Pinterest Ads: como anunciar e porquê


O Pinterest Ads é um recurso que permite às empresas impulsionarem os seus Pins, e pode ser um excelente canal para conseguir bons leads e vendas. Saiba como anunciar no Pinterest em prol do seu negócio.

Os utilizadores do Pinterest procuram inspiração e ideias únicas, por isso, interações mais profundas e significativas são bem recebidas. Utilizar anúncios do Pinterest para fins de marketing, como aumento da notoriedade e conversões, pela sua particularidade de funcionar como um grande painel de ideias e inspiração, é sinónimo de desenvolvimento de estratégias de sucesso. Descubra mais sobre este assunto, neste artigo. 

O que é o Pinterest Ads?

À semelhança do que acontece em outras redes sociais, o Pinterest Ads é um recurso que permite que as empresas criem campanhas, dentro da plataforma, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos seus produtos ou serviços e, consequentemente, alcançar potenciais clientes. 

Com o Pinterest Ads tem a oportunidade de promover os seus Pins de forma estratégica, mantendo-os relevantes para as pesquisas efetuadas. Isto é, os anúncios aparecem no feed com base no histórico de navegação do utilizador e nos termos de pesquisa, como acontece com os anúncios do Google Ads.

Os anúncios desta plataforma, pela sua subtileza, alcançam o público que está ativamente à procura do seu produto e aumentam a notoriedade da marca, de forma pouco intrusiva. 

Quais são as vantagens do Pinterest Ads?

As vantagens do Pinterest Ads estão diretamente relacionadas com os benefícios da própria rede social. Portanto, da mesma forma que as publicações orgânicas inspiram e geram interesse no público, os anúncios feitos nesta plataforma têm uma potencialidade enorme.

O Pinterest:

  • serve de montra para os serviços ou produtos de uma empresa, tornando-o num forte impulsionador de tráfego para a sua loja online;

  • contribui para aumentar as taxas de conversão, ao reduzir o número de etapas entre a descoberta e a aquisição do bem ou serviço;

  • mostra anúncios pertinentes no preciso momento em que o utilizador procura inspiração, o que potencia as vendas;

  • contribui para aumentar o alcance e o reconhecimento da marca ou produto, dado que é uma plataforma mais direcionada para encontrar ideias do que para arrecadar seguidores, logo, a interação com os conteúdos é mais focada;

  • cria uma experiência de compra diferenciada, porque as pessoas são motivadas pela inspiração;

  • permite criar uma conexão com os clientes e potenciais clientes, interagir e conhecer os seus gostos;

  • aumenta o alcance e notoriedade da marca, dado que os Pins estão vinculados à fonte original e, ao aparecem regularmente nas páginas dos seus seguidores, vão reforçando a sua identidade;

  • é a segunda rede social que mais tráfego atrai, em Portugal, portanto, investir em anúncios é uma excelente forma de impulsionar as vendas tanto online, como offline

  • não está tão saturado quanto outras redes sociais, logo o custo com os anúncios é mais eficiente;

  • atribui um link a cada Pin, o que, por si só, não traz grande vantagem às estratégias de SEO (pois é no follow), mas poderá conduzir, até ao seu conteúdo, utilizadores com blogs pertinentes, nos quais poderá, efetivamente, criar links.

Quais os formatos de anúncio disponíveis no Pinterest Ads?

Como é uma rede social visual, os anúncios do Pinterest estão disponíveis em formatos que valorizam essa experiência. São eles:

Normal

Este formato padrão tem como foco o produto através de uma imagem simples, na vertical ou quadrada, sendo a primeira opção a preferencial. O Pinterest recomenda a proporção de 2:3 (por exemplo, 1000 x 1500 pixels), dado que outras proporções podem cortar o Pin ou afetar negativamente o seu desempenho.

Boas práticas dos anúncios em formato padrão:

  • Posicione o produto ou serviço ao centro e de forma destacada.

  • Coloque o seu logótipo em todos os Pins, de forma subtil, evitando apenas o canto inferior direito, já que esse fica coberto por ícones da própria plataforma.

  • A descrição deve ser concisa e direta (até 500 caracteres). Deve criar Pins distintos para cada país ou região que pretenda alcançar, com o respetivo texto traduzido.

  • Otimize o título e não ultrapasse os 100 caracteres. 

Vídeo

Formato ideal para chamar a atenção de forma criativa e envolvente, através de storytelling. Sugere-se uma duração de 6 a 15 segundos para anúncios, a utilização de legendas e de conteúdos dinâmicos.

Boas práticas dos anúncios de vídeo:

  • Prenda a atenção dos utilizadores nos primeiros segundos através de uma apresentação atrativa. 

  • Selecione uma imagem de capa que resuma o conteúdo do vídeo.

  • A descrição deve ser concisa e direta (até 500 caracteres) e o título não pode ultrapassar os 100 caracteres. 

Carrossel

Permite a utilização de várias imagens num único anúncio, permitindo um nível de detalhe maior sobre o produto ou serviço. Cada carrossel pode incluir até cinco imagens, cada uma com link e descrição própria. A proporção ideal e boas práticas seguem as mesmas orientações do Pin normal. 

Coleções

Formato que facilita a combinação de diferentes imagens e vídeos, mostrando todas as funcionalidades do produto. Ou seja, há uma imagem principal destacada e mais três por baixo dessa (em feeds de dispositivos móveis). Um bom exemplo de utilização deste formato é mostrar uma composição de look, na imagem destacada, e as peças que o compõem, em separado, nas restantes.

Boas práticas dos anúncios no formato coleções

  • Um criativo principal, um mínimo de três criativos secundários e um máximo de 24.

  • A imagem principal deve ter uma proporção de 1:1 ou 2:3 e pode ser diferente das proporções das imagens secundárias. No entanto, todas as imagens secundárias têm de ter a mesma proporção, sendo recomendada que seja 1:1. Caso contrário, poderá ser feito um recorte com base no centro da imagem.

  • As descrições não são apresentadas em coleções patrocinadas, mas são essenciais para que o algoritmo determine a sua relevância para apresentação ao público-alvo.

Como usar o Pinterest Ads: diretrizes para criar seu anúncio

Se já tiver uma conta no Pinterest, converta-a numa conta empresarial. Caso não tenha, comece por criar um perfil para o seu negócio.

  1. Assim que tiver convertido a sua conta num perfil empresarial, passará a ver o separador “Anúncios” no menu superior. Clique aí e, em seguida, em “Criar anúncio”.

  2. Escolha o objetivo da campanha:

  • Notoriedade da marca: ajuda os utilizadores a descobrirem a sua marca, produtos e outros serviços.

  • Visualizações de vídeos: promoção de vídeos para que a marca seja descoberta.

  • Consideração: para que mais pessoas cliquem no seu anúncio;

  • Conversões: leva os utilizadores a executarem determinadas ações no seu website.

  • Vendas por catálogo: promove o seu inventário de produtos.

Os objetivos da campanha devem ser um reflexo dos objetivos gerais da empresa.

  1. Atribua um nome à campanha, defina o orçamento e a duração dos anúncios.

  2. Selecione a estratégia de segmentação:

  • Voltar a contactar utilizadores: para alcançar utilizadores que interagiram com a sua marca (listas de clientes, interações, visitantes do website ou segmentação dinâmica).

  • Descobrir novos clientes: estratégia para encontrar potenciais clientes.

  • Escolher a sua segmentação: para definir manualmente a audiência.

  1. Escolha os Pins a adicionar à campanha. Pode selecionar dos seus álbuns ou criar. 

  2. Insira os dados de pagamento e faturação e aguarde aprovação.

Posteriormente, utilize as ferramentas de análise para medir o sucesso dos seus anúncios. Os relatórios ajudam a entender o comportamento do seu público-alvo, bem como o desempenho da campanha. 

Em suma, o Pinterest é uma plataforma que marca pela diferença, por isso, aproveite a liberdade criativa que esta plataforma lhe dá e crie um vasto grupo de anúncios que represente o seu negócio de forma fidedigna e apelativa. Aplique, também, estas 10 estratégias para vender através do Pinterest, de forma a impulsionar o seu negócio nesta rede social com imenso potencial.

A seguir, invista num software de faturação à sua medida, simples de utilizar e sem fidelização. O InvoiceXpress é destinado a empresas de serviços, freelancers, profissionais independentes e lojas online, e permite-lhe emitir faturas em segundos e sem complicações.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!