidas. Portanto, quando organizar um webinar, aborde um assunto que seja interessante e útil para o seu público-alvo e aprofunde o conteúdo entregue. Sobretudo, certifique-se de que é um tópico do qual tem um conhecimento especializado e de que será capaz de transmitir informações únicas.

O facto de permitir sessões de perguntas e respostas facilita a criação de uma conexão profunda e ajuda a criar um senso de comunidade. Além disso, os webinars são uma alternativa mais fácil e barata de organizar do que um evento presencial, permitindo alcançar um público vasto com o mínimo de recursos.

Os webinars podem, ainda, ser gravados e rentabilizados posteriormente, sendo usados como lead magnets para atrair outros potenciais clientes, ou aproveitados para marketing de conteúdo. 

Esmere-se na estruturação do seu webinar, pois quando se espalhar a notícia de que os seus eventos virtuais são imperdíveis, mais leads se inscreverão para acontecimentos futuros, o que lhe permitirá aumentar a sua base de dados. 

5. Lead magnets ou ferramentas básicas úteis

Disponibilizar materiais ou ferramentas que chamem a atenção do seu prospect ou visitante, em troca dos seus detalhes de contacto, é uma forma de aumentar a sua lista de contactos. 

Os lead magnets são, geralmente, produtos gratuitos, que entregam conteúdo de valor, ainda que de forma pouco aprofundada. Os leads magnets podem ser e-books, webinars, aulas gratuitas, checklists, templates, entre outros.

Já as ferramentas podem ser usadas como produto de entrada, com um valor mais baixo, de forma a atrair a atenção do público e a conquistar a sua confiança. Neste caso, o objetivo não é propriamente lucrar, mas, sim conseguir alcançar um vasto número de potenciais clientes, enquanto demonstra a sua autoridade sobre determinado tema. O objetivo final será, então, a venda de um produto de valor superior.

Um lead magnet eficaz deve ser:

  • Útil e focado no cliente. Deve oferecer a solução de problemas, economia de tempo ou uma perspetiva única sobre determinado assunto;

  • Credível e fornecer insights fiáveis ​​baseados na experiência ou pesquisa, pois o público quer sempre aprender com os melhores;

  • Partilhável. O lead magnet deve ser útil, confiável e atrativo, impelindo o público a querer partilhar com outras pessoas.

6. Landing pages

Diferente de uma landing page de vendas, a página de destino direcionada especificamente para a captação de leadsé estruturada com o objetivo único de recolher informações pessoais dos visitantes. É, também, em muitos casos, o primeiro ponto de contacto entre a empresa e um potencial cliente.

O que acontece frequente e erradamente é que muitos negócios direcionam os esforços das suas campanhas para a homepage do site, ao invés de o fazer para páginas dedicadas e direcionadas à conversão.

Quer pelo seu design, conteúdo e CTA, quer pela oferta ou contrapartida em deixar o seu contacto (que poderá ser algum tipo de lead magnet, como mencionado anteriormente), as landing pages de captação de leads são excelentes para construir uma lista de contactos, que será nutrida durante todo o ciclo de vendas, através de email marketing e marketing automation, até alcançar a conversão desejada.

7. Eventos presenciais

Os eventos presenciais transmitem uma autoridade inigualável para qualquer marca. Organizar uma palestra ou workshop ao vivo demonstra que tem conhecimento, experiência e confiança suficiente para enfrentar um público sedento de informação. 

Além disso, a conexão criada num evento presencial é poderosa e aumenta a credibilidade da organização.

Os eventos presenciais abrem portas a conversas mais profundas e são facilitadores de relacionamentos duradouros. Partindo de toda esta segurança e relacionamento interpessoal, o público é mais propenso a fornecer os seus detalhes de contacto, entrando para a base de dados já como lead qualificado. 

Além do mais, quanto mais satisfeitos estiverem os participantes do evento, mais provável será partilharem as suas experiências com outras pessoas. Isso é uma das formas de expandir o alcance da marca e, consequentemente, aumentar a probabilidade de atrair novos leads.


Cada uma destas 7 estratégias desempenha um papel importante no processo de captação de leads, que terá impacto direto no crescimento do seu negócio.

E por sabermos o quão importante isto é para si e para a sua marca, aqui fica uma dica extra: manter o fluxo de trabalho eficiente e organizado contribui para a construção de uma imagem positiva de qualquer organização, o que permite atrair potenciais clientes e convertê-los em compradores.

Uma das formas de conseguir alcançar essa organização laboral é utilizando o InvoiceXpress. Com este programa de faturação certificado consegue manter o processo de gestão financeira simples, através de procedimentos automatizados e integração com outros sistemas.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!