Empreendedorismo: um projecto aliciante


Inovar é como ir ao ginásio. Exercite a mente da mesma forma que exercita o corpo e os seus músculos ficarão mais fortes para agarrar o sucesso. Quer seja um empreendedor por necessidade ou por vontade própria, a ambição é a mesma: transformar uma ideia num negócio rentável.

Empreendedorismo

O paradigma das relações laborais tem-se alterado dramaticamente. Por um lado, o conceito de “emprego para a vida” já não é praticável - mobilidade torna-se a palavra de ordem e, ao mesmo tempo, as entidades empregadoras procuram rentabilizar ao máximo todos os recursos materiais e humanos. Mas por outro, a sociedade educa o indivíduo para ambicionar a realização pessoal e a independência profissional.

Os que cumprem esta vontade são os empreendedores. Motivados por uma mudança de carreira ou porque descobrem uma oportunidade no mercado, o que melhor os define é a vontade de construir e de ser autónomo pelos próprios meios. Quem não quer ter o controlo do seu destino? Se esta ideia parece aliciante, é porque é.

As vantagens são várias, a começar pela realização pessoal e profissional. Num plano maior, está a promover-se o crescimento de economias locais, a criar postos de trabalho e a desenvolver modelos de negócio de produtos ou serviços que sejam únicos. No entanto, enfrentar a crise e o medo do fracasso são os maiores obstáculos. Dificuldades financeiras, burocracias, trâmites legais… são alguns dos desafios de trabalhar por conta própria. Mas vale a pena continuar a investir? Sim, em prol da competitividade da economia e da sua.

Dez dicas para a sua ideia crescer com sucesso

Empreendedorismo é sinónimo de inovar. Mas para realizar todo o potencial de crescimento de uma ideia, esta tem de ter a capacidade de responder a uma necessidade do mercado. Investigação, planeamento e determinação são as melhores ferramentas para estabelecer um plano de negócios realista e sustentável. Com as dicas que propomos de seguida, aventure-se e seja empreendedor, um negócio de cada vez.

  • Pense no que gostaria de fazer. Os hobbies são bons indicadores das suas áreas de actividade de maior interesse. Construa a sua visão do negócio, visualizando metas e objectivos.

  • Personalize o seu negócio. Para conquistar um consumidor cada vez mais exigente e conhecedor, ofereça produtos e serviços diferenciados.

  • Saiba definir o seu negócio num minuto e esteja sempre pronto para uma apresentação flash. Uma apresentação curta e concisa é o seu melhor cartão de visita.

  • Saiba rodear-se dos melhores colaboradores e valorize a sua equipa. Deposite confiança mas exija responsabilidade. Uma equipa integrada é uma equipa que assume um verdadeiro compromisso com a missão da empresa.

  • Resolva problemas de forma criativa e positiva. A sua capacidade de adaptação é determinante para o sucesso de uma ideia.

  • Prove primeiro o seu valor antes de angariar investimentos. Quer recorra a créditos, ou se candidate a programas de apoio governamentais, é imprescindível uma boa argumentação e um plano estratégico definido.

  • Faça da Internet o seu melhor aliado. As redes sociais e as plataformas digitais de informação funcionam em dois sentidos: Dê-se a conhecer mas conheça também a concorrência.

  • Exija disciplina e eficiência na organização dos recursos humanos, financeiros e materiais. Defina bem os papeis e tarefas que cada colaborador ocupa no projecto e separe os fundos da empresa das suas finanças pessoais.

  • Desenvolva resistência à frustração. Os fracassos vão acontecer e deve preparar-se para lidar com eles como momentos de aprendizagem.

  • Seja flexível e não resista à mudança. A sociedade está em constante mutação. Seja curioso, esteja atento e aberto às novas oportunidades.


Lúcia Valdevino

Com formação em artes e comunicação, encontrou na escrita uma das suas melhores formas de expressão. Curiosa e empreendedora, agarra qualquer desafio com criatividade. Adora viajar e assistir a espectáculos de teatro e dança.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação