Como encontrar o contabilista ideal para a sua empresa


Encontrar o contabilista ideal para o seu negócio pode ser uma tarefa complexa, mas é fundamental para a sua empresa estar a par e cumprir todas as regras fiscais. Descubra os 5 critérios a que deve dar atenção na altura de escolher, e conheça uma plataforma que o pode ajudar: O Meu Contabilista.


Como encontrar o contabilista ideal para a sua empresa

Comecemos por recordar alguns conceitos base de contabilidade, para ficar claro que negócios são obrigados a recorrer aos serviços de um contabilista.

Contabilidade Simplificada vs Contabilidade Organizada

A contabilidade organizada é um regime tributário de maior detalhe, adequado a atividades de maior complexidade (e quando as despesas com a atividade são superiores a 25% dos rendimentos). É obrigatória para todo o sujeito passivo que seja uma sociedade por quotas, uma sociedade anónima ou uma sociedade unipessoal.

Um sujeito passivo com contabilidade organizada é obrigado a recorrer aos serviços de um Contabilista Certificado (profissionais anteriormente designados por TOC - Técnicos Oficiais de Contas).

Por sua vez, o regime de contabilidade simplificada é uma opção válida para sujeitos passivos que sejam profissionais liberais e empresários em nome individual (ENI) que, no exercício da sua função, tenham um montante anual ilíquido de rendimentos inferior a 200 mil euros.

Contudo, estes profissionais liberais ou ENIs podem optar pela contabilidade organizada se assim o preferirem (mesmo que os seus rendimentos não excedam os 200 mil euros por ano). Mesmo quando se encontrem em regime simplificado, um freelancer ou ENI pode e deve consultar um contabilista certificado com alguma regularidade, principalmente quando se depara com alguma questão fiscal que não domine (retenção na fonte, por exemplo).

5 Critérios a considerar para Escolher o Melhor Contabilista

A consulta de um contabilista especializado é assim fundamental para uma boa saúde e legalidade das suas finanças, quer tenha uma contabilidade organizada, quer siga um regime simplificado.

Mas como encontrar o contabilista ideal para o meu negócio? Esta é uma questão chave e cuja resposta difere para cada empresa, freelancer ou ENI. De entre tantos profissionais, empresas e serviços de contabilidade, qual é o mais adequado para mim? Para o ajudar a chegar à resposta certa, partilhamos 5 critérios que deve considerar no seu processo de escolha:

1. Especialização

Tal como a sua atividade se enquadra numa área profissional em específico, também cada empresa de contabilidade ou cada contabilista é especializado em uma ou mais áreas de negócio, conforme o seu público-alvo.

A área de especialização é assim o primeiro critério que deve ter em mente na hora de escolher o melhor contabilista para o seu negócio. Um profissional com conhecimento e experiência no seu setor de atividade será capaz de o ajudar de uma forma mais completa com as suas dúvidas e questões, e de uma forma mais imediata com as necessidades da sua contabilidade diária.

Este critério da especialização reveste-se de maior importância quanto mais regulamentada for a sua área de atividade.

2. Proximidade geográfica

O segundo critério que deve ter em conta é a proximidade geográfica. A evolução das novas tecnologias molda cada vez mais o nosso quotidiano, e permite uma interação cada vez mais eficiente à distância, de que é exemplo o crescimento do teletrabalho nestes tempos de pandemia.

Mas a verdade é que nada substitui o contacto humano, cara a cara. O lado relacional continua a ser importantíssimo em contexto de trabalho, e por isso é relevante poder encontrar-se fisicamente com o seu contabilista sempre que necessário, não tendo que realizar grandes deslocações para o efeito. A proximidade geográfica é ainda mais importante quando precisa de recorrer ao seu contabilista em situações de urgência ou numa emergência de negócio.

3. Dimensão dos clientes

É bastante comum um contabilista ou uma empresa de contabilidade trabalharem com um mesmo público. Não apenas ao nível de área de atuação dos seus clientes, como vimos no primeiro critério, como também ao nível da estrutura e organização dos seus clientes.

Isto é, tal como um contabilista/empresa de contabilidade se pode especializar, por exemplo, na área de construção civil, também é normal que se especializem, por exemplo, a trabalhar maioritariamente com grandes empresas, ou só com micro empresas e PME, ou principalmente com freelancers e startups.

Este critério da dimensão dos clientes de determinado contabilista ou empresa de contabilidade é também ele importante, pois um profissional que trabalhe maioritariamente com clientes da mesma dimensão do seu negócio, terá, tendencialmente, maior conhecimento sobre os desafios que você atravessa, dos problemas que o seu negócio poderá vir a enfrentar, bem como um maior contexto das chamadas “dores de crescimento” de estruturas semelhantes à sua.

4. Softwares e tecnologias utilizadas

O quarto critério que deve considerar está relacionado com as plataformas e tecnologias que um contabilista ou uma empresa de contabilidade utilizam.

Cada vez mais as empresas trabalham de forma desmaterializada, isto é, recorrendo a ferramentas online e a serviços na cloud. São várias as vantagens destas novas tecnologias, a começar pela possibilidade de acesso às mesmas por vários elementos de uma ou mais equipas, e pela facilidade de partilha de dados e informação interna e externamente com parceiros e fornecedores.

O InvoiceXpress é um exemplo de sucesso deste tipo de plataformas, permitindo a criação de vários utilizadores, de forma a que toda a sua equipa de gestão, e até o seu contabilista tenham acesso ao seu software de faturação.

Certifique-se assim que os contabilistas/empresas de contabilidade que está a considerar estão familiarizados com as plataformas que utiliza para o seu negócio, para que consiga estabelecer uma prestação de serviço o mais eficiente possível.

5. Serviços oferecidos

Entre as principais funções de um contabilista estão o registo cronológico das suas transações, o estabelecimento das contas anuais da sua empresa, a realização de declarações fiscais, ou a revisão de contas, entre outras.

Contudo, é perfeitamente comum alguns contabilistas/empresas de contabilidade disponibilizarem mais este ou aquele serviço extra, como a gestão de salários ou assistência ao desenvolvimento do seu negócio, por exemplo, em comparação com outros.

Se estiver indeciso entre mais do que um contabilista/empresa de contabilidade que cumpra os 4 critérios mencionados em cima, explorar os serviços adicionais que cada um disponibiliza pode ser o quinto fator de decisão. O leque de serviços oferecidos pode ser a diferença entre um simples prestador de serviços e um parceiro fiscal e financeiro essencial para o crescimento do seu negócio.

OMeuContabilista.pt - Encontre o seu Contabilista Certificado

A evolução das tecnologias de comunicação tem revolucionado o mercado de recrutamento, e tornado também a procura por determinado profissional, empresa ou serviço muito mais rápida e imediata.

O networking e a componente relacional continuam a revelar-se bastante importantes para um profissional, principalmente se trabalhar como freelancer, e, por vezes, nada substitui uma boa recomendação de alguém em quem confiamos, pessoal ou profissionalmente.

Porém, nos dias de hoje, sites e serviços especializados de recrutamento, como o caso da KWAN na área da tecnologia, ou mesmo redes sociais mais profissionalizadas, como por exemplo o LinkedIn, tornam a vida de quem procura determinado profissional muito mais fácil e eficiente, para além de alargarem significativamente a base de pesquisa.

É neste contexto que hoje damos a conhecer a plataforma O Meu Contabilista, um portal online que tem como objetivo ajudar empresas, freelancers e ENI a encontrar o melhor contabilista certificado para o seu negócio - desde o momento da pesquisa pelo profissional mais adequado, à realização do contacto inicial, até ao agendamento dos seus serviços, O Meu Contabilista pode ser uma ajuda preciosa para qualquer negócio, de qualquer setor de atividade, encontrar o apoio contabilístico de que precisa.

Mas não é tudo! Sabemos que o InvoiceXpress é a escolha número um de muitos contabilistas, que utilizam o nosso software de faturação certificado para emitir faturas e gerir a faturação dos seus clientes de uma forma simples, rápida e eficaz. Para estes profissionais e empresas, a plataforma O Meu Contabilista pode ser também uma estratégia adicional para referenciarem o seu serviço no primeiro site especializado de contabilidade em Portugal, e otimizarem assim a sua visibilidade, e, consequentemente, o seu volume de contactos e de negócios.

O Lado Simples da Faturação & O Meu Contabilista

Com o objetivo de apoiar todos os contabilistas certificados e empresas de contabilidade nossas clientes, realizámos uma parceria com a plataforma O Meu Contabilista, e os utilizadores do InvoiceXpress terão direito a um desconto de 100€ na subscrição anual dos serviços deste site especializado em contabilidade.

Se ainda não conhece o Lado Simples da Faturação, do que está à espera? Experimente o InvoiceXpress gratuitamente durante 30 dias, e perceba porque mais de 9000 empresas utilizam o nosso programa para simplificar o seu processo de faturação.

Nota: Este artigo foi redigido com base num conteúdo do site do O Meu Constabilista


Miguel Coelho

Com formação em Comunicação, o Miguel deixou-se seduzir pelo Digital. Bem-disposto por natureza, livros, séries e desporto são dos seus passatempos favoritos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação