5 formas de desenvolver a sua criatividade


A criatividade é uma das principais características de um empreendedor de sucesso. Apesar de algumas pessoas serem tendencialmente mais criativas do que outras, a criatividade pode ser treinada.

A criatividade é o que permite encontrar novas formas de resolver problemas, abordar situações ou de comunicar com os outros. Todos estes aspetos são importantes para o percurso de um empreendedor ou freelancer que quer desenvolver o seu negócio.

Ser capaz de fazer novas ligações e de ter ideias diferentes é o que ajuda a que haja inovação nos negócios e, por isso, esta é uma das características principais que encontramos em empreendedores de sucesso.

A criatividade é muitas vezes vista como um dom natural ou talento. Mas na realidade, apesar de algumas pessoas terem mais facilidade em ser criativas do que outras, esta capacidade pode ser desenvolvida.

Quanto mais tentar incorporar a criatividade na sua vida, mais irá desenvolver esta capacidade. Por isso, neste artigo, partilhamos consigo algumas formas de o ajudar a desenvolver a sua criatividade.

5 formas de um empreendedor desenvolver a sua criatividade

1. Quebre a rotina regularmente, procurando experiências novas

Pessoas criativas procuram novas formas de fazer as coisas e não aderem à ideia de que “sempre foi assim, por isso deve continuar a ser igual”. Fazer as coisas sempre da mesma forma faz com que se crie um hábito e o hábito pode esconder boas oportunidades de fazer mudanças criativas.

No entanto, para ser criativo não basta fugir do hábito num contexto de trabalho. Se a sua vida pessoal for muito previsível, sem grandes variações e seguir a mesma rotina sem que haja espaço para novas experiências, também se torna difícil ser mais criativo.

Por isso, procure sair da sua zona de conforto, fazer atividades diferentes ou colocar-se em situações novas.

Viajar é uma excelente forma de fazer isto. Ao viajar estará a expôr-se a lugares novos, pessoas diferentes e culturas diferentes que o ajudarão a abrir a sua mente e a conhecer novas mentalidades que acabarão por ter um impacto na sua maneira de pensar.

2. Descubra qual o ambiente que o ajudará a ser mais criativo

Algumas pessoas conseguem ser mais criativas enquanto ouvem música, outras preferem o silêncio. Algumas pessoas trabalham melhor num escritório movimentado, outras no ambiente calmo da sua casa. Diferentes pessoas trabalham melhor em diferentes condições.

Para além do que ouve e vê, as horas a que trabalha também podem ter um grande impacto na sua criatividade e produtividade. Algumas pessoas são mais produtivas e criativas durante a manhã, umas durante a tarde e outras até no escuro da noite.

O mais importante é que descubra quais são as condições que fazem sobressair o seu lado mais criativo e produtivo e recriá-las tanto quanto possível.

3. Agende algum tempo para ser criativo

Muitos pensam que só é possível ser criativo quando se está inspirado e, por isso, cometem o erro de esperar por essa inspiração.

Mas, como mencionámos no início do artigo, a criatividade pode ser desenvolvida e tal como muitos tiram tempo na sua agenda para ir ao ginásio e treinar os seus músculos, também é importante que agende tempo para treinar a sua criatividade.

Se está a trabalhar nalgum projeto no seu negócio que precise de criatividade, reserve tempo para se dedicar a ter ideias novas que possam ser úteis. Comece por eliminar quaisquer pensamentos negativos, auto crítica e julgamentos que possam estar a impedi-lo de desenvolver as suas ideias.

Anote todas e quaisquer ideias ou possíveis soluções para um problema num caderno. Não há ideias más, apenas ideias que precisam de ser mais trabalhadas. O objetivo, nestes momentos, é ter o maior número de ideias possível para depois poder desenvolver cada uma e filtrá-las até chegar à que mais se adequa à situação que tem em mãos.

4. Faça pausas para recuperar a criatividade

De certeza que já lhe aconteceu ter uma ideia num momento em que não estava à procura dela como durante o seu duche matinal ou enquanto conduzia. Ou até aconteceu que, depois de uma boa noite de sono, foi capaz de encontrar uma solução que parecia óbvia para um problema, mesmo depois de ter passado horas no dia anterior à procura dela.

Isto é porque o seu cérebro organiza muita da informação que recolheu ao longo do dia durante estas pausas.

Tal como é importante agendar tempo para ser criativo, também é importante desligar, especialmente, depois de ter passado muito tempo em frente ao computador ou se ter debruçado sobre o problema que quer resolver, e sentir que o seu pensamento parece um disco riscado, sempre à volta do mesmo raciocínio e não conseguindo quebrar esse padrão.

Quando isto acontece, o melhor que pode fazer é levantar-se e ir fazer outra coisa para desligar completamente. Assim, quando voltar, poderá olhar para o problema com “novos olhos”.

Pôr demasiada pressão sobre a sua criatividade não é uma boa solução e pode fazer com que se sinta encurralado.

5. Caminhe ou pratique outra forma de exercício físico

Em média, costumamos passar entre 7 a 15 horas sentados, por dia. Isto não só é terrível para a nossa saúde e humor, como também não nos ajuda a ser criativos.

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford concluiu que caminhar ajudou a melhorar o pensamento criativo.

Outro estudo publicado no site na Frontiers of Human Neuroscience demonstrou que o exercício regular ajuda-nos a ser mais criativos e que há uma ligação direta entre a atividade física e a função cerebral.

Por isso, se está a sentir muita pressão ou stress e precisa de espairecer, levante-se e faça uma caminhada ou calce os seus ténis desportivos e dê uma corrida. Apenas 30 minutos a andar podem ser o suficiente para melhorar a sua criatividade.


Existem diferentes formas de desenvolver a sua criatividade e estratégias diferentes funcionarão melhor para pessoas diferentes, mas o mais importante é que as teste e descubra as que funcionam melhor para si.

Ao início, pode parecer difícil e forçado mas, quanto mais tentar ser criativo e seguir as dicas que partilhámos consigo verá que, com o passar do tempo, será cada vez mais fácil ter ideias novas.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!