O e-mail marketing é considerado uma poderosa ferramenta de comunicação para as empresas. Através de uma estratégia de e-mail marketing bem definida conseguirá criar e manter uma comunicação de proximidade com a audiência, atrair leads qualificados, convertê-los em novos clientes e fechar mais vendas.
É um canal de contacto direto entre a empresa e o cliente, onde são fornecidas informações relevantes e de valor a pessoas que estão recetivas ao seu conteúdo, o que contribui para aumentar a notoriedade da marca.
Para empresas com orçamento reduzido, apostar numa forte estratégia de e-mail marketing é a melhor prática, pois o e-mail apresenta um bom retorno financeiro. Para além do seu custo reduzido, é fácil de usar, permite liberdade total na criação dos conteúdos, não o deixa dependente de outras entidades, como é o caso das redes sociais e, com recurso a uma boa plataforma de e-mail marketing, conseguirá analisar os resultados e melhorar campanhas futuras.
Se ainda assim não está convencido, veja abaixo por que deve usar e-mail marketing no seu negócio.
Os e-mails são enviados para uma lista de endereços presentes na sua base de dados. Essa lista é constituída por contactos de pessoas que autorizaram receber informação da sua parte. Por isso, não só sabe quantas pessoas irá alcançar, como sabe que, à partida, estas estão recetivas à informação que tem para divulgar.
A facilidade em comunicar eficazmente e para as pessoas certas está na segmentação. Quando estiver a criar a sua base de dados, segmente as leads de acordo com as suas preferências, localização, ticket médio, histórico de compras ou outros detalhes que tenham pertinência para o seu negócio. Quanto mais segmentada for a lista, melhor será a sua comunicação.
Comunicar para leads de acordo com o seu estágio de compra, permite que os conteúdos sejam adequados ao nível de consciência do cliente, impelindo-o a mover-se no funil de vendas da forma mais eficiente possível. Conteúdos diferentes são direcionados para contactos diferentes.
O e-mail marketing é um canal de comunicação pessoal e direto, pois permite a personalização do conteúdo. A individualização aproxima o remetente do destinatário e fá-lo sentir-se único e especial.
Um e-mail em que trate pelo nome, inclua detalhes sobre a sua última interação com a marca ou que inclua descontos para os produtos que costuma consumir habitualmente aumenta a taxa de interação.
O facto de a comunicação ser assertiva, relevante e personalizada torna o e-mail marketing num dos canais de comunicação digitais mais eficazes. Além disso, as campanhas de e-mail marketing requerem baixo investimento e têm uma taxa de conversão alta. Quer isso dizer que há um bom retorno sobre o investimento (ROI).
O e-mail estabelece uma relação de proximidade entre marca e consumidor ou potencial cliente. Ao nutrir os seus contactos com informação relevante e pertinente, aumenta a notoriedade da marca, impede-a de cair no esquecimento e estreita o relacionamento com os clientes. Assim, quando um consumidor necessitar de um produto ou serviço que o seu negócio disponibilize, estará no top-of-mind da sua audiência.
Enviar o e-mail certo, para a pessoa certa, no momento certo. É isso que acontece quando existe uma estratégia de automação bem definida. Ganha em produtividade e conversões.
A automação consiste em programar os emails para serem enviados automaticamente mediante determinadas ações, como abrir a newsletter ou clicar em algum link específico. Ao combinar a automação à personalização do conteúdo e segmentação dos leads, potencia a eficácia da sua estratégia de e-mail marketing.
Para além da automação, pode ainda fazer testes A/B, de modo a identificar qual o conteúdo que funciona melhor no seu negócio.
A grande vantagem do marketing digital é que tudo é mensurável. E o e-mail marketing não é exceção. Com a ferramenta de e-mail marketing certa conseguirá medir as taxas de entrega e de abertura, endereços inválidos, links clicados e até a taxa de conversão.
Este tipo de informação permite-lhe analisar o desempenho das suas campanhas, monitorizar o comportamento do consumidor, identificar falhas e corrigi-las, bem como otimizar a estratégia.
O relacionamento próximo com os clientes, a nutrição e educação de leads e a promoção de conteúdos, faz com que as vendas diretas aumentem, pois os e-mails de marketing têm influência sobre a decisão de compra. As campanhas de e-mail podem apresentar produtos ou serviços, ofertas especiais ou servir de lembrete para quando o cliente abandona o carrinho.
Para aquele potencial cliente que ainda não está pronto para comprar, o trabalho de educação tem como objetivo fornecer informações relevantes que levem o cliente a entender a própria dor, identificar soluções para ela e, no momento certo, converter.
A par de uma boa experiência de compra, um serviço ou produto de qualidade, posicionamento adequado e apoio ao cliente eficiente, a estratégia de comunicação pós-venda é necessária para a retenção dos clientes. Com tanta oferta no mercado, o contacto regular e relevante é essencial para fidelizar os clientes.
As pessoas compram de quem conhecem, gostam e, principalmente, confiam. Para uma marca que está a arrancar agora, há um longo percurso a seguir para criar credibilidade. O e-mail marketing é uma arma poderosa neste campo, já que permite partilhar conteúdo relevante e informativo. Ao demonstrar os seus conhecimentos, gera confiança, cria reputação e torna-se uma referência da área.
Nesse sentido, o e-mail marketing surge como um facilitador, porque, quanto mais as pessoas aprendem sobre a sua empresa e sobre o valor dos seus serviços ou produtos, mais segurança sentem em comprar.
Em suma, o e-mail marketing é um dos métodos digitais mais económicos e ricos em conversões. A criação de uma estratégia de e-mail marketing consistente ajudá-lo-á a alcançar e conectar-se com seu público-alvo de forma personalizada, o que se traduzirá em vendas.
Além destas dicas, procure também ferramentas de qualidade que o ajudem a construir uma marca credível e impactante. Muitos processos podem ser simplificados e agilizados, tal como a automatização da sua emissão de faturas através dos plugins do software de faturação InvoiceXpress.
O programa de faturação certificado InvoiceXpress foi pensado para proporcionar uma utilização fácil e sem complicações. Só tem de introduzir os dados do cliente, os itens a faturar e as condições de pagamento. Inclua o seu logótipo nos documentos e personalize as mensagens de e-mail que acompanham o envio dos mesmos.
< Artigo anterior
5 sites onde pode começar já hoje a trabalhar como freelancerPróximo artigo >
SEO para pequenas empresasSomos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.
Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.
Ponha-nos à prova!© 2010-2023 RUPEAL | Crafted by SWAT in Lisbon.