Automatize o envio do SAF-T para o seu contabilista


Lançámos uma nova funcionalidade que tem como objectivo facilitar a comunicação entre a sua empresa e o seu contabilista. Agora pode automatizar o envio do ficheiro SAF-T PT para a contabilidade ou outros colaboradores seus, e ganhar ainda mais tempo para a gestão do seu negócio.

Automatize o envio do SAF-T para o seu contabilista

Acontece-lhe deixar a comunicação do ficheiro SAF-T para os últimos dias, se não mesmo para o próprio dia 20?
A consequência disto é que o programa fica naturalmente mais lento pois tem centenas de pedidos de processamento de ficheiros para fazer. Isto gera atrasos e nervosismos, uma vez que o ficheiro depois de exportado ainda tem de ser submetido no Portal das Finanças. Mais atraso se gera, se os contabilistas não executam este processo, e é o utilizador do InvoiceXpress que, ao processo de exportação da aplicação, ainda tem de acrescentar um passo pelo meio que é o envio do ficheiro para o seu contabilista e confirmar a sua entrega.

A possibilidade de agendar um dia para o envio automático do SAF-T para o seu contabilista tira-lhe este peso de cima e evita eventuais esquecimentos. Ou seja, ao automatizar a exportação e envio do SAF-T, todos os meses, no dia que definir, o ficheiro SAF-T relativo ao mês anterior é gerado e enviado para os emails que pré-definir, quer sejam utilizadores da sua conta no InvoiceXpress ou não. Se o seu contabilista já tem acesso à sua conta, não deixe de beneficiar desta funcionalidade. Desta forma, empresário e contabilista deixam de ter mais uma preocupação. E quando o ficheiro chegar à sua caixa de email, que actua como um lembrete, é só fazer o upload no e-fatura.

Esta funcionalidade está disponível para os planos Médio e Grande, só para contas activas (relembramos que as contas em período trial não têm a comunicação da facturação disponível para evitar o processamento de documentos de teste).

Para aceder a este menu, faça Login > Configurações e na tabela das Funcionalidades escolha Agendamento do SAF-T.

Configure o agendamento do SAF-T

Este menu tem três áreas: 1) Contabilista, 2) Utilizadores e 3) Dia do envio.

Na área do Contabilista podem ser introduzidos os dados da pessoa em causa, mesmo que não seja utilizador com acesso à sua conta. Se não tiver contabilista, ou se não quiser incluí-lo no envio, é só marcar a opção “Não tenho contabilista”. Para configurar o envio, tem quatro campos para preencher, em que apenas o “E-mail” é obrigatório.

Preencha os dados do seu contabilista

Na área dos Utilizadores vão aparecer listados, por defeito, todos os utilizadores da sua conta. Pode seleccionar os que quiser, ou nenhum. Os utilizadores seleccionados receberão o ficheiro SAF-T no seu email, no dia predefinido. Para que o envio seja activado, é necessário que seja seleccionado pelo menos um email, quer de um utilizador ou do contabilista. Se quiser, pode até seleccionar todos os utilizadores da sua conta.

A terceira secção a preencher é a definição do dia do envio. Isto significa escolher o dia em que quer que o envio do ficheiro seja feito. Por exemplo, se escolher receber, ou enviar, o ficheiro SAF-T a dia 20, todos os dias 20 dos meses seguintes irá ser feito o envio automático para o seu email ou para os contactos que definiu. Só oferecemos a possibilidade de escolher a data entre os dias 1 e 20, uma vez que dia 20 é a data limite para entrega do ficheiro SAF-T à AT.

Configure destinatários e data do envio

Depois de ter activado esta funcionalidade, passará a ver apenas um ecrã com a descrição do que foi configurado, onde pode activar, desactivar e/ou editar as configurações do envio automático.

Editar configurações do agendamento

Quando configurar o agendamento do envio automático do SAF-T, certifique-se de que tem preenchidos todos os campos obrigatórios em Configurações > Dados da empresa, ou não conseguirá gerar o ficheiro. Se não tiver documentos facturação para um determinado mês, o envio também não será feito.

Esperamos que esta nova funcionalidade seja bem recebida na organização do seu negócio e da sua contabilidade e deixamos a sugestão de rever as nossas FAQ’s sobre o SAF-T. Aguardamos o seu feedback e experiência de utilização. Em caso de alguma dúvida, pode sempre contactar a nossa equipa de suporte.

Este artigo teve a colaboração de Joana Salgueiro.


Lúcia Valdevino

Com formação em artes e comunicação, encontrou na escrita uma das suas melhores formas de expressão. Curiosa e empreendedora, agarra qualquer desafio com criatividade. Adora viajar e assistir a espectáculos de teatro e dança.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação