5 dicas de tesouraria para empreendedores


Gerir as necessidades da tesouraria de uma empresa é uma tarefa de grande responsabilidade que deve ser efectuada com cuidado.

Uma área vital que não pode ser descurada é a gestão da tesouraria. Esta pode ser a chave para o seu sucesso. Siga as seguintes dicas:

Mapa de tesouraria : Elabore um mapa de tesouraria, de preferência a seis meses e com actualizações trimestrais. O objectivo é ter um documento, actualizado com frequência, que permita ter uma visão global e saber se existe capital suficiente para obrigações da empresa.

Antecipe os problemas : O mapa de tesouraria permite antecipar dificuldades, como futuras rupturas de tesouraria. Deste modo, poderá preparar uma abordagem a financiadores/investidores ou reestruturar a sua empresa.

Contorne os problemas de liquidez : Opte por diminuir o nível de ‘stocks’ (aumentando assim a liquidez), diminuir o crédito a clientes (limitando os prazos e condições de pagamento) e aumentar o crédito a fornecedores (gerindo o prazo de pagamento para períodos mais longos).

Obtenha financiamento à tesouraria : Os bancos funcionam como mediadores de liquidez e ajudar a curto prazo as necessidades de tesouraria. Este financiamento tem como objectivo ajudar a suportar os atrasos nos pagamentos. O reembolso deste tipo de crédito ocorre normalmente quando recebe dos clientes.

Conheça os diferentes tipos de apoio à tesouraria : As instituições financeiras disponibilizam vários produtos de financiamento à tesouraria das empresas, entre eles:

  • Desconto comercial - antecipar recebimentos das vendas a prazo suportadas em Letras;
  • Financiamento titulado por livrança - título de crédito, no qual a empresa se compromete a pagar o montante da dívida à entidade financiadora;
  • Crédito em conta corrente - também conhecido como “descoberto bancário”, tem um montante máximo e prazo determinado;
  • Factoring - aquisição de créditos a curto prazo;
  • Gestão automática de tesouraria - associação de várias contas, com transferência de fundos entre as contas, em função do excesso ou falta de liquidez.

Pedro dos Santos

O Pedro é uma pessoa que gosta de ajudar os outros, sejam colegas ou desconhecidos. Nos tempos livres é um gamer e cinéfilo, que passa horas a consumir podcasts sobre esses temas.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!