10 formas de valorizar os seus colaboradores


Longe vai o tempo em que as pessoas viam o seu emprego apenas como uma forma de sustento, acabando por dedicar quase toda a sua vida profissional a uma única empresa. Hoje em dia, os colaboradores querem sentir-se realizados e valorizados no seu trabalho. Descubra como pode fazê-lo no seu negócio.

São cada vez mais os profissionais que querem sentir-se realizados e valorizados no seu trabalho, ao mesmo tempo que procuram um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Por isso, fazer com que os seus colaboradores se sintam valorizados deve ser uma prioridade constante das empresas. No entanto, muitas são aquelas que ainda ignoram o facto de a remuneração não ser motivação suficiente para melhorar a satisfação diária de um colaborador.

Saber valorizar o que cada pessoa tem de único e promover o seu crescimento e desenvolvimento, construindo um ambiente de confiança, são os grandes desafios de quem assume cargos de liderança.

Para conseguir fazê-lo, é essencial perceber o que motiva os seus colaboradores. Apenas assim poderá desenvolver iniciativas eficazes que os valorizem. Tudo isto implica uma boa gestão de pessoas e do capital humano de uma empresa.

O que significa fazer gestão de pessoas?

Quando pensamos em gestão de pessoas, pensamos automaticamente na área de Recursos Humanos. No entanto, apesar de este departamento liderar alguns dos processos que vão apoiar este trabalho, a gestão de pessoas acaba por ser uma responsabilidade de todos os que ocupam cargos de liderança.

De uma forma geral, a gestão de pessoas está relacionada com as práticas que permitem entender e valorizar o capital humano de uma empresa. Assim, as técnicas utilizadas nesta área estão relacionadas com os conceitos que são desenvolvidos nas áreas de administração e de psicologia.

As ações específicas que cada empresa toma nesta área dependerão do seu caso particular. Mas todas elas deverão estar assentes em pelo menos 1 dos 4 pilares que sustentam a gestão de pessoas. Esses pilares são:

  • Qualificação: ajudar a preparar os colaboradores para exercerem as suas funções, apostando em programas cujo objetivo é o de melhorar as capacidades técnicas de toda a equipa;

  • Participação: promover um ambiente de partilha de opiniões onde todos os colaboradores sentem que a sua opinião é valorizada e considerada;

  • Inclusão: os pilares anteriores apenas se traduzem em resultados quando os colaboradores se sentem incluídos na empresa, partilhando os valores e missão da mesma. Para isso,  é imprescindível que as promessas que uma empresa faz sejam cumpridas, já que este pilar depende de uma relação de confiança;

  • Evolução: colaboradores capazes e participativos irão exigir uma evolução contínua. Só promovendo a constante evolução dos seus colaboradores, é que uma empresa poderá também evoluir com eles.

No entanto, apenas é possível ter sucesso nesta área quando todos se comprometem e apoiam as iniciativas a serem implementadas.  Incluindo (e em especial) os gestores e diretores da empresa, seja esta de que tamanho for.

10 formas de valorizar os seus colaboradores

Valorizar os seus colaboradores implica, antes de tudo, perceber quais são as suas necessidades e o seu perfil, para que saiba o que faz com que se sintam bem no seu local de trabalho. Para além disto, dependendo das condições que já oferece na sua empresa, há algumas necessidades que são mais urgentes do que outras.

Passamos a dar-lhe algumas ideias de medidas que pode aplicar na sua empresa, para além de uma remuneração adequada. Lembre-se que a aplicação destas medidas não dispensa a análise do perfil e necessidades dos seus colaboradores face às condições atuais na sua empresa, de forma a definir prioridades.

1. Ter um plano de cargos e salários bem definido

Mais do que dizer que existe a possibilidade de progressão na carreira, ter um plano de cargos e salários mostra que caminhos existem para que um colaborador possa crescer dentro de uma empresa.

Para além disto, poderá traçar planos de desenvolvimento em conjunto com cada colaborador e oferecer-lhes oportunidades de crescimento sempre que possível.

2. Reconhecer as conquistas

É importante definir metas, como atingir um determinado volume de faturação ou número de novos clientes e, mais importante ainda, saber celebrar essas conquistas junto dos colaboradores. Reconhecer as pessoas e equipas que permitiram atingir essa meta é um trabalho essencial, até porque aumenta a motivação para atingir as metas seguintes.

Este reconhecimento pode ser feito através de um bónus, participação em lucros e resultados da empresa ou na forma de outros prémios, como viagens ou dias de folga. Mas, independentemente das possibilidades da empresa, há um tipo de reconhecimento que deve ser sempre feito e que não implica qualquer custo, que é um elogio sincero ao colaborador ou à equipa.

3. Dar feedback estruturado (e ter abertura para o receber)

Dar feedback aos seus colaboradores não tem de ser associado a um “puxão de orelhas”. Tudo dependerá da sua abordagem.

Uma excelente maneira de promover o crescimento profissional dos seus colaboradores é destacar as suas qualidades. E, juntamente com cada um deles, criar um plano que ajude a desenvolver os seus pontos menos fortes.

Para além disto, não se trata apenas de dar feedback aos seus colaboradores mas também de o receber. Isto promove a participação dos colaboradores no dia a dia do negócio, para que se sintam ouvidos e saibam que a sua opinião é importante para a evolução da empresa.

4. Oferecer benefícios extra

Existem benefícios adicionais que pode oferecer, como o dia de folga no aniversário, a mensalidade no ginásio, um seguro de saúde com plano dentário, etc. Estes benefícios podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, o que os irá motivar e fazer com que se sintam valorizados.

5. Promover a aprendizagem

Tal como referido anteriormente, uma empresa evolui à medida que os seus colaboradores também evoluem. Uma excelente maneira de promover essa evolução é investindo em formações e workshops, e até permitindo a sua participação em conferências e outros eventos relevantes para a sua indústria.

Todas estas medidas apoiam os seus colaboradores no desenvolvimento das suas capacidades e é uma das melhores formas de fazer com que eles se sintam valorizados.

6. Criar eventos de teambuilding

A motivação dos colaboradores também está intimamente relacionada com o quão integrados se sentem nas suas equipas e na empresa. Uma excelente maneira de melhorar esta integração é criando oportunidades para os seus colaboradores interagirem entre si num ambiente descontraído

Estes momentos de interação podem ser em eventos simples como uma happy hour, festas de Natal ou até mesmo retiros durante o fim de semana, para atividades de teambuilding.

7. Ter um processo de onboarding bem estruturado

Todos sabemos que os primeiros dias num novo cargo e numa nova empresa não são fáceis. Por isso, uma forma de fazer com que um colaborador se sinta valorizado e integrado desde o início é tendo um processo de onboarding bem estruturado.

Este processo deve dar tempo suficiente ao novo colaborador para se habituar às suas novas funções antes de assumir o cargo de forma autónoma e permitir que este conheça toda a equipa.

8. Criar e manter uma relação de confiança

Criar uma relação de confiança começa por mostrar que confia nos seus colaboradores e uma excelente maneira de o fazer é atribuindo liberdade, confiando que os seus colaboradores irão usá-la com responsabilidade.

Na prática, isto pode ser feito através da flexibilidade de horários de trabalho ou dando a possibilidade aos seus colaboradores de trabalhar remotamente, sempre que possível e quando houver essa necessidade.

Ao implementar diferentes modelos de trabalho, irá permitir que todos beneficiem de uma maior qualidade de vida, confiando que a produtividade não será afetada negativamente.

Poderá ter surpresas muito agradáveis, já que os modelos de trabalho híbrido e remotos muitas vezes se traduzem num aumento de produtividade, graças a uma maior satisfação dos colaboradores.

9. Cultivar uma cultura organizacional

A cultura de uma empresa é o que permite manter um equilíbrio entre atingir as metas estabelecidas, sem que se perca a satisfação no trabalho. Ela é composta por diferentes elementos, incluindo os valores e a missão de uma empresa.

Promover uma cultura organizacional não se limita a definir os valores e missão de uma empresa, é preciso vivê-los no dia a dia. Isto só é possível quando uma empresa é transparente nas suas ações e todos os seus colaboradores conhecem bem a sua cultura e identificam-se com ela.

Ao estarem integrados na cultura da empresa, os colaboradores ganham um sentimento de pertença que faz com que se sintam valorizados.

10. Fazer melhorias no escritório (se aplicável)

Finalmente, no caso de o seu negócio possuir escritórios, um grande fator de motivação passa por assegurar que todos os seus colaboradores têm as melhores ferramentas e recursos disponíveis para realizarem o seu trabalho.

Este ponto não se prende apenas com ferramentas de trabalho mas também com um espaço de trabalho agradável, iluminação e temperatura adequadas, espaços convidativos e mobiliário ergonómico.

Valorizar os seus colaboradores não é uma tarefa difícil e pode fazer muita diferença no seu negócio.

Até a simples mudança para um programa de faturação certificado de fácil utilização, como o InvoiceXpress, pode ajudar a diminuir a frustração na hora de emitir faturas, e melhorar a motivação dos seus colaborares que lidam com a faturação.

Colaboradores que se sentem realmente valorizados e cujo esforço é reconhecido, estão mais motivados para dar o seu melhor e atingirem os objetivos individuais e de equipa.

No entanto, esta prática requer um olhar atento para que todas as necessidades dos colaboradores sejam identificadas e resolvidas atempadamente.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!