15 dicas para impulsionar as suas vendas no Instagram


Para conseguir impulsionar um negócio no Instagram, é necessário traçar estratégias que conduzam ao sucesso. Criar um perfil no Instagram, publicar umas quantas fotos e simplesmente esperar grandes resultados é uma utopia. O objetivo deste artigo é entregar dicas que o ajudem a alavancar as vendas através desta plataforma social.

Mais do que apenas uma rede social que serve para conectar pessoas, o Instagram é uma excelente plataforma para divulgar produtos e serviços, construir autoridade e aproximar-se do público, contribuindo para ampliar as oportunidades de venda.

De acordo com os dados de Portugal do Relatório sobre o Digital para 2022, o Instagram é a rede social preferida dos portugueses (27,3%), e que, no início de 2022, este plataforma tinha 5.4 milhões de utilizadores em Portugal, o que significa que mais de metade da população nacional está presente no Instagram.

O Instagram é uma ferramenta em constante atualização, que contribui para a jornada de sucesso de cada marca, através das novas funcionalidades desenvolvidas e apresentadas, que aumentam as possibilidades de divulgação dos produtos.

Se o seu objetivo é impulsionar as vendas no Instagram, então, confira as dicas abaixo. 

15 dicas para aumentar vendas no Instagram

1. Conta profissional

Se ainda não mudou a sua conta pessoal para conta profissional, este é o momento certo para o fazer. Com uma conta comercial, terá acesso a um painel de informações onde poderá acompanhar o crescimento da sua conta e o desempenho das suas publicações. Com base nestas estatísticas, poderá desenvolver estratégias mais eficientes.

2. Otimize a biografia

A biografia é como se fosse o separador “Sobre” de qualquer site de uma empresa. Aqui, deverá resumir de forma direta e clara do que se trata o seu negócio, deixando transparecer a sua personalidade. O espaço é limitado a 150 caracteres, por isso, seja criterioso na informação a colocar. Alguns exemplos do que pode inserir na biografia são:

  • Público-alvo: se for um produto especificamente para uma determinada identidade de género e em que faça sentido salientar esse detalhe. 

  • Website e botões de contacto: o cabeçalho do seu perfil tem um espaço dedicado para colocar o link do seu website e informações de contacto, que podem incluir o e-mail, o número de telefone e do WhatsApp. 

  • Linktree: em alternativa ao link do seu website, poderá utilizar o Linktree para exibir vários URL, em simultâneo, de páginas de produto específicas ou outros conteúdos que queira destacar. 

  • Emojis: para além de servirem como bullet-points, deixando a informação bem estruturada, permitem economizar espaço, caso sejam representativos de um serviço da empresa. Por exemplo, o emoji de um pacote é, geralmente, usado para informar que fazem envios por correio ou transportadora.

  • Localização e horário: as pessoas gostam de ter facilmente acesso à informação, por isso, disponibilizar a localização do espaço e o horário de funcionamento na biografia, poderá fazer sentido para os negócios com loja física. 

  • Formas de pagamento disponíveis: se for uma informação relevante, poderá colocar quais os métodos de pagamento de que dispõe.

  • Frase: uma mensagem direta e inspiradora pode ser a única coisa que necessita na sua biografia. Não precisa utilizar todo o espaço disponível, só porque toda a gente o faz. Além disso, pode ser uma apresentação revolucionária e chamativa, pois os nossos cérebros gostam de novidades.

  • Palavras-chave: pode utilizar palavras-chave relevantes para salientar a área de negócio. No caso de uma marca pessoal, poderá colocar a sua especialidade à frente do nome. 

  • USP: se a sua Unique Selling Proposition é, de facto, impactante, coloque-a na biografia, de modo a apresentar-se como uma referência no setor. 

  • CTA: as frases de apelo à ação (call-to-action ou CTA), como “Reserve já”, “Inscreva-se” ou “Contacte-nos”, são o impulso final para persuadir as pessoas à conversão.

  • Hashtag da marca: colocar uma hashtag no biografia, apenas faz sentido se for exclusiva da marca e permita, ao utilizador, descobrir e navegar por mais conteúdos seus. Ao colocar hashtags genéricas, está a convidar os utilizadores a saírem do seu perfil e explorarem o conteúdo de outras pessoas que abordam os mesmos temas.

O cuidado com a biografia prende-se com a credibilidade e segurança que a mesma transmite ao utilizador acabado de chegar. A pessoa que não conhece a marca precisa sentir-se confortável para avançar com a compra. 

3. Foto de perfil

Se a marca já está consolidada, utilize o logótipo como foto de perfil, pois o mesmo será facilmente reconhecido. No entanto, se ainda está em fase de arranque, tire uma foto de rosto inserido no seu ambiente de trabalho, para que as pessoas se familiarizem com o empreendedor por trás da marca. Criando um vínculo com o vendedor, os leads ficam mais predispostos a comprar. 

4. Conteúdos

É muito importante ter a identidade gráfica bem definida para que o perfil esteja harmonioso. Isto não significa que deve publicar em padrão, mas antes encontrar a linguagem e tom adequados, e definir o estilo de fotos e publicações a apresentar. 

Pense na ótica do seu cliente. O que gostaria de ver ao chegar ao seu perfil? Fotos de inspiração ou clientes a usar os seus produtos? Textos longos ou curtos? Gostaria de chegar a um perfil e ver exclusivamente uma montra de produtos ou seria interessante ter acesso a publicações mais descontraídas e tutoriais?

Quanto mais relevantes forem os seus conteúdos, maior a probabilidade de atrair a atenção das pessoas e de se conectar com elas. Os conteúdos criativos também têm lugar de destaque. Em cada cinco posts, apenas um deve ser de venda direta.

Crie publicações que eduquem ou ensinem o cliente sobre como usar o seu produto. Construa textos claros, objetivos e curtos. Como plataforma social visual, as pessoas prestam mais atenção a legendas menos longas e mais diretas ao assunto. Encoraje os seguidores a comentar, guardar, gostar ou partilhar. E lembre-se que a qualidade do conteúdo vai servir para o posicionar como autoridade na área. 

Não deixe o perfil abandonado, porque ninguém compra de quem não aparece. Mesmo que não tenha capacidade para fazer publicações diárias, mantenha uma frequência constante, de modo a que a sua audiência perceba que está ativo.

A sua estratégia de vendas no Instagram precisa, ainda, de incluir imagens únicas e de qualidade. Fotos diferenciais, numa plataforma bastante visual, transmitem profissionalismo. 

5. Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso que permite que as marcas criem, de forma gratuita, uma vitrine virtual na própria rede social, tornando mais fácil, para os clientes, encontrar e comprar os seus produtos.

Para além de ser possível identificar os artigos em fotografias e nos vários tipos de conteúdos disponíveis no Instagram, permite ao utilizador uma experiência imersiva, pois os seguidores conseguem analisar o produto, especificações e preço diretamente na plataforma, podendo concluir a compra no website do negócio.

Dessa forma, reduz o número de etapas necessárias para que o processo de conversão ocorra. Isto porque, com apenas um clique, o utilizador consegue saber o preço e o nome do produto, com dois cliques, descobre os detalhes do artigo e, com três, alcança o local de compra do mesmo.

6. Destaques

Não descure os destaques, pois estes são outro método de maximizar o potencial do perfil. Coloque destaques sobre a marca ou sobre a pessoa por trás do negócio, perguntas frequentes, preçário, testemunhos de clientes, promoções em vigor, trabalhos feitos, entre outros. 

7. Vídeos

No caso dos vídeos, estes têm que captar a atenção dos espectadores nos primeiros segundos, por isso, arranque logo com uma pergunta que aguce a curiosidade ou com um preview do que poderão ver no vídeo.

Muitas pessoas veem os vídeos em locais públicos, pelo que utilizar legendas é uma prática fortemente aconselhada. Assim, poderão continuar a assistir sem necessidade de ativar o som.

Muitos consumidores têm curiosidade em saber como são feitos os produtos que compram, por isso, pode aproveitar essa ideia para fazer um vídeo altamente envolvente. 

8. Reels

Os Reels são muito direcionados para o entretenimento e bons para criar engagement e atrair mais clientes, tudo isso de forma orgânica.

Explore as tendências e inspire-se para criar vídeos divertidos e interativos sobre os seus produtos, serviços, processos de criação e principais dúvidas. 

9. Stories

Os Stories têm um propósito mais divertido e autêntico, que aproxima os seguidores da marca. Mostrar os bastidores do negócio, dar a conhecer um pouco da sua rotina diária ou das suas preferências num determinado assunto, faz com que o utilizador sinta que o conhece num nível que vai mais além do cariz profissional. A ligação afetiva é um facilitador de excelência para efetivar a compra.

Nos Stories pode criar questionários e sondagens, táticas que não só o ajudarão a entender melhor o comportamento do seu público, como demonstra que a empresa está interessada em ouvi-lo. Crie o sentimento de urgência, ao oferecer uma promoção limitada no tempo (que pode ter a duração de um storie, ou seja, 24 horas).

Partilhar os Stories de consumidores que tenham identificado a sua marca, faz os clientes sentirem-se acolhidos e contribui para que outros utilizadores conheçam experiências reais.

