Como utilizar Conteúdo Interativo para otimizar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo


No que respeita ao consumo de informação, as pessoas gostam de inovação e de estímulos criativos que fujam ao usual. Utilizar Conteúdo Interativo permite dar uma nova vida à sua estratégia de marketing, enquanto foge às tradicionais abordagens de publicidade e vendas. Saiba como utilizar este conteúdo para otimizar a sua estratégia de marketing.

O Conteúdo Interativo é um tipo de material dinâmico e inovador, que estimula a interação do público com a marca. Isto é, o utilizador clica, responde ou toma uma decisão, naquela que é uma abordagem mais instigante para o consumo de informação. Ao aumentar o engagement com o público, gera mais conversões e mais conversões são sinónimo de maior faturação.

É uma forma muito eficiente de proporcionar uma experiência qualificada, apta à atração, nutrição e conversão de leads. O cliente sente-se incluído nos processos da marca e, em contrapartida, fornece insights pertinentes e essenciais para o desenvolvimento estratégico. 

Exemplos de conteúdos interativos

O Marketing de Conteúdo, que se baseava especialmente no consumo passivo de informação, como textos, podcasts, vídeos e e-books, passou a disponibilizar conteúdos interativos, que têm um cariz mais chamativo e de retenção, destacando-se os seguintes

Quiz

Os famosos testes de personalidade e de conhecimento sobre determinado tema. É um tipo de Conteúdo Interativo de estrutura simples, usado para educar e entreter, e um chamariz consistente e confiável para a geração de leads. 

Quanto mais pertinentes e criativos, maior a probabilidade de se tornarem virais, aumentando a interação com os seus conteúdos e dinamizando a marca.  

Calculadoras

As calculadoras interativas são ferramentas que facilitam a vida dos utilizadores, pois geram uma resposta com base nos dados introduzidos por estes. Por exemplo, podem ser calculadoras que demonstram como poupar dinheiro, que calculam o índice de Massa Corporal (IMC) ou qual o valor a cobrar por hora por determinado serviço, de que é exemplo a Calculadora de Valor/Hora pra Freelancers gratuita do InvoiceXpress. 

Vídeos interativos

Este tipo de conteúdo transforma a narrativa linear numa história interativa que permite aos espectadores dar o rumo que mais lhes convier. 

Existem várias funcionalidades possíveis, na criação dos vídeos interativos:

  • Hotspots: áreas clicáveis, dentro do vídeo, que permitem a interação com o utilizador, direcionando-o para uma página complementar relacionada com o conteúdo;

  • Visão 360º: o utilizador roda a imagem, de forma a vê-la em toda a sua extensão;

  • Diferentes opções de percursos: em determinados momentos do filme, o consumidor pode escolher caminhos diferentes;

  • Formulário de recolha de dados: formato incorporando no conteúdo do vídeo num momento oportuno para recolha de informação sobre a audiência.

Infográficos

Muito comuns numa estratégia de Marketing de Conteúdo, os infográficos resumem tanto assuntos simples como complexos, e informações provenientes de pesquisas, eventos, avaliações, entre outras fontes.

Ao incluir elementos interativos, as informações ganham vida, tornam-se menos enfadonhas e permitem educar melhor o público. Um bom exemplo disso é o infográfico da National Geographic, que mostra a evolução da cidade de Nova Iorque. 

E-books interativos

Os e-books já são, por norma, bons lead magnets. Se forem elaborados com teor interativo, não só se tornam mais atrativos para consumo, como mostram ser uma poderosa fonte de informação sobre a audiência.

Ao dar ao leitor a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre o tema que mais lhe apraz, segmenta automaticamente os leads e otimiza a estratégia de marketing.

Slides

Um método simples, didático e bastante dinâmico de mostrar um conteúdo, deixando a assimilação da informação mais fluída. Os slides servem para expor projetos de maior dimensão, enquanto promovem a geração de leads. 

Como utilizar Conteúdo Interativo na prática?

Dar a resposta certa às pessoas certas acelera as vendas e simplifica os processos de marketing digital. E para que isso aconteça, precisa de saber como implementar o Conteúdo Interativo na prática.

1. Produzir conteúdo adequado a cada etapa do funil de vendas

Com base nas dores da sua persona e os objetivos estipulados na estratégia de Marketing de Conteúdo, os materiais devem ser pensados ao detalhe, de modo a refletir os valores da marca e, em simultâneo, fazer o lead avançar no funil mais rapidamente. 

Todo o conteúdo que seja capaz de expor a informação sem recorrer a muitas palavras, como os vídeos e infográficos, é adequado para o topo do funil. Os e-books servem para detalhar um determinado tópico relacionado com a sua área de negócio, sendo pertinentes na fase de consideração. Para o fundo do funil, podem ser utilizadas calculadoras, que demonstrem o quanto o potencial cliente pode poupar ao adquirir os seus serviços. 

2. Estude a sua audiência

O Conteúdo Interativo só pode ser criado se souber para quem fala e deve estar alinhado com os interesses do seu público. Este conhecimento é fundamental para definir as plataformas a utilizar, linguagem e tom de voz a empregar e que tipo de conteúdo poderá gerar mais engagement. 

Descubra as “dores” da sua audiência e tente dar-lhes resposta, tornando-se uma autoridade no assunto.

3. Reutilize conteúdos

Avalie os seus conteúdos e procure aqueles que terão mais aptidão para serem reformulados e adaptados a Conteúdo Interativo. Por exemplo, um e-book que tenha tido sucesso em termos de downloads, pode ser convertido em material interativo que permita ao utilizador escolher o caminho a seguir até alcançar as informações de que necessita. 

4. Use plataformas próprias de produção de Conteúdo Interativo

Se não tem um especialista na sua equipa para a criação deste tipo de material interativo, existem algumas plataformas que ajudam na produção. Destacamos as seguintes:

5. Conquiste os contactos dos leads

Os conteúdos interativos são lead magnets por excelência, por isso, não pode deixar passar a oportunidade de angariar os contactos do público que chega à sua ferramenta interativa. Por isso, para obter a “recompensa” - resposta do quiz, download do e-book, etc., o visitante deverá deixar o seu contacto. 

6. Otimize as campanhas

Os materiais interativos permitem angariar um vasto volume de informação, que o ajuda a conhecer melhor o seu consumidor, bem como os seus comportamentos. Com esses dados, é possível otimizar a estratégia, personalizar as abordagens e aumentar as vendas. 

Quais as vantagens em usar Conteúdo Interativo?

A procura constante por conteúdos inovadores, novos desafios e experiências, torna o Conteúdo Interativo importante para a otimização da estratégia de Marketing de Conteúdo da sua empresa.

Abaixo, elencamos os principais benefícios em utilizar este tipo de lead magnet:

  • Entrega conteúdo de valor, entretém e educa;

  • Promove o engagement, aumentando o tempo de envolvimento do utilizador com a marca;

  • Fornece uma grandeza única de dados, importante para avaliar os pontos de saída e interesse ou desinteresse no tema;

  • Otimiza a geração de leads qualificados, vendas e faturação;

  • Fideliza os clientes, que vêm em busca de mais experiências lúdicas;

  • Agrega valor à sua marca e aproxima o cliente do negócio;

  • Não só a experiência para o utilizador fica mais enriquecida, como se destaca da concorrência;

  • Guia o consumidor ao longo do funil de vendas, nutrindo-o;

  • Proporciona uma experiência imersiva, despertando a empatia pela marca


O Conteúdo Interativo é uma tendência de marketing em crescimento que atrai e retém a atenção dos clientes, favorecendo as vendas e, consequentemente, a faturação.

E, se o volume de negócio aumenta, então a necessidade de ter um sistema de faturação a que pode aceder quando e onde quiser torna-se premente.

O InvoiceXpress é certificado pela Autoridade Tributária, destinado a micro, pequenas e médias empresas e profissionais independentes e está sempre à distância de um clique. Apenas necessita de um smartphone, computador ou tablet e acesso à internet para poder verificar todos os dados de faturação que necessita.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!