Coaching para empreendedores: Como esta ferramenta pode impulsionar o sucesso do seu negócio


Para muitas pessoas, empreender significa criar um negócio movido por um propósito. No entanto, poucas são as que têm uma visão clara sobre como fazê-lo e é aqui que o coaching pode fazer toda a diferença. Saiba mais sobre como esta ferramenta o pode ajudar a criar um negócio bem sucedido.

Muitas pessoas associam o empreendedorismo à realização pessoal. Ou seja, para estas pessoas, empreender significa ter um propósito que move os seus projetos. Significa dar vida aos seus sonhos. Significa serem protagonistas das suas próprias vidas e correr riscos.

No entanto, não basta ter vontade de empreender. É preciso saber como entrar no mundo empresarial e elaborar um plano com uma boa possibilidade de sucesso. Para além disto, para vingar no mercado, todos os negócios têm de ter a capacidade de se atualizarem e evoluírem à medida que o próprio mercado evolui.

É exatamente aqui que o coaching para empreendedores pode fazer toda a diferença entre um negócio bem sucedido e um sonho que ficará eternamente à espera de ser concretizado.

O que é o coaching?

O objetivo do coaching é o de dar apoio, motivação e guiar os empreendedores, fazendo com que estes mantenham o seu foco para que possam criar e fazer crescer os seus negócios. Um coach é a pessoa que irá trabalhar em conjunto com o empreendedor para esse efeito.

Entrar num processo de coaching permitir-lhe-á aumentar o seu grau de autoconhecimento, identificando os seus pontos fortes e fracos. Consequentemente, isto irá ajudá-lo a identificar quais são as características que precisa de desenvolver como empreendedor e líder de um negócio

Um coach também o irá ajudar a perceber se a sua ideia de negócio tem potencial e a fazer os ajustes necessários. Posteriormente, trabalharão em conjunto para montar um plano, considerar métodos, objetivos e identificar padrões de comportamentos que poderão ser um desafio durante a sua jornada de empreendedorismo.

O apoio de um profissional com mais conhecimento e experiência pode fazer a diferença para que o seu negócio se destaque dos seus concorrentes e é útil em qualquer fase. 

No entanto, torna-se particularmente importante numa fase inicial visto que, como vimos anteriormente, ao ter o apoio de um coach na validação da sua ideia, irá evitar investir demasiados recursos na criação de um negócio com poucas possibilidades de sucesso.

3 vantagens do coaching para empreendedores

Conforme mencionámos acima, a fase inicial de um negócio é aquela que mais beneficia da contratação de um serviço de coaching. Isto porque, nesta fase, todo o apoio é importante para garantir que a motivação e força de um novo projeto não se perde e que todos os esforços estão a ser bem direcionados.

Por isso, as principais vantagens de coaching para empreendedores são:

  1. Melhorar o autoconhecimento: um coach irá ajudá-lo a identificar os seus valores, a sua missão e o seu propósito, para garantir que a sua ideia de negócio vai ao encontro a estes. Ao longo do processo de coaching também irá perceber que competências precisa de desenvolver, a afinar a sua capacidade de foco e liderança e dar-lhe as estratégias para que aprenda a lidar com situações de pressão;

  2. Poupar tempo: o apoio de alguém com mais experiência na criação e gestão de negócios vai permitir antecipar problemas e calcular riscos. Para além disto, ter outra pessoa que acompanhe as tendências do mercado também será importante para descobrir boas oportunidades, aproveitando-as a tempo para que tire o máximo de proveito delas;

  3. Otimizar a utilização de recursos: para além de poupar tempo, que é um recurso muito importante e escasso para os empreendedores, um coach também trabalhará em conjunto consigo para definir metas e identificar prioridades para saber como alocar os recursos de que dispõe. Finalmente, a análise dos seus resultados com o apoio de um coach será a chave para saber como pode ajustar as estratégias utilizadas de acordo com as necessidades do negócio.

Como escolher um coach?

Escolher um coach é um processo altamente subjetivo, já que depende de diversos fatores, como a sua área de atuação, e da importância que cada um deles tem para si. Algumas das características que deve considerar nesta busca são:

  • Formação e experiência profissional anterior;

  • Abordagem e filosofia de trabalho;

  • Certificações;

  • Programa ou metodologia que utiliza.

Apesar de todos estes pontos serem importantes, ainda assim a escolha é muito pessoal. Um bom coach é aquele que vê como um mentor de confiança, que realmente se irá preocupar com o seu sucesso e do seu negócio.

Em Portugal existem vários coaches de empreendedores que pode contactar. Aproveitamos para destacar o seguintes:



O coaching pode ser uma ferramenta muito poderosa para qualquer empreendedor, em especial para quem está numa fase inicial de criação do negócio. Um bom coach trabalhará em conjunto consigo para validar a sua ideia de negócio ou afiná-la para que esta vá ao encontro dos seus valores.

Não tenha medo de pedir ajuda e procurar um coach. Ele irá permitir antecipar problemas, evitar erros, ultrapassar desafios, desenvolver capacidades de liderança e de lidar com momentos de grande pressão. A experiência e formação de um coach pode fazer toda a diferença no caminho para a construção de um negócio bem sucedido.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!