Qual a importância de criar parcerias para fazer crescer a faturação do seu negócio


O mercado está cada vez mais competitivo, os clientes cada vez mais proativos e exigentes, e, por esse motivo, as parcerias trazem muitos benefícios, seja para pequenas e médias empresas (PME), freelancers ou empresários em nome individual (ENI). Atente neste nosso artigo e saiba mais sobre a importância de criar parcerias para fazer crescer a faturação do seu negócio.

À medida que profissionais talentosos dão o salto para o empreendedorismo, torna-se cada vez mais importante encontrar maneiras inovadoras de os negócios permanecerem no topo do seu setor, operarem com mais eficácia e eficiência e expandirem-se num mercado em constante mudança.

O desenvolvimento de parcerias é um método estratégico de fazer crescer o negócio, pois permite que as empresas façam promoção cruzada, cresçam com base nos pontos fortes uns dos outros, preencham lacunas em áreas subdesenvolvidas, partilhem conhecimento, atraiam novos clientes e expandam as ofertas de produto e serviços para os clientes existentes.

Em que consiste uma parceria?

Uma parceria é a cooperação entre diferentes entidades que procuram atingir objetivos empresariais comuns. Também chamada de parceria estratégica, é uma tática capaz de impulsionar o nome da empresa e de fazer as coisas acontecerem, gerando benefícios para todos os envolvidos. 

Ao contrário do que possa pensar, as parcerias não são apenas para empresas de grande dimensão. Por não possuírem tantos recursos (especialmente financeiros) para realizar grandes investimentos, trabalhadores independentes em regime de freelancing, ENI e PME, têm muito a ganhar com relações profissionais estratégicas, para que permaneçam mais competitivos num mercado em constante mudança.

Portanto, uma parceria é um sistema de colaboração que traz uma oportunidade real de se dar a conhecer e aumentar as suas oportunidades de negócio.

Vantagens em estabelecer uma parceria com uma entidade externa

Estabelecer boas parcerias empresariais é muito importante, especialmente para quem está a iniciar um negócio, pois ao estar ligado a bons profissionais, consegue agregar valor à sua empresa. Ao unirem esforços, crescerem juntos e resolverem desafios profissionais, tornam-se mais competitivas.

Um negócio que, inicialmente, tenha crescido de forma natural, eventualmente necessitará de um impulso para continuar a inovar e expandir, ou seja, requer o estabelecimento de parcerias estratégicas para melhorar os resultados de negócios. Afinal de contas, a união faz a força.

O que ganha, então, em estabelecer uma parceria?

Menos burocracia

Geralmente, as parcerias entre empresas tendem a reduzir burocracias de ambos os lados, facilitando os processos internos dos envolvidos. Ao agilizar os procedimentos laborais, aumenta a produtividade e deixa tempo para a criatividade e atuação estratégica.

Mais competitividade

Empresas que contam com o apoio de outras entidades tornam-se mais competitivas, por otimização dos processos e das condições oferecidas. Além das negociações se tornarem mais fáceis, diferencia-se da concorrência.

Expansão do mercado

Ao firmar novas parcerias, o alcance de todas as empresas envolvidas é amplamente potencializado. As empresas parceiras divulgam os produtos e serviços uma da outra e abre-se a possibilidade de explorar novos mercados, usando os recursos e experiências da outra empresa, sem a necessidade de alocar recursos financeiros significativos.

Dessa forma, o negócio chega com muito mais facilidade a um público que ainda não é seu principal consumidor, mas que se pode tornar em cliente.

Notoriedade da marca

Fechar parceria com uma marca já conhecida e respeitada pelo público é uma forma de aumentar a confiança e brand awareness. Fazer parceria com a empresa certa, ajuda a aumentar a perceção positiva da sua empresa, bem como pode ajudar a mudar as ideias pré-concebidas e limitativas que possam existir sobre o seu negócio.

Amplificação de competências

Ao estabelecer uma relação estratégica com uma empresa com fortes competências em áreas complementares à sua, a sua oferta torna-se mais completa e atrativa. Consequentemente, a sua empresa desenvolve uma imagem positiva no mercado, criando um diferencial competitivo.

Além disso, tem acesso ao know-how exclusivo da empresa com a qual faz a parceria. Desde estratégias de marketing a especializações técnicas, terá contacto com ideias e sugestões que podem ampliar a sua estratégia interna.

Buzz social

Quando duas ou mais marcas unem esforços, isso dá às pessoas do que falar. Dos comentários nas redes sociais à cobertura jornalística, artigos em blogs e, até, o passa-a-palavra, o buzz social pode ser um impulso para a visibilidade de ambos os negócios.

Qual a importância das parcerias para o crescimento da faturação e para o sucesso do seu negócio?

A partir do momento em que estabelece uma parceria estratégica com uma marca da sua área de atuação, passa a ser possível apresentar preços mais atraentes para os seus clientes. Como deixam de disputar clientes através do critério financeiro, passam a oferecer um valor ajustado ao tipo de serviços que oferecem, aumentando a faturação.

Também, quanto maior for a carteira de clientes e a área de influência, mais vendas obterá, logo mais capacidade de negociar os preços de matéria-prima junto aos fornecedores terá. A redução de custos com a matéria-prima permite ter uma margem de lucro superior. Ou, se preferir, permite que tenha preços mais baixos e, por conseguinte, mais competitivos, levando à angariação de um maior número de clientes.

Investir numa parceria é investir em infraestruturas, equipamento e equipa, tornando-se mais rápido, consistente e bem-sucedido. É um instrumento que permite que o mercado evolua e entregue soluções cada vez melhores aos consumidores, aumentando a sua satisfação. Os clientes satisfeitos são os melhores embaixadores da sua marca, já que a publicitam de forma gratuita.

Como começar uma parceria

As colaborações estratégicas devem atender as necessidades das entidades envolvidas para que sejam, de facto, vantajosas. As parcerias devem ser usadas como um instrumento facilitador de entrada no mercado ou para reforçar e impulsionar a imagem da marca.

Para conseguir parcerias estratégicas relevantes e de sucesso, deve ter em consideração alguns fatores cruciais, que vão definir a trajetória da união. Enumeramos os mais importantes.

1. Analise o mercado

Identifique novas oportunidades de negócio, para que se possa aliar a empresas de setores de atuação que complementem o seu serviço. Que produtos ou serviços pode agregar aos seus para dar início a uma parceria comercial frutífera?

Ofereça algo que extrapole a sua área de atuação, mas seja atrativo para os clientes da sua empresa. Assim, saberá exatamente com quem se deve unir para enriquecer a experiência do consumidor.

2. Identifique possíveis parcerias

Procure parceiros estratégicos que possam criar um diferencial competitivo e alavancar o crescimento da sua empresa, e vice-versa. Claro que, para uma parceria ser efetivamente frutífera, deve ser vantajosa para todos os envolvidos. Por isso, ao abordar os possíveis parceiros de negócio, demonstre o que cada parte tem a ganhar com esta colaboração.

Faça benchmarking para analisar as potenciais empresas parceiras, os seus produtos ou serviços, processos, público-alvo e desempenho relativamente à concorrência. Os seus parceiros não são, necessariamente, do mesmo nicho que o seu, mas a audiência deve ter os mesmos interesses que a sua persona, para que seja feita uma divulgação assertiva e eficaz.

3. Faça networking

O networking é fundamental para qualquer empresa ou empreendedor, especialmente para os negócios de menor dimensão ou que ainda estão no início, de modo a que se possam expandir, ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado.

Fortaleça a rede de contactos ao participar em eventos, projetos, pesquisas, workshops, entre outros. Não só é a melhor forma de conhecer outras entidades, como é um bom método para que estas conheçam os seus atributos e diferenciais de negócio.

Além disso, a relevância de ter uma boa rede de contactos prende-se com a qualidade das parcerias que poderá vir a estabelecer.  Conexões de qualidade são aquelas formadas por pessoas ou empresas que o inspiram, apoiam e oferecem possibilidades de desenvolvimento profissional. Contudo, uma rede de contactos requer que a relação seja bilateral, isto é, a sua presença e trabalho também deve enriquecer a outra parte.

4. Associe-se às empresas que melhor respondem às suas necessidades e expectativas

Depois de identificar as organizações passíveis de se tornarem boas parceiras de negócio, selecione aquelas que realmente podem tornar-se alianças de cooperação fortes e duradouras.

Conheça a pessoa por trás da empresa. É muito mais fácil trabalhar com empreendedores ou empresas cujos valores e perspetivas estejam alinhados com os seus. A incompatibilidade de pensamentos e objetivos irá inviabilizar a obtenção de resultados.

5. Apresente a sua proposta de parceria

Elabore uma proposta de parceria personalizada para cada entidade que contactar. Apresente os benefícios expectáveis dessa colaboração estratégica, e de que forma isso pode gerar brand awareness, aumentar as vendas e superar a concorrência. 

Estude minuciosamente a outra empresa, de modo a apresentar uma proposta de valor atrativa e irrecusável. Faça uma apresentação formal, explicando a ideia central e as ações a serem tomadas e demonstrando comprometimento e profissionalismo.

6. Comunique eficazmente com os seus parceiros

As marcas envolvidas na cooperação estratégica devem ter um tipo de comunicação alinhada. Para que isso aconteça, é crucial que a comunicação entre as empresas seja igualmente clara e eficaz. Quando os parceiros trabalham com um objetivo em comum, a mensagem passada à audiência é mais persuasiva e segura. 

A falta de comunicação é um dos erros mais comuns das parcerias que falham. É importante que haja uma gestão de expectativas em relação aos resultados da colaboração, de modo a evitar mal-entendidos e frustrações. Assim sendo, no momento de alinhar os detalhes, comunique de maneira objetiva e compreensível e garanta que todos os envolvidos estão cientes das suas funções, obrigações e direitos.

7. Meça os resultados

À semelhança de qualquer outra área do seu negócio, as parcerias devem ser medidas, para que possa avaliar o resultado geral dessa colaboração estratégica.

Medir os resultados permite-lhe saber o que funcionou bem, o que correu mal e decidir se vale a pena manter a parceria ou não. Também consegue perceber se o tipo de cooperação estabelecida pode ser replicada futuramente com novas entidades.

O sucesso da parceria não é ditado apenas pelo aumento das vendas. Algumas das métricas que podem ser utilizadas para avaliação da parceria são os custos, o índice de reclamações ou elogios dos clientes, o retorno sobre o investimento (ROI) e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Todavia, não se esqueça: há sempre espaço para melhorias.

Igualmente proveitoso, estratégico e importante para o crescimento e sucesso do seu negócio, é a subscrição de um programa de faturação online. Tal como uma parceria, utilizar um software de faturação online certificado é importante para a produtividade de um negócio.

Para além de económico, prático e seguro, o InvoiceXpress não requer conhecimentos técnicos ou especializados para ser utilizado. É particularmente útil para trabalhadores independentes e pequenas e médias empresas, uma vez que não tem fidelizações e disponibiliza apoio ao cliente, para que nunca se sinta sozinho na sua viagem profissional. O programa de faturação InvoiceXpress é ainda o único software na área da faturação em destaque no Portugal Fintech Report 2021.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!