10 Dicas para se tornar um bom orador e falar bem em público


Para um empreendedor é praticamente indispensável saber falar em público. Tem dificuldade na oratória? Conheça 10 dicas para o ajudar a se tornar um bom orador.

Sabia que o medo de falar em público é dos mais comuns entre a população mundial? Se for o seu caso, não se sinta sozinho!

Apesar de poder parecer assustador, falar bem em público é uma competência importante para os empreendedores (apresentações de negócios ou conversas com clientes e parceiros são recorrentes e é importante que sejam feitas de forma eficaz) e está acessível a todos.

Assim que perceber a importância de superar o seu medo, conhecer o que está por trás dele e aplicar as nossas dicas, com certeza irá melhorar os seus dotes de orador.

Afinal, não precisa de ser um mestre da oratória para falar bem em público!

Primeiro, vamos explorar porque é importante para o seu negócio ter habilidades oratórias.

Falar bem em público é importante para o seu negócio

Quando se trata de empreendedorismo e de negócios, não basta ter boas ideias, mas também saber comunicá-las. A verdade é que, por mais que a informação seja brilhante, se o seu discurso não cativar, ela não ficará retida por quem o escuta.

Um empreendedor que sabe do que está a falar e que comunica com clareza e naturalidade, transmite credibilidade e tem maior probabilidade de ter sucesso.

Se está à procura de investidores e precisa de apresentar a sua ideia ou vai divulgar o seu produto a potenciais clientes, terá de transmitir conhecimento e entusiasmo pelo projeto. Se precisa de negociar com o seu fornecedor, vai utilizar dos seus melhores métodos de persuasão. Ou, então, se necessita de motivar o seu colaborador, vai mostrar força de vontade. O que todas estas situações têm em comum? O saber comunicar!

Ter boas capacidades de oratória podem levá-lo mais longe. Se pretende ser uma autoridade na sua área e atrair mais clientes para o seu negócio, melhorar estas competências é o caminho a seguir.

O que costuma estar por trás do medo de falar em público?

Se tem uma ansiedade incontrolável, começa a suar muito ou sente-se fisicamente mal quando tem de falar para uma audiência, é possível que sofra de Glossofobia, o termo oficial para quem tem fobia de falar em público.

No entanto, mesmo que o seu medo não seja tão forte, talvez ache interessante perceber os motivos por trás do seu desconforto e receio. Eles podem ser vários:

  • Ver o público como uma ameaça

  • Pensar que não somos bons oradores

  • Ter uma personalidade mais tímida ou introvertida

  • Refletir em tudo o que pode dar errado

  • Faltar preparação

Com estes motivos em mente, preparamos uma lista de dicas para ajudá-lo a ser um bom orador e a falar bem em público.

10 Dicas para falar bem em público e se tornar um bom orador

Caso tenha receio de comunicar para uma audiência ou apenas queira melhorar as suas capacidades para levar o seu negócio mais longe, vai achar útil os seguintes conselhos:

  1. Lidar com o medo e nervosismo

O receio e a timidez podem ser bem reais e atrapalhar os nossos discursos, mas na prática, é possível contornar o nervosismo com algumas técnicas.

Um dos maiores segredos de uma apresentação de excelência é a preparação. Ao estar mais à vontade com o que vai apresentar, vai sentir-se mais confiante e o medo de falhar vai diminuir.

Além disso, no momento da apresentação, pode fazer exercícios para controlar a respiração, já que ajudam a diminuir o ritmo cardíaco e a ansiedade no momento.

  1. Ganhar autoconfiança

Treinar a autoconfiança é outro passo importante. Se foi escolhido para fazer uma palestra ou se tem a oportunidade de apresentar o seu projeto a alguém, o seu potencial já foi notado. Inclusive, todos os que estão envolvidos estão a torcer para que tudo corra bem na sua apresentação, não estão à procura de defeitos ou questões para criticar.

Focar no que é mais importante vai ajudar a perder o medo de não ser bom o suficiente.

  1. Usar boas introduções

Este ponto aplica-se mais a palestras ou apresentações formais de negócios, mas não deixa de ser importante. A primeira parte de um discurso de um empreendedor, muitas vezes, é o que ditará o nível de atenção da sua audiência.

Para prender logo o seu público, tem de começar com uma boa introdução. Pare e pense no tema que vai falar e no tipo de pessoas que o irão ouvir. Será que têm algum interesse ou preocupação em comum?

Pegue nesse ponto e faça uma pergunta chave, fale de uma notícia ou até mesmo de uma experiência pessoal. Desta forma, conseguirá quebrar o gelo inicial e prosseguir com a sua apresentação memorável.

  1. Pronunciar bem as palavras

Sabemos que o nervosismo não ajuda com a perfeição e por vezes as letras embrulham-se na boca ou são omitidas numa fala rápida. O melhor é tentar sempre falar com calma para pronunciar bem cada palavra.

Falar de modo claro, vai fazer com que o empreendedor passe mais confiança para quem o escuta. Como pode fazê-lo? Procure manter a cabeça erguida e abrir bem a boca. Faça por pronunciar cada sílaba e som, não omitindo partes da palavra.

  1. Transmitir naturalidade

Para falar de forma natural, procure usar as suas próprias palavras. Isso não significa falar de qualquer maneira, mas por falar de forma sincera e simples, as pessoas irão ficar mais à vontade.

Consegue fazer isso ao memorizar os pontos principais do seu discurso e nunca frases completas. Concentre-se no que pretende transmitir e isso ajudará o seu discurso a soar mais natural. 

  1. Privilegiar o contacto visual

Procure olhar para a pessoa ou para o público enquanto fala. Pode parecer intimidante ao início, mas ajuda a estabelecer uma ligação com quem nos escuta.

Se no seu público estiverem algumas pessoas de confiança, comece por tentar olhar para elas e, aos poucos, vá alargando o olhar ao resto da assistência.

  1. Mostrar entusiasmo

A comunicação envolve muito mais do que palavras. Os gestos e as expressões faciais também contam. Falar com entusiasmo ajuda a motivar e contagiar as pessoas.

Tenha atenção para que as suas expressões faciais acompanhem a sua conversa, isto é, que sejam espontâneas. Sorrisos e gestos de entusiasmo são bem-vindos, mas não exagere para não desviar o foco da sua apresentação e cansar as pessoas.

  1. Variar a emoção, o ritmo e o volume da voz

Variar a emoção, o ritmo e o volume da voz ajuda a transmitir de forma mais objetiva o que pensa. Falar com convicção dá-lhe uma maior credibilidade, já que demonstra que tem a certeza do que está a falar.

Pode falar mais alto quando quiser destacar os pontos mais importantes e baixar o volume da voz quando quiser criar expectativa. Apenas procure manter um volume de voz agradável, não tão alto que pareça estar a repreender o ouvinte, nem tão baixo que não transmita confiança.

Tente também ir alternando a emoção, de acordo com o que quiser comunicar, demonstrando alegria, tristeza, entusiasmo ou desânimo. Quanto ao ritmo, procure variar a rapidez da fala para criar dinâmica no seu discurso. Paixão ou euforia mostram-se numa fala mais rápida. Enquanto que um ritmo mais lento pode ajudar a audiência a reter melhor os pontos principais.

  1. Adaptar o vocabulário à circunstância

Falar bem em público envolve mais do que ter um conhecimento exato sobre um tema, é preciso falar de um modo que as pessoas entendam. Comece por entender bem o assunto, já que isso o ajudará a explicá-lo de forma simples.

Evite termos técnicos quando estiver a falar com alguém que não é da área, mas explique por outras palavras o que eles significam. Não encha o seu discurso com detalhes desnecessários, já que só vão cansar quem o escuta, vá direto ao assunto.

  1. Interagir com o público

Quer estejamos a falar de uma conversa a dois ou um discurso para mais pessoas, a interação é uma dica preciosa.

No caso de uma conversa, fazer perguntas pode ajudar a despertar o interesse e levar a pessoa a pensar no assunto e querer saber mais. Numa palestra com dezenas de pessoas, pode não ser possível este tipo de proximidade, no entanto, pode usar as perguntas como um meio de os ouvintes acompanharem o seu raciocínio e chamar à atenção para os pontos mais importantes da palestra.


Ao colocar em prática estas dicas, irá aprimorar as suas capacidades de oratória.

Falar bem em público está ao alcance de todos os empreendedores e pode ter a certeza de que vai levá-lo mais longe na sua carreira profissional.


Mafalda Vasconcelos

Formada em Turismo, mas o digital e as redes sociais tornaram-se uma grande parte da sua vida. Tem sempre um sorriso para dar e sabe todas as letras das músicas que passam na rádio.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!