Como (e porque deve) criar uma página na Wikipédia sobre a sua empresa


A Wikipédia é uma plataforma global que não é estranha a ninguém. E, por isso mesmo, deve também ser encarada como um importante (e gratuito!) recurso para qualquer empreendedor. Como tal, se deseja aumentar a visibilidade online da sua marca, espreite este artigo e descubra as seis razões porque deve criar uma página na Wikipédia e como fazê-lo.

Hoje em dia, as pessoas tomam decisões com base em pesquisas feitas nos motores de busca. Portanto, de certeza que concorda que quanto mais visibilidade a sua marca tiver na web, melhores serão as suas conversões.

Normalmente, quando faz uma pesquisa no Google, a Wikipédia surge nos primeiros resultados. A principal razão para isso é a sua elevada autoridade de domínio, que ajuda a manter as suas páginas no topo para diversas pesquisas.

Dada a sua alta popularidade e confiança, a Wikipédia deve ser usada ​​para publicar informações sobre a sua atividade, a fim de promover o negócio e criar brand awareness. Como criar uma página na Wikipédia não é tarefa fácil, por isso, simplificamos o processo e apresentamos abaixo os motivos porque deve criar uma página Wikipédia da sua empresa e o passo a passo para o fazer.

O que é a Wikipédia?

A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online sem fins lucrativos e de licença livre, criada em 2001, cujo conteúdo é editado de forma colaborativa. Quer isso dizer que os artigos da Wikipédia são escritos pelos utilizadores, contribuidores voluntários e registados no site que, na verdade, podem ser qualquer pessoa.

A Wikipédia foi criada por Jimmy Wales e Larry Sanger, com o objetivo principal de fornecer informações neutras, imparciais e precisas sobre os mais variados assuntos, e deriva das palavras: wiki e enciclopédia. O wiki é um software que permite que os visitantes adicionem, removam e editem qualquer artigo, o que permite a atualização da informação de forma rápida. Porém, toda esta facilidade também contribui para que haja alguma controvérsia sobre a veracidade e confiabilidade dos assuntos.

Ainda assim, publicar uma página na Wikipédia contribui para o prestígio e desenvolvimento de uma imagem positiva da sua marca, bem como pode posicionar a empresa como uma autoridade para determinada área de negócio.

Ter uma página da Wikipédia também ajuda a impulsionar a estratégia de SEO, dado que a Wikipédia é uma fonte relevante.

Tendo em conta isto, detalhamos, abaixo, os benefícios de criar uma página na Wikipédia. 

Seis motivos porque deve criar uma página sobre o seu negócio ou marca na Wikipédia

1. Aumenta a visibilidade nos resultados de pesquisa

A Wikipédia aparece no topo dos resultados de pesquisas no Google por causa da sua autoridade de domínio consideravelmente alta. Quer isso dizer que, mesmo que o seu website não apareça nos primeiros resultados de pesquisa, a página da sua marca na Wikipédia aparecerá.

2. Obtém um impulso automático de SEO no Google

Cada página da Wikipédia foi desenhada para fornecer informações de alta qualidade sobre um termo de pesquisa específico. Ao ter uma página sua e dada a visibilidade e popularidade da plataforma, há uma boa chance de direcionar quantidades significativas de tráfego qualificado para o seu site. 

Como o volume de visitas é um dos fatores que contribui para melhor posicionamento nos motores de busca, estará a trabalhar o SEO de forma natural e simples.

Saiba que outras ações de SEO pode desenvolver para melhorar a posição das suas páginas nos motores de pesquisa, com o propósito de amplificar a visibilidade da marca, obter mais tráfego orgânico e aumentar conversões.

3. É uma excelente estratégia de link building

Apesar de os links na Wikipédia serem do tipo nofollow, estes estão visíveis para as pessoas que visitarem a página, sendo, portanto, uma fonte de tráfego para o seu website. Sendo um artigo pertinente, bem construído e efetivamente relacionado com o tema da página original, poderá ser referenciado noutras páginas da internet.

Como o Google classifica as páginas de acordo com a qualidade e a quantidade de links que apontam para as mesmas, quanto maior o reconhecimento externo sobre aquele conteúdo em particular, mais determinante se torna para a classificação no ranking do Google.

Se ainda não tiver notoriedade suficiente para criar uma página sobre o seu negócio, aplique a estratégia de link building relativa a links quebrados. Isto significa procurar links inativos nos artigos da Wikipédia e sugerir substituir esses links quebrados por outros ativos, relevantes e imparciais. Esta é uma abordagem menos intrusiva do que o acréscimo direto de novos links, uma vez que usa um espaço que já existia.

4. Contribui para brand awareness

Brand awareness é sobre presença, reputação e agregar valor à marca. Ter uma página na Wikipédia é sobre isso tudo também. Como é uma plataforma muito conhecida pelo público geral e recebe milhares de visualizações diariamente, é bastante útil para tornar a marca presente na vida do público, levar as pessoas a reconhecer o nome, valores, área de atuação, principais produtos e serviços. O objetivo final é que se identifiquem com a marca, tornando-se, eventualmente, clientes. 

5. Constrói credibilidade

Qualquer pessoa ou marca consegue ter uma presença nas redes sociais e no Google My Business, mas ter presença na Wikipédia não é para todos e sugere que é uma empresa legítima, especialmente importante e, por conseguinte, confiável.

6. Potencia as vendas

A Wikipédia desempenha um grande papel nas decisões de compra dos clientes porque as pessoas a usam, pelo menos ocasionalmente, como uma fonte de referência.

Fontes que assegurem a credibilidade de uma empresa são decisivas na tomada de decisão do cliente. Uma página bem construída, na Wikipédia, ajudará os potenciais clientes a converter, impulsionando o negócio e contribuindo, assim, para o aumento significativo de vendas.

Passo a passo de como criar uma página para a sua empresa ou marca na Wikipédia

1. Criar uma conta

Aceda à página inicial da Wikipédia e clique em "Criar conta" no canto superior direito ou faça login, caso já seja detentor de uma.

Insira as informações requisitadas - nome de utilizador, senha de acesso e endereço de e-mail, e clique em "Crie a sua conta".

Logo de seguida, irá receber um e-mail para confirmar o endereço de e-mail vinculado à sua conta.

2. Tornar-se um utilizador autoconfirmado

A possibilidade de criar artigos, tanto em inglês, como em português, é restrita a utilizadores autoconfirmados, isto é, a contas com mais de quatro dias e que contribuíram com dez edições para a enciclopédia (incluindo edições excluídas).

Para proceder a edições, basta aceder a um artigo e clicar em “Editar” no canto superior direito. Quando tiver terminado, clique em “Publicar alterações”. Se não souber por onde começar, na coluna do lado esquerdo tem a opção “Página aleatória”, que o encaminhará para uma página que carece de informações. Use as sugestões da Wikipédia como ponto de partida.

3. Criar a página

Depois de se tornar um utilizador autoconfirmado, é o momento de criar a página sobre o negócio ou marca.

Na coluna da esquerda encontrará o link “Criar página”, que o levará ao guia de edição do seu primeiro artigo. Nessa página, tem um botão azul que diz “Experimente o assistente para criação de artigos”. Clique para obter ajuda na tomada de decisão e definição do tipo de conteúdo que pretende adicionar, de modo a que sua contribuição esteja dentro das regras do projeto Wikipédia.

Depois de passar pelas 6 etapas do guia de criação de artigos, insira o título do mesmo e clique em “Crie este artigo”, e está pronto para começar a desenvolver o texto. Altere o modo de edição (no botão que se parece com um lápis, do lado direito da caixa de texto) para “Editor visual” ao invés da “Edição de código-fonte”, que abre por definição, uma vez que é mais simples e intuitivo para o desenvolvimento do artigo.

Diariamente, são apagados centenas de artigos da Wikipédia por falta de notoriedade ou consistência com a plataforma ou conteúdo tendencioso. Por isso, ao criar a página sobre a marca ou negócio deve ter em consideração os seguintes aspetos:

1. A Wikipédia é, em última análise, uma enciclopédia, portanto, para provar a validade do tópico criado, deve incluir material passível de verificação, ou seja, suportado por fontes fidedignas. São consideradas fontes confiáveis livros, jornais, revistas, publicações académicas e sites de renome independentes do assunto. Não inclui as redes sociais, comunicados à imprensa e perfis corporativos.

Idealmente, as referências utilizadas devem ter a sua própria página da Wikipédia Lembre-se que uma mera menção da marca numa publicação não é suficiente - o artigo referenciado deve ser sobre o assunto e não apenas uma breve referência.

2. Seguir as recomendações e convenções da plataforma, no que diz respeito ao estilo de construção dos artigos, de modo a garantir a sua uniformização, consistência de linguagem, layout e formatação entre artigos, facilitando a compreensão, manutenção e expansão da Wikipédia.

3. O artigo deve ser redigido de forma clara, informativa e imparcial. Não faça autopromoção da sua marca, serviços ou produtos. Deve manter um ponto de vista neutro e distanciar-se emocionalmente, escrevendo de forma objetiva e expositiva sobre a empresa.

4. À medida que a sua página na Wikipédia se vai qualificando nos motores de busca, é vital que a vá atualizando regularmente, para que forneça sempre informações pertinentes. Desse modo, mantém a transparência, o que é reconfortante para os utilizadores, clientes e potenciais clientes.


Já está convencido sobre a importância de criar uma página na Wikipédia sobre a sua empresa? Então, coloque mãos à obra e seja resiliente. É um trabalho moroso, mas valioso. Se ainda está aquém de se qualificar para ter uma página própria na Wikipédia, comece por trabalhar na notoriedade da marca através de relações públicas.

Mais simples do que criar uma página na Wikipédia, mas igualmente vantajoso, é utilizar o software de faturação certificado InvoiceXpress. Com o InvoiceXpress consegue emitir faturas em segundos, definir as datas do envio e personalizar o conteúdo de cada mensagem, programar o envio automático de emails ou mensagens SMS para relembrar dos prazos de pagamento a decorrer e personalizar os seus documentos.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!