Além disso, para vender objetivamente nos Stories, basta ativar o Instagram Shopping, que lhe permite marcar os seus produtos, encaminhando diretamente para o produto na loja.

10. Lives

Diz-se que as plataformas sociais favorecem quem faz transmissões ao vivo. Mesmo que assim não o seja, de cada vez que entra em direto, os seus seguidores são notificados, aumentando a probabilidade de visualizarem os seus conteúdos.

Caso se sinta inseguro em avançar sozinho, pode convidar uma ou mais pessoas para uma conversa descontraída sobre assuntos relacionados com a sua área de negócio. 

11. Hashtags

As hashtags são um tema controverso. No entanto, continuam a ser funcionais e podem ser grandes aliadas na divulgação de conteúdos. As hashtags servem para organizar os conteúdos do Instagram por palavras-chave, facilitando as pesquisas dos utilizadores.

Ao utilizar hashtags de nicho na legenda e nos comentários, aumenta a probabilidade de ser encontrado pelas pessoas certas, aquelas que estão ativamente em busca do seu produto ou serviço.

É possível colocar até 30 hashtags na legenda, mas o ideal é usar poucos e certeiros. Quanto mais específicos, menos concorrência terá. As hashtags genéricas têm um volume tão grande de publicações associadas, que é muito provável que a sua fique perdida no meio das outras. 

12. Anúncios

O Instagram Ads permite que sejam criados anúncios nos formatos de foto, vídeo, carrossel e coleção (cada anúncio de coleção inclui uma imagem ou vídeo principal com 3 imagens secundárias mais pequenas, num layout tipo grelha).

Existem duas formas de criar anúncios:

  • Promover uma publicação já existente;

  • Utilizando o Business Suite. Esta é a forma mais completa de criar anúncios e analisar estatísticas. Através desta plataforma, consegue gerir de modo mais minucioso como será apresentado o anúncio (formato), onde (stories, feed, etc.) e qual o público-alvo a atingir. 

As campanhas de anúncios podem ser paradas ou alteradas a qualquer momento. Se um anúncio estiver a ter uma alta taxa de conversão, então estenda a data ou aumente o orçamento. 

13. Parcerias com influencers

Criar parcerias com influencers é uma forma de aumentar a visibilidade, credibilidade e notoriedade do negócio, enquanto gera afinidade e empatia. A isto se chama Marketing de Influência.

Ao criar uma ponte entre a sua marca e o público influenciado pelos criadores de conteúdos, chega a novos clientes, retém os já existentes e impulsiona as vendas. As pessoas compram mais facilmente de uma marca que é sugerida por alguém que veem como uma referência nas redes sociais, como é o caso dos influenciadores, do que através da comunicação de marketing digital das próprias marcas. 

14. Incentive os clientes a deixarem avaliações

Depois de efetivar uma venda, peça feedback aos seus clientes. Pergunte se gostaram do serviço, se têm alguma dúvida ou dificuldade e incentive-os a deixarem uma review.

Além de mostrar ao cliente que se importa com ele, fidelizando-o, acaba por ganhar um depoimento que, sendo positivo, é uma maneira excelente de transmitir confiança e credibilidade a outros potenciais clientes, assegurando-os de que é a marca certa para avançar com a compra.

15. Interaja com a audiência

Apesar de ser a última dica deste artigo, é uma das mais importantes e o comportamento que, tendencialmente, fica esquecido. A preocupação em ter um feed organizado e novidades todos os dias leva a que nos esqueçamos do objetivo das redes sociais, que é interagir com outras pessoas.

Nem só de produtos vive o Instagram. Interagir é uma das práticas mais importantes para angariar e fidelizar clientes. Além de mostrar que é sociável e está disponível para conversar, transmite confiança e estreita a relação público-marca.

Não deixe comentários, nem mensagens sem resposta. Tire um bocado do seu dia para visitar os perfis dos seus seguidores e clientes e comentar ou “gostar” das publicações dos mesmos. Não só demonstra interesse pelo que eles fazem, como atrai visibilidade para o seu perfil, ao aparecer para os seguidores dos seus clientes.

Após impulsionar as vendas no Instagram e aumentar o seu volume de income, nada melhor do que utilizar um software de faturação intuitivo e simples de usar, como é o caso do InvoiceXpress. Especialmente, este ano, em que a faturação eletrónica chegou como uma obrigação legal.

Com o programa de faturação InvoiceXpress, a relação com o cliente torna-se mais ágil e rápida. A troca de informações é realizada de forma célere, acelerando o pagamento das faturas. Os custos de processamento e envio são reduzidos, os erros processuais minimizados e há uma maior fiabilidade e transparência nos processos de faturação.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!