Desde 1 de Julho de 2013 que é obrigatório comunicar à Autoridade Tributária (AT) os documentos de transporte, antes mesmo das mercadorias saírem para a rua. Esta é uma medida para combater a fraude fiscal.
Esses documentos incluem Guias de Transporte, Remessa ou de Devolução.
Depois destas Guias serem comunicadas à AT, é atribuído um código único a cada documento que deve apresentar no caso de fiscalização à viatura em que circula a mercadoria.
O mais cómodo para qualquer empresa é que, ao emitir um documento deste tipo, este seja comunicado automaticamente à AT. Isto já acontecia no InvoiceXpress para clientes que activassem o Método de Comunicação Automático. No entanto, aqueles que comunicassem via SAF-T PT, ficheiro esse que muitas vezes é enviado pelo contabilista, viam-se impossibilitados de beneficiar desta automatização.
Agora o InvoiceXpress dá-lhe mais opções de escolha. Agora já é possível comunicar os Documentos de Transporte de forma automática, enquanto os restantes documentos de facturação são comunicados via SAF-T.
Neste casos, entre em contacto connosco através do email support@invoicexpress.com e a activação é feita por nós. Só precisamos que nos indique o email de conta.
Não se preocupe, se emite a sua facturação hoje através do SAFT-T, é perfeitamente possível fazer esta alteração a qualquer altura sem prejudicar a comunicação .
O primeiro passo é criar um sub-utilizador no Portal das Finanças:
Aqui deve criar um novo sub-utilizador, e escolher uma palavra-passe. Deverá ainda definir o tipo de Operações Autorizadas. Certifique-se que activa a Operação WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte.
Agora, já dentro da sua conta InvoiceXpress irá encontrar o menu Configurações no canto superior direito > Método de Comunicação e coloque o sub-utilizador e a respectiva palavra-passe. O seu sub-utilizador será algo como 513908323/1, independentemente do nome que deu ao mesmo:
Simples. Depois de finalizar a sua Guia de Transporte, basta que actualize a página para visualizar o código único atribuído pela AT ao seu documento.
Relembramos que deverá circular sempre com o código que foi atribuído a cada documento, ainda que não o tenha impresso consigo. Este código deverá ser indicado em caso de alvo de fiscalização.
Qualquer dúvida que ainda tenha sobre esta funcionalidade, não hesite em nos contactar através do email habitual support@invoicexpress.com
< Artigo anterior
Ir ou não ir ao WebSummit 2017?Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.
Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.
Ponha-nos à prova!© 2010-2023 RUPEAL | Crafted by SWAT in Lisbon.