Confirming: o que é e quais as vantagens?


O Confirming é um serviço muito usado na área financeira, que ajuda os negócios a gerirem pagamentos aos seus fornecedores. Saiba tudo sobre esta solução de gestão.

O que é o confirming?

Pode já ter ouvido falar, em conversa, ou pode mesmo nunca ter escutado esta palavra que aparece no universo empresarial em forma de estrangeirismo: Confirming. Um termo que mais não é que um serviço usado regularmente na área financeira, que auxilia as firmas a gerirem pagamentos aos seus fornecedores.

Trata-se, pois, de um serviço de gestão de pagamentos àqueles, mas que é prestado por uma entidade financeira e que tem como objetivo maior facilitar operações entre empresas e fornecedores. Se tem um negócio e este tipo de movimentação é-lhe familiar, continue a leitura: os próximos parágrafos podem vir a ser bastante proveitosos.

Primeiro esclarecimento: quando falamos de “entidade financeira”, estamos a fazer referência ao banco com o qual realiza, comummente, as operações relacionadas com a sua empresa. São eles, portanto, que irão fornecer aos seus clientes a facilidade de gestão de pagamentos de faturas que estão, porventura, pendentes.

O confirming possibilita, assim, a antecipação de pagamentos aos fornecedores referentes à prestação de serviços ou à venda de bens. Esta área de trabalho encarrega-se de notificar os fornecedores de uma determinada empresa e de efetuar os pagamentos nas datas acordadas previamente.

Tudo se processa desta forma: o cliente transmite à entidade financeira ordem de pagamento a prazo ao fornecedor e, a partir desse momento, o banco gere todo o processo, informando os intervenientes sobre os pagamentos em falta.

Como funciona o confirming?

Vamos passo a passo, para que seja mais fácil entender o processo: o início de tudo arranca através de uma comunicação por parte da empresa à sua entidade financeira, dando indicações sobre a ordem de pagamento da fatura ao fornecedor. A partir daqui, o banco gere a operação, ficando a seu cargo:

 1 - informação ao fornecedor;
2 - oferta dos serviços de pagamento;

De forma ainda mais sistematizada, e envolvendo todos os intervenientes, podemos referir que:

 - O cliente contrata o serviço e emite ordens de pagamento;
- O banco envia os avisos de pagamento ao fornecedor e oferece a possibilidade de antecipação das faturas, ficando responsável pelo pagamento;
- O fornecedor é notificado pelo banco sobre o aviso do pagamento a prazo e tem a opção de antecipar ou não o recebimento.

Após estes passos, a instituição financeira avança para a liquidação dos valores que estão inscritos na ordem de pagamento, segundo as instruções anteriormente recebidas.

Podemos afirmar que o Confirming garante a continuidade da relação entre cliente e fornecedor, sendo os pagamentos realizados por um intermediário, ajudando, muitas vezes, o negócio quando existem problemas de tesouraria nas companhias.

Em suma: imagine que tem diversas faturas pendentes a fornecedores: ao não ter a possibilidade de efetuar o pagamento de forma imediata, pode contratar este serviço, o Confirming, que é oferecido por entidades financeiras, ficando estas responsáveis por adiantar aquele pagamento.

Vantagens do confirming

Para a empresa, as vantagens são óbvias: o processo de pagamento a fornecedores torna-se automatizado e melhora a capacidade de negociação de prazos e condições de preços. Por outro lado, não cria maior endividamento bancário, evita o risco de incumprimento e não existe a obrigatoriedade do fornecedor ser cliente da entidade financeira para beneficiar da antecipação dos pagamentos.

Ainda no campo das vantagens para as empresas, destaque para a melhoria da imagem do negócio junto de fornecedores — sendo capaz de assegurar o pagamento das faturas — e o facto destas serem geridas externamente, resultando numa poupança efetiva de tempo e recursos da firma.

No que diz respeito aos fornecedores, é importante sublinhar o facto de poder ser antecipado o pagamento de valores já faturados, o acesso a uma forma de financiamento simples e com boas condições. Também a flexibilidade na negociação — podendo antecipar as faturas em datas distintas — e a melhoria na liquidez da empresa são ganhos muito significativos para qualquer organização.

Confirming vs Factoring: qual a melhor solução?

Sim, claro, antes da comparação vamos, primeiro, explicar do que se trata o Factoring, apesar de poder ler um pouco mais sobre o assunto neste artigo que escrevemos. 

O Factoring pode ser visto como o contrário do Confirming, ou seja, cede os direitos de cobrança à entidade financeira, gerindo esta os pagamentos das faturas dos clientes. Assim, a empresa passa a ser a principal beneficiária, já que a cobrança das faturas que emite está assegurada.

Ao contratar o serviço de factoring, o banco fica como responsável pela gestão de pagamento dos clientes: acaba por ser um método eficiente para conseguir liquidez a curto prazo. 

Em termos práticos, falamos de um adiantamento do valor em dívida por um banco à sua empresa, caso esteja a viver um momento de problemas de tesouraria e liquidez. Também pode ser visto como um instrumento de gestão complementar ao crédito bancário, ao leasing ou ao capital de risco, sobretudo no caso de pequenas e médias empresas (PME), que ainda não têm uma situação financeira equilibrada ou que preferem delegar a tarefa da gestão dos créditos a clientes.

O Factoring, destina-se, assim, a companhias que vendam produtos ou serviços a outras firmas ou organismos públicos, independentemente de dimensão, do setor de atividade e de atuarem no mercado nacional ou de exportação.

Em resumo, caro leitor, para que melhor possa colocar os pesos na balança: o confirming adianta pagamentos da empresa ao fornecedor, já o factoring adianta pagamentos dos clientes à empresa.


Ângelo Delgado

Copywriter, escritor e antigo jornalista, pretende ainda escrever guiões para cinema, pois já os escreve para publicidade. Tudo o que esteja ligado à palavra, tem a atenção do Ângelo.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!