Comunicação de documentos de transporte


Desde Julho de 2013 que é obrigatório comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) os documentos de transportes, antes das mercadorias saírem para a rua.

Os utilizadores do InvoiceXpress não se terão de preocupar, o programa vai suportar e facilitar esta comunicação.

“Como poderei comunicar as minhas guias?”
O método como escolheu comunicar as suas facturas à AT irá ditar como vai comunicar os documentos de transporte. Ou seja, se escolheu comunicar as facturas automaticamente, o InvoiceXpress irá também comunicar automaticamente as suas guias. E se escolheu comunicar as suas facturas através do envio do SAF-T no Portal das Finanças, essa configuração continua definida para comunicar os seus documentos de transporte.
“Como vai funcionar a comunicação automática?”
A comunicação dos documentos de transporte será feita assim que finalizar o documento. Esta comunicação vai gerar um código (fornecido pela AT) que o InvoiceXpress irá automaticamente inserir na sua guia. É este código que serve para validar o documento.

Importante: deverá aceder ao Portal das Finanças e editar o seu sub-utilizador para conseguir comunicar documentos de transporte.

“Como vai funcionar a comunicação pelo envio do SAF-T?”
Bastará aceder ao menu SAF-T, dentro das Configurações Gerais, e exportar o ficheiro SAF-T referente às guias. De seguida, aceder ao portal e-Fatura e enviar o SAF-T. O portal irá retornar um ficheiro com os códigos referentes a cada guia (são estes códigos que validam os documentos).
“Quais documentos serão comunicados?”
Os documentos a serem comunicados são as guias de transporte, guias de remessa e guias de devolução. Estes documentos serão comunicados automaticamente ou através da exportação do ficheiro SAF-T.

Pedro dos Santos

O Pedro é uma pessoa que gosta de ajudar os outros, sejam colegas ou desconhecidos. Nos tempos livres é um gamer e cinéfilo, que passa horas a consumir podcasts sobre esses temas.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação