5 Dicas para Melhorar a sua Cultura Empresarial em Teletrabalho


O que é a Cultura de uma Empresa? Todas as empresas têm uma cultura? A Cultura Empresarial é um tema cada vez mais analisado. Mas será que a cultura de um negócio se mantém igual com o teletrabalho? Descubra 5 Dicas para melhorar a sua cultura empresarial nestes tempos de trabalho remoto.


5 Dicas para Melhorar a sua Cultura Empresarial em Teletrabalho

O que é a Cultura Empresarial?

Comecemos por perceber o que é a Cultura Empresarial. É um tema em voga no universo organizacional, ao qual as empresas dão cada vez maior atenção, pois já perceberam que com colaboradores motivados conseguem ter maiores índices de produtividade e assim gerar melhores resultados.

As empresas começam a interiorizar que para atrair o melhor talento, para captar pessoas criativas, motivadas e que produzem resultados acima da média, precisam de oferecer mais do que a componente financeira. E esta tendência é ainda mais acentuada com as novas gerações, que procuram também um propósito na sua profissão e garantir que têm uma qualidade de vida que vai muito além do seu trabalho.

A cultura de uma empresa está assim relacionada com os seus valores? Com os benefícios que oferece aos seus trabalhadores, com o lugar que ocupa em determinado ranking, ou com a sua missão? Não. Claro que são aspectos que podem impactar uma cultura empresarial, tal como a própria área de atuação da organização, ou o seu estágio de crescimento, mas não são a cultura da empresa em si. Para conhecermos uma cultura precisamos de apreender como as pessoas se comportam dentro dela.

Para Rui Pedro Alves, especialista em Liderança e Gestão de Empresas e fundador do InvoiceXpress, a cultura de uma empresa é, na sua essência, a forma como as pessoas se relacionam entre si.

A forma como a sua chefia fala consigo. A forma como a sua chefia lhe dá uma reprimenda ou elogia o seu trabalho. A forma como os seus colegas se comportam consigo. Se geram desconfiança ou se trabalham em equipa e se suportam uns aos outros. A forma como trata os seus subordinados, se os trata com respeito e profissionalismo ou se os trata como se lhe devessem algo e fossem inferiores a si.

A forma como nos tratamos uns aos outros dentro da empresa é o que define a cultura dessa própria organização.

Teletrabalho obrigatório até final de 2021

Todas as empresas têm assim, sem exceção, uma cultura empresarial. Há culturas de excelência, cooperação e felicidade. E há culturas de desconfiança, competição e desmotivação.

E o que acontece quando a realidade de trabalho de uma empresa muda radicalmente, como aconteceu com muitas organizações que tiveram de explorar o teletrabalho pela primeira vez devido à atual pandemia?

Se a cultura de uma empresa é a forma como nos comportamos uns com os outros, a mudança, forçada ou intencional, na forma de interação entre colaboradores pode colocar em risco a sua cultura.

É neste contexto que é importante referir que o Executivo português decidiu recentemente prolongar a obrigatoriedade do teletrabalho até ao final do ano de 2021, bem como o desfasamento de horários no trabalho presencial, de forma a que findo o estado de emergência, estas medidas se mantenham em vigor nos concelhos com maior risco de transmissão da Covid-19.

É assim fundamental acompanhar as transformações laborais, neste caso o teletrabalho, de forma a potenciar a comunicação e o trabalho dos seus colaboradores, mesmo que em ambiente remoto, com o objetivo de manter e fortalecer a sua cultura empresarial. Damos-lhe, de seguida, algumas sugestões de como o conseguir.

5 Dicas para fortalecer a cultura da sua empresa em trabalho remoto

1 - Agilize processos

Esta primeira dica pode parecer uma sugestão muito prática e burocrática, mas a verdade é que são as empresas mais ágeis que mais rapidamente se adaptam a situações de mudança, e que mostram maior resiliência perante o desconhecido/inesperado.

