ProKubo: A revolução do remote


Ao entrar no mundo dos negócios, pode ser difícil encontrar profissionais para executar tarefas temporárias e ainda mais difícil é saber quanto pagar ou onde procurar. A ProKubo apresenta-se como a solução para este problema, oferecendo um vasto leque de serviços na área da comunicação, especificamente nas áreas do Design, do Marketing e da Publicidade.

ProKubo - Faz o teu negócio crescer


A ProKubo é uma startup lançada em 2015 por dois engenheiros informáticos e um designer gráfico, Hugo Ortiz, Ricardo Marques e Tiago Coelho, e funciona como um marketplace digital que junta profissionais de Marketing, Design e Comunicação a empresas ou clientes individuais que procuram serviços nestas áreas.
Com apenas 1 ano, conta já com mais de 4700 utilizadores registados, entre empresas e freelancers.

Como nasceu a ideia de criar a ProKubo?

Sabemos que todas as empresas, sobretudo as que estão agora a chegar ao mercado, precisam de criar um logotipo ou uma identidade corporativa, um website e ter uma linguagem que lhes permita apresentar os seus serviços a potenciais clientes. Precisam de designers, programadores, redactores, tradutores - uma variedade de profissionais que muitas não têm estrutura para contratar a tempo inteiro. Logo pensámos: “Se esta necessidade existe e se, por outro lado, há imensos profissionais que prestam estes serviços a precisar de trabalho, não deve ser complicado juntá-los.” Foi então que decidimos criar uma plataforma de acesso gratuito que, por um lado, desse trabalho a profissionais das áreas criativas e, por outro, facilitasse a procura por parte dos clientes.

A equipa da ProKubo Da esquerda para a direita: Tiago Coelho, Ricardo Marques e Hugo Ortiz.

O trabalho remoto é apenas uma moda ou veio para ficar?

Não creio que seja uma moda. Acho que veio mesmo para ficar. É cómodo, seguro e tão simples de usar que qualquer pessoa, mesmo sem grandes conhecimentos informáticos, consegue trabalhar com a plataforma. Suponhamos que vou abrir um restaurante: preciso de um designer para me fazer um menu, um programador para me fazer o website, de um Marketer para me fazer um plano de Marketing… enfim, de diversos serviços pontuais.

Na ProKubo tenho a possibilidade de encontrar tudo com uma simples pesquisa ou recorrendo ao nosso serviço da consulta gratuita. Num par de dias recebo propostas de orçamento, não tenho de me deslocar para acompanhar o progresso dos trabalhos e vou recebendo feedback de tudo através de uma sala de trabalho virtual. Da mesma forma, isto permite ao profissional, sendo de Braga, por exemplo, ter clientes de todo o país sem ter de sair de casa.

Qual o valor que a ProKubo acrescenta à vida de quem trabalha na área?

Se sou designer gráfico e preciso de um rendimento extra, vou ao ProKubo, crio uma conta de profissional, preencho os serviços que presto, faço upload do meu portefólio e a partir daí posso ser contactado para desenvolver projectos. Tudo isto, de forma gratuita! Além disso, com o sistema SafePay que protege tanto os clientes como os profissionais, tenho a garantia do pagamento a tempo e horas!

Posso trabalhar, sem sair de casa, com clientes de todo o país. Aliás, de todo o Mundo. Já tivemos por exemplo um profissional do México a fazer um website a um cliente Espanhol.

É uma plataforma feita a pensar em quem presta ou em quem contrata serviços?

São inegáveis as vantagens que existem quer para clientes, quer para profissionais, começando pelo facto de o registo e a utilização da plataforma serem gratuitas. Por um lado, para os clientes que usam a plataforma ProKubo, essencialmente as pequenas e médias empresas, é altamente vantajoso ter mais de 100 serviços centralizados na mesma página, com milhares de profissionais, freelancers e empresas que prestam serviços de qualidade a preços muito competitivos. Do outro lado, temos os profissionais, que sem custos adicionais podem trabalhar no que mais gostam, a partir de casa, e com garantia de pagamento a tempo e horas.

Dentro da ProKubo

Qual a diferença da ProKubo para as outras plataformas do género?

Ao pesquisarem pelo serviço pretendido, as empresas encontram um elenco de perfis que podem visitar. Ou seja, em primeiro lugar, aqui, e ao contrário do que sucede noutras plataformas, é o cliente quem vai à procura do profissional de que precisa para levar a cabo o seu projeto, podendo escolher o mesmo em função da qualidade dos seus trabalhos, da sua experiência no mercado e das avaliações feitas por clientes anteriores.

Através de um formulário, qualquer entidade contratante pode definir uma expectativa de orçamento, uma data limite para a realização do trabalho, apresentações intermédias para avaliar o progresso do projecto, bem como outros detalhes relevantes. Tal como em qualquer briefing elaborado offline. Cabe depois ao profissional fixar o valor a pagar pelo seu trabalho.

Recentemente, o cliente passou também a contar com a modalidade de consulta gratuita: basta preencher um formulário indicando o que necessita e deixando os dados de contacto. O assistente do projeto recolhe essa informação e contacta alguns profissionais que prestam o serviço procurado e recolhe as suas propostas de orçamento, que depois prepara e entrega ao cliente.

A vantagem em relação à pesquisa é que consegue obter orçamentos num curto espaço de tempo e de uma forma mais completa e organizada, com um breve resumo de cada profissional, das suas capacidades, e o link para o seu portefólio. Noutras plataformas o profissional paga para poder aceder aos contactos dos clientes que colocam ofertas e, como já referi, no ProKubo isso não acontece, dado que é o cliente quem vai ao encontro do profissional.

Quantos freelancers e empresas têm hoje registados?

Temos atualmente mais de 4700 profissionais registados, dos quais cerca de 90% são freelancers.

Quantos projectos foram contratados através da ProKubo?

Desde o início do ano, já foram submetidos cerca de 400 projectos.

Como é que o InvoiceXpress pode facilitar o dia-a-dia da gestão interna da ProKubo e dos freelancers em geral?

O InvoiceXpress tem um papel importante neste tipo de negócios online, já que disponibiliza os serviços de contabilidade e faturação necessários para o funcionamento da nossa empresa. Tanto a vossa página, como os módulos de integração são de fácil utilização, e quando surgem dúvidas, os vossos colaboradores sempre foram altamente prestáveis.

Se a ProKubo nascesse hoje, o que seria diferente?

Se a ideia nascesse hoje, acredito que pouca coisa ou mesmo nada faríamos diferente!


Quer experimentar? Seja empresa ou freelancer pode inscrever-se de forma gratuita na ProKubo e começar hoje mesmo a contratar serviços ou a procurar projectos para trabalhar remotamente.



Bruno Luís

Depois de formado em Marketing e Publicidade entrou no mundo de agências de publicidade onde desempenhou as funções de copywriter e de social media manager. Positivo e de sorriso fácil, ávido Netflixer e de todo o tipo de séries, gamer de longa data e grande adepto de viagens.

blog comments powered by Disqus




Ainda tem dúvidas?

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!