Conheça os 6 estilos de liderança mais comuns e descubra qual é o seu


Um dos principais desafios no mundo do empreendedorismo continua a ser o de conseguir fazer uma gestão de equipa eficaz. No entanto, para que consiga melhorar esta capacidade, é importante que comece por identificar qual é o seu estilo de liderança.

A maneira como cada pessoa lidera uma equipa é altamente influenciada pela sua personalidade e experiência anterior. Apesar de existirem quase tantas formas de gerir uma equipa como existem pessoas diferentes, têm vindo a ser identificados alguns traços comuns. 

Isto levou à criação de vários estilos de liderança. As diferenças entre eles estão maioritariamente associadas à forma como um líder motiva, orienta e gere a sua equipa. Mas mesmo tendo estes estilos definidos, é importante perceber que estes não são conceitos rígidos. Isto porque o estilo de liderança individual varia num espectro entre o estilo autocrático e delegativo.

Neste artigo, iremos demonstrar o que caracteriza estes dois estilos de liderança extremos, e ainda outros que se enquadram entre eles, inspirados pelos estudos da Harvard Business Review liderados por Daniel Goleman.

Assim, poderá melhor identificar com que estilo de liderança se identifica mais e que características gostaria de implementar no futuro.

Os principais perfis de um líder numa empresa

1. Liderança Autocrática

Um líder autocrático foca-se principalmente na obtenção de resultados e eficiência. Costumam tomar decisões sozinhos, ou com um grupo muito pequeno de pessoas. Para além disso, esperam que a sua equipa siga exatamente aquilo que dizem.

À primeira vista, pode não ser um estilo de liderança muito atrativo. Mas, este pode ser útil em empresas que têm de seguir orientações muito rígidas. Também pode ter bons resultados quando aplicado em equipas compostas por membros que precisam de um elevado grau de supervisão, como é o caso de colaboradores com pouca ou nenhuma experiência profissional anterior.

Os líderes autocráticos conseguem ter bons níveis de produtividade. Isto porque, como têm uma comunicação muito clara e direta, são capazes de delegar tarefas de uma forma muito eficaz. Eles podem ajudar a aliviar o stress sobre os colaboradores, já que estes não terão de suportar o peso da responsabilidade de tomar qualquer decisão.

No entanto, o estilo de liderança autocrático não é o melhor para equipas cujo trabalho depende da criatividade. Isto porque o excesso de regras e supervisão pode fazer com que toda a equipa se sinta limitada.

Este estilo de líder também acaba por estar mais sujeito a um elevado nível de stress, visto que  assume toda a responsabilidade de tomadas de decisões. E o facto de não se mostrarem disponíveis para ouvir as ideias da equipa, faz com que alguns colaboradores lhes guardem algum rancor.

2. Liderança Autoritária

Um líder autoritário é um líder confiante que tem uma grande clareza no caminho que a equipa deve seguir e define claras expectativas. Ao mesmo tempo, também tem alguma interação com a sua equipa. 

Também tomam decisões sozinhos sobre os objetivos a cumprir, ou com pouca participação de outros. No entanto, ao contrário dos líderes autocráticos, o líder autoritário preocupa-se em explicar o seu raciocínio à sua equipa. Não se limita a dar ordens.

Uma liderança autoritária não abre espaço à participação da equipa na definição de objetivos, mas permite alguma flexibilidade para que cada um escolha como pretende alcançar esses mesmos objetivos.

Em alturas de incerteza, estes líderes ajudam a acalmar as pessoas. Eles fazem isto mostrando qual é o possível futuro de uma empresa e o que é preciso fazer para lá chegar.

3. Liderança Transacional

Os líderes transacionais usam transações entre eles e os seus colaboradores para cumprir os objetivos da equipa. Estas transações podem ser na forma de recompensas ou punições.

Este estilo de liderança pressupõe uma clara definição de metas a atingir, e que todos os membros da equipa conheçam as consequências dos seus resultados. Este estilo é mais adequado para equipas que seguem rotinas pré-estabelecidas e foca-se em aplicar os procedimentos de uma forma eficiente.

Um líder transacional preocupa-se em orientar, formar e treinar os seus colaboradores para que possam atingir as metas estabelecidas e tirar proveito das recompensas. Embora seja muito eficiente em equipas que procuram atingir metas específicas (como de vendas ou receita), não é o melhor para equipas criativas.

4. Liderança Democrática

Um líder democrático é aquele que pede a opinião aos seus colaboradores e tem-na em consideração antes de tomar uma decisão final. Muitas vezes, este estilo de liderança tem a reputação de ser aquele que promove uma maior interação e satisfação no local de trabalho. Isto porque todos os membros da equipa sentem que são ouvidos e que a sua contribuição faz a diferença.

Uma vez que a liderança democrática promove a participação de todos os membros da equipa e a troca de ideias entre si, é um dos mais eficazes em empresas que procuram promover a criatividade e inovação.

Um líder democrático consegue fazer com que os membros de uma equipa cumpram o seu trabalho de forma eficaz, e da maneira como cada um o quer fazer. Esta flexibilidade é um grande motor para a motivação de todos. No entanto, se houver divergências, pode levar algum tempo até toda a equipa chegar a um consenso.

5. Liderança Transformacional

Para uma empresa tirar proveito da liderança transformacional, precisa primeiro de ter uma cultura organizacional bem estabelecida. Isto porque um líder transformacional foca-se em inspirar a sua equipa com a visão e valores da empresa. Depois disso, encoraja e empodera a sua equipa para encontrar maneiras de a tornar realidade.

Este líder foca-se em ter uma comunicação clara, em estabelecer metas e manter a sua equipa motivada. No entanto, em vez de colocar a maior parte da sua energia nas metas individuais, o líder transformacional é movido por um compromisso com os objetivos da empresa e com a cultura organizacional.

Por estar tão focado no quadro geral de uma empresa, este líder pode perder detalhes importantes e algumas oportunidades.  Também pode sacrificar a resolução de problemas atuais por estar mais orientado para o futuro. Por vezes, isto pode fazer com que sua equipa se sinta ignorada.

Este estilo de liderança é mais adequado para equipas cujos membros não necessitem de supervisão constante. É especialmente útil para pequenas empresas com um crescimento rápido.

6. Liderança Delegativa

A liderança delegativa é o oposto da liderança autocrática. Isto porque pressupõe que haja muito pouca ou nenhuma supervisão, sendo aquela que dá mais autonomia aos membros de uma equipa. Assim, um líder delegativo tem mais tempo livre, o que lhe permite assumir outros projetos.

Este estilo de liderança é mais eficaz quando usado em equipas cujos membros são altamente qualificados, muito experientes, proativos e motivados. No entanto, pode resultar numa baixa produtividade se as expectativas não forem claras, ou alguns membros precisarem de constante motivação para fazerem um bom trabalho.

Embora seja benéfico dar espaço aos membros da equipa para desenvolverem o seu trabalho como preferem, estes líderes devem ser capazes de encontrar um equilíbrio. Caso contrário, a equipa poderá perder o foco nos principais objetivos da empresa. 

Para que este estilo de liderança seja eficaz, é importante monitorizar o desempenho da equipa e dar feedback regularmente e sempre que necessário.

Aprender a liderar

Pode ser tentador classificar um estilo de liderança como sendo melhor do que os outros. Mas a verdade é que há um cenário específico em que cada um destes estilos funciona melhor. O que torna um líder verdadeiramente competente é saber que estilo de liderança deve aplicar nas diferentes situações que encontra.

Assim, o líder mais eficaz é aquele que é versátil. É aquele que sabe adequar o seu estilo de liderança às diferentes situações, à sua equipa e àquilo que a empresa precisa. Tal como qualquer outra qualificação, ser um bom líder também é um processo de aprendizagem.

O mais importante é estar ciente de como tem sido o seu desempenho até agora, perceber o que está a fazer bem e o que deve melhorar.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!