Porque deve usar email marketing no seu negócio


O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que visa angariar leads, fidelizar clientes e divulgar a sua marca ou expertise. Tem um carácter mais formal e, por conseguinte, é mais confiável do que outros métodos digitais. Dado o seu valor, neste artigo, explicamos de modo simples e claro por que deve usar email marketing no seu negócio.

O e-mail marketing é considerado uma poderosa ferramenta de comunicação para as empresas. Através de uma estratégia de e-mail marketing bem definida conseguirá criar e manter uma comunicação de proximidade com a audiência, atrair leads qualificados, convertê-los em novos clientes e fechar mais vendas.

É um canal de contacto direto entre a empresa e o cliente, onde são fornecidas informações relevantes e de valor a pessoas que estão recetivas ao seu conteúdo, o que contribui para aumentar a notoriedade da marca.

Para empresas com orçamento reduzido, apostar numa forte estratégia de e-mail marketing é a melhor prática, pois o e-mail apresenta um bom retorno financeiro. Para além do seu custo reduzido, é fácil de usar, permite liberdade total na criação dos conteúdos, não o deixa dependente de outras entidades, como é o caso das redes sociais e, com recurso a uma boa plataforma de e-mail marketing, conseguirá analisar os resultados e melhorar campanhas futuras.

Se ainda assim não está convencido, veja abaixo por que deve usar e-mail marketing no seu negócio.

10 Razões porque deve fazer email marketing

1. Alcance orgânico previsível e eficaz

Os e-mails são enviados para uma lista de endereços presentes na sua base de dados. Essa lista é constituída por contactos de pessoas que autorizaram receber informação da sua parte. Por isso, não só sabe quantas pessoas irá alcançar, como sabe que, à partida, estas estão recetivas à informação que tem para divulgar.

2. Segmentação das campanhas

A facilidade em comunicar eficazmente e para as pessoas certas está na segmentação. Quando estiver a criar a sua base de dados, segmente as leads de acordo com as suas preferências, localização, ticket médio, histórico de compras ou outros detalhes que tenham pertinência para o seu negócio. Quanto mais segmentada for a lista, melhor será a sua comunicação.

Comunicar para leads de acordo com o seu estágio de compra, permite que os conteúdos sejam adequados ao nível de consciência do cliente, impelindo-o a mover-se no funil de vendas da forma mais eficiente possível. Conteúdos diferentes são direcionados para contactos diferentes. 

3. Comunicação personalizada

O e-mail marketing é um canal de comunicação pessoal e direto, pois permite a personalização do conteúdo. A individualização aproxima o remetente do destinatário e fá-lo sentir-se único e especial.

Um e-mail em que trate pelo nome, inclua detalhes sobre a sua última interação com a marca ou que inclua descontos para os produtos que costuma consumir habitualmente aumenta a taxa de interação.

4. Alto retorno sobre o investimento

O facto de a comunicação ser assertiva, relevante e personalizada torna o e-mail marketing num dos canais de comunicação digitais mais eficazes. Além disso, as campanhas de e-mail marketing requerem baixo investimento e têm uma taxa de conversão alta. Quer isso dizer que há um bom retorno sobre o investimento (ROI).

5. Melhora o relacionamento com os clientes

O e-mail estabelece uma relação de proximidade entre marca e consumidor ou potencial cliente. Ao nutrir os seus contactos com informação relevante e pertinente, aumenta a notoriedade da marca, impede-a de cair no esquecimento e estreita o relacionamento com os clientes. Assim, quando um consumidor necessitar de um produto ou serviço que o seu negócio disponibilize, estará no top-of-mind da sua audiência.

6. Permite criar uma estratégia de automação

Enviar o e-mail certo, para a pessoa certa, no momento certo. É isso que acontece quando existe uma estratégia de automação bem definida. Ganha em produtividade e conversões.

A automação consiste em programar os emails para serem enviados automaticamente mediante determinadas ações, como abrir a newsletter ou clicar em algum link específico. Ao combinar a automação à personalização do conteúdo e segmentação dos leads, potencia a eficácia da sua estratégia de e-mail marketing. 

Para além da automação, pode ainda fazer testes A/B, de modo a identificar qual o conteúdo que funciona melhor no seu negócio.

7. Resultado mensurável

A grande vantagem do marketing digital é que tudo é mensurável. E o e-mail marketing não é exceção. Com a ferramenta de e-mail marketing certa conseguirá medir as taxas de entrega e de abertura, endereços inválidos, links clicados e até a taxa de conversão.

Este tipo de informação permite-lhe analisar o desempenho das suas campanhas, monitorizar o comportamento do consumidor, identificar falhas e corrigi-las, bem como otimizar a estratégia.

8. Impulsiona as vendas

O relacionamento próximo com os clientes, a nutrição e educação de leads e a promoção de conteúdos, faz com que as vendas diretas aumentem, pois os e-mails de marketing têm influência sobre a decisão de compra. As campanhas de e-mail podem apresentar produtos ou serviços, ofertas especiais ou servir de lembrete para quando o cliente abandona o carrinho.

Para aquele potencial cliente que ainda não está pronto para comprar, o trabalho de educação tem como objetivo fornecer informações relevantes que levem o cliente a entender a própria dor, identificar soluções para ela e, no momento certo, converter.

9. Fideliza os clientes

A par de uma boa experiência de compra, um serviço ou produto de qualidade, posicionamento adequado e apoio ao cliente eficiente, a estratégia de comunicação pós-venda é necessária para a retenção dos clientes. Com tanta oferta no mercado, o contacto regular e relevante é essencial para fidelizar os clientes.

10. Transmite credibilidade

As pessoas compram de quem conhecem, gostam e, principalmente, confiam. Para uma marca que está a arrancar agora, há um longo percurso a seguir para criar credibilidade. O e-mail marketing é uma arma poderosa neste campo, já que permite partilhar conteúdo relevante e informativo. Ao demonstrar os seus conhecimentos, gera confiança, cria reputação e torna-se uma referência da área. 

Nesse sentido, o e-mail marketing surge como um facilitador, porque, quanto mais as pessoas aprendem sobre a sua empresa e sobre o valor dos seus serviços ou produtos, mais segurança sentem em comprar. 



Em suma, o e-mail marketing é um dos métodos digitais mais económicos e ricos em conversões. A criação de uma estratégia de e-mail marketing consistente ajudá-lo-á a alcançar e conectar-se com seu público-alvo de forma personalizada, o que se traduzirá em vendas.

Além destas dicas, procure também ferramentas de qualidade que o ajudem a construir uma marca credível e impactante. Muitos processos podem ser simplificados e agilizados, tal como a automatização da sua emissão de faturas através dos plugins do software de faturação InvoiceXpress

O programa de faturação certificado InvoiceXpress foi pensado para proporcionar uma utilização fácil e sem complicações. Só tem de introduzir os dados do cliente, os itens a faturar e as condições de pagamento. Inclua o seu logótipo nos documentos e personalize as mensagens de e-mail que acompanham o envio dos mesmos.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!