Como vender mais no Natal


O Natal é uma data notável no que diz respeito ao apelo comercial. Descubra como tornar as suas vendas mais voluptuosas com estratégias de marketing assertivas e robustas, que incentivem à compra.

O Natal é uma época excelente para aumentar a faturação do seu negócio.

As emoções e o sentimento festivo deixam as pessoas mais predispostas a gastar, especialmente se estiverem envolvidas com a marca e inseridas no ambiente certo.

Mas, será que está a aproveitar todas as formas de aumentar as suas vendas durante este período? Descubra, neste nosso artigo, as dez melhores estratégias para vender mais no Natal.

10 Dicas para vender mais no Natal 

1. Decore o sua loja a preceito

Esta é a dica que tanto é válida para a sua loja online como para o espaço físico. Decorar a sua loja ou site com elementos natalícios cria uma sensação de conforto e compreensão, no consumidor, que procura a prenda ideal para o Natal.

Além disso, insere os produtos no contexto das festas, despertando mais facilmente o interesse do cliente em comprar aquele artigo, por associação mental a uma prenda natalícia. 

Decorar a loja de acordo com as datas festivas, mostra também que a loja está em constante movimento e adaptação, e presta atenção aos detalhes.

2. Ofereça promoções irrecusáveis

Os descontos têm um efeito poderoso na mente do consumidor, criando uma justificação para a compra de um produto por impulso. Numa época em que a lista de compras é vasta, os compradores procuram poupar ao máximo em cada aquisição.

É por isso que um desconto de Natal, em determinados produtos, é uma excelente forma de motivar a compra imediata e, eventualmente, criar um fator diferenciador em relação à concorrência.

Outras táticas que pode utilizar ou adicionar aos descontos são as ações “leve dois, pague um”, portes grátis, upselling e vales-presente

3. Crie o senso de urgência

Aproveitando a estratégia anterior, estipule gatilhos mentais que, associados aos descontos, atuem diretamente no subconsciente do consumidor, impelindo-o à compra.

Os melhores gatilhos mentais para esta finalidade são a urgência e a escassez. Estipule um prazo ou um limite de unidades e enfatize que, findo esse limite, não haverá mais oportunidade de aquisição. Estas técnicas ajudam a ultrapassar uma das maiores objeções à compra, a procrastinação.

4. Envie emails festivos

Durante a época natalícia, aproveite o email marketing para vender. Esta estratégia de marketing deve ser implementada com bastante antecedência, de forma a preparar o seu público para as ofertas e produtos especiais de Natal.

Todavia, se não o fez atempadamente, ainda pode utilizar o envio de emails festivos, com votos de boas festas, para aumentar a notoriedade e reconhecimento da marca, bem como para criar uma relação mais próxima com o seu cliente. 

5. Invista na comunicação através das redes sociais

Ter uma presença consolidada nas redes sociais é excelente para aumentar a brand awareness da marca, angariar novos clientes e gerar mais vendas. Aproveitar para apostar numa comunicação natalícia, através da partilha de conteúdo temático, é uma jogada de mestre.

Mais do que promover os produtos, as redes sociais são o lugar onde vai criar uma conexão com a audiência.

Por isso, partilhe tradições natalícias, suas ou da região onde vive, receitas para a consoada, ideias de presentes, os bastidores da preparação da montra da loja ou dos embrulhos e encomendas, e os seus produtos, com link direto para a loja online ou para a loja da plataforma social em que se insere. 

6. Disponibilize embrulhos diferenciados

Na azáfama da corrida aos presentes, quanto mais facilidades existirem, melhor. Daí que muitos clientes privilegiem lojas (físicas ou online) que disponibilizam embrulhos diferenciados. Publicite a oferta desse serviço e procure ter embrulhos bonitos, originais, que impactem a pessoa que o recebe. 

 7. Estabeleça parcerias com negócios complementares

Ao firmar novas parcerias, o alcance das empresas envolvidas é amplamente potencializado.

As empresas parceiras divulgam os produtos e serviços umas das outras e abre-se a possibilidade de alcançarem novos mercados, usando os recursos e experiências da outra empresa, sem a necessidade de alocar recursos financeiros significativos.

Dessa forma, as campanhas de Natal chegam com muito mais facilidade a um público que ainda não é o seu principal consumidor, mas que se pode tornar em cliente.

8. Ajude os seus clientes a escolherem os presentes

Criar conteúdos alusivos ao Natal, seja no blog ou nas redes sociais, é uma estratégia de marketing adequada para atrair pessoas indecisas ou sem ideias do que dar, nesta época festiva.

Portanto, se possível, inclua produtos de diferentes valores e feitios, de forma a cobrir os diferentes orçamentos e desejos.

9. Crie parcerias com influenciadores digitais

De modo a chegar a novos públicos de forma autêntica, rentável e rápida, numa altura em que o Natal se aproxima a largos passos, aposte numa parceria com um influencer.

Os influenciadores digitais, pela sua forte presença nas plataformas sociais e engagement com a sua audiência, são capazes de convencer as pessoas mais facilmente a comprar algo.

A colaboração de uma marca com um influenciador digital não é percecionada como publicidade e as informações transmitidas soam mais credíveis e persuasivas, o que torna uma campanha de Natal bem mais eficiente, comparativamente a anúncios tradicionais.

10. Invista em anúncios

A visibilidade que uma empresa obtém através de anúncios pagos é muito eficaz para se destacar da concorrência e aumentar o reconhecimento da marca.

Com os anúncios pagos consegue gerar mais tráfego para o seu e-commerce, alcançar o público certo, através da segmentação, acompanhar os resultados em tempo real e ter controlo sobre o orçamento.

Os anúncios pagos existem nas mais variadas formas e estão presentes em plataformas como no Facebook e Instagram, no Pinterest, Youtube, nos motores de pesquisa (Google Ads), entre outros.

 

Aproveite a sazonalidade natalícia ao máximo para colocar estas estratégias em prática e verá a faturação aumentar.

Após fomentar as suas vendas, equacione começar a utilizar o InvoiceXpress, um programa de faturação certificado que o ajudará a automatizar a sua emissão de faturas de forma eficaz, simples e segura.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!