As instituições mais flexíveis são também aquelas que mais rapidamente encontram resposta para os novos desafios, o que se traduz, naturalmente, na captação de um maior número de oportunidades para o seu negócio. E recursos humanos motivados, com desafios a superar, criam comportamentos positivos e conseguem alcançar um maior índice de produtividade.

Se ainda não dedicou tempo a este tema, comece por agilizar os seus processos internos. E pode começar pelos mais simples, como a realização de pedidos à sua equipa de Recursos Humanos, ou a submissão de dúvidas à sua equipa Financeira, ou mesmo a sugestão de temas à sua equipa de Marketing. Torne os seus processos digitais, mais ágeis, de modo a que qualquer colaborador lhes possa dar seguimento em qualquer altura e em qualquer lugar, e iniciar a interação desejada de uma forma simples e fácil.

Se os pequenos processos do dia a dia fluírem de forma eficiente, toda a restante interação entre os seus colaboradores será também ela muito mais natural, o que fortalecerá a sua cultura.

2 - Cultive confiança e transparência

Não será certamente a primeira vez que lê esta sugestão. Não pode esperar que os seus colaboradores confiem em si ou na sua empresa se a sua equipa de gestão não lhes der razões que justifiquem essa mesma confiança.

Esta dica é tão válida para o antigo quotidiano de escritório como para o novo modelo de trabalho remoto, ou para futuros modelos híbridos. A grande diferença é que tem de reinventar a forma como envolve a sua equipa em redor dos seus objetivos, e como lhes confia os novos desafios com total transparência.

O atual momento de teletrabalho é também, para muitos negócios, um momento de maior incerteza no futuro. Mas essa preocupação não afeta somente a liderança da empresa. Gera também preocupação em todos os setores.

Utilize as suas ferramentas digitais para ser claro na partilha da evolução do seu negócio com a sua equipa, de forma a manter o sentido de pertença, e cimentar a união entre todos os seus recursos humanos. No Grupo RUPEAL (do qual fazem parte a KWAN e o software de faturação InvoiceXpress) realizamos trimestralmente, por exemplo, um momento de interação entre a direção e todos os colaboradores, com o objetivo de analisar os números e os resultados, e esmiuçar qualquer dúvida ou questão.

3 - Consolide a sua comunicação interna

Esta terceira dica vem no seguimento da sugestão anterior. Na falta de interação presencial, é importante repensar os seus canais de comunicação e de interação digital.

Tal como presencialmente, em teletrabalho também deve encorajar um ambiente de comunicação aberta, de entreajuda e de feedback. Não só de comunicação formal, mas também de comunicação informal. O importante é que repense, e crie, se necessário, os canais digitais adequados à sua equipa.

Partilhamos o nosso próprio exemplo: a nível formal, a equipa do InvoiceXpress realiza mensalmente um encontro virtual geral, no qual todos os departamentos partilham o que alcançaram durante esse mês, mas também os desafios sentidos, e os objetivos do mês seguinte. Desta forma, toda a equipa está a par de todas as iniciativas de trabalho, e todos podem contribuir e ajudar.

E a nível informal a equipa dispõe também de vários outros canais, por exemplo no Slack - uma das plataformas que utilizamos, nos quais qualquer elemento pode interagir, colocar perguntas, partilhar novidades, ou simplesmente dizer “bom dia”, alimentando assim a cultura da equipa, ou seja, a forma como nos comportamos uns com os outros.

É fundamental ter em consideração não só a dimensão laboral como também a humana. Em contexto de trabalho remoto podem surgir, por exemplo, dificuldades de separação do tempo pessoal do tempo profissional, ou algum novo tipo de fadiga psicológica. É por isso que é importante consolidar os seus canais de comunicação interna, não apenas aqueles que vão alimentar o trabalho diário da sua equipa, como os mais informais, aqueles que devem servir para ajudar a substituir a interação presencial anterior.

4 - Tenha atenção aos Excessos

Uma dica que complementa a anterior. Se nestes tempos de teletrabalho é angular que reforce a comunicação entre os vários elementos que compõem a sua equipa, é de igual relevância que esteja atento a eventuais excessos.

É bastante comum, principalmente em contextos organizacionais que estão a experienciar pela primeira vez a realidade do trabalho remoto, existir um excesso de reuniões ou de comunicados originado pela vontade de manter a equipa informada, e pelo receio de não falhar a partilha de nenhuma informação relevante.

Mantenha a sua equipa a par do que está a acontecer com o seu negócio, marque as reuniões de trabalho necessárias para a evolução das tarefas de todos rumo aos objetivos definidos, mas tenha também o cuidado de garantir que os seus colaboradores têm o espaço e o tempo necessário para executar o seu trabalho.

Se a sua empresa tiver uma cultura de cooperação, muitas das reuniões de trabalho acontecerão de forma espontânea, fruto da vontade da sua equipa em trabalhar para os objetivos definidos. Tenha o cuidado de dar o espaço necessário para tal acontecer.

5 - Promova momentos de convívio

Por último, uma dica mais recreativa. Por muitas valias que o trabalho remoto possa acarretar para muitas empresas, no plano humano nunca conseguirá igualar os benefícios dos momentos de confraternização presencial entre os elementos da sua equipa.

Mas isso não quer dizer que não tente encontrar alternativas! Se as dicas anteriores se focam mais em ajudar a sua empresa a fortalecer a sua cultura em termos de interação e trabalho, é também importante que olhe para o lado mais social e comunitário da sua cultura. Nestes tempos de teletrabalho, e de restrições sociais devido à pandemia, provavelmente foram já vários os momentos de convívio que a sua empresa costumava promover que não puderam acontecer (tal como a festa de Natal ou aniversário da sua empresa).

Continue a celebrar esses e outros momentos importantes do seu negócio com a sua equipa, ainda que virtualmente. No InvoiceXpress, a festa de Natal de 2020, por exemplo, foi celebrada de uma outra forma, e com um outro sentido, e não deixou de ser um momento único para toda a equipa! Outro exemplo, quando recebemos um novo elemento, a equipa junta-se toda para lhe dar as boas-vindas e para o conhecer virtualmente, de forma a facilitar a integração com todos.

Não deixe assim de assinalar os acontecimentos e momentos chaves da sua empresa, com a sua equipa, ainda que de outra forma do que estava habituado. Dê continuidade aos seus eventos, e alimente a cultura da sua empresa.

O outro lado do InvoiceXpress

Como o primeiro SaaS no mercado da faturação em Portugal, o InvoiceXpress sempre teve sangue digital. Tal como o nosso programa de faturação certificado permite emitir faturas sem complicações em qualquer lado e a qualquer altura, também os mecanismos da nossa equipa sempre foram maioritariamente online, o que proporcionou uma transição total para o teletrabalho (devido à pandemia) bastante mais fácil.

Mas uma transição célere sem uma cultura de compromisso não serviria de nada, e é por isso que continuamos a zelar uns pelos outros, sempre com o objetivo de darmos o nosso melhor, fazermos o que está certo, e demonstrarmos que nos importamos com os outros.

Mas mais do que acreditar nas nossas palavras, verifique você mesmo: experimente grátis o InvoiceXpress durante 30 dias, e perceba como a nossa cultura de confiança e cooperação se traduz num programa online fácil de utilizar, que o ajuda a descomplicar a faturação, e numa equipa sempre pronta a ajudar os seus utilizadores e a melhorar o seu produto.


Miguel Coelho

Com formação em Comunicação, o Miguel deixou-se seduzir pelo Digital. Bem-disposto por natureza, livros, séries e desporto são dos seus passatempos favoritos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação