5 principais características de um empreendedor de sucesso


Ser empreendedor está ao alcance de qualquer um. Mas existem algumas características que deve ter ou desenvolver para aumentar as suas probabilidades de sucesso.

Ter uma ideia de negócio é importante para que se torne num empreendedor e dê início ao processo de abertura e implementação de uma empresa. No entanto, para ser um empreendedor bem sucedido isso não será suficiente.

Há uma série de características comportamentais, também conhecidas como soft skills, que são transversais a grandes empreendedores e que, certamente, serão importantes para quem está a dar os seus primeiros passos na jornada de empreendedorismo.

5 características de um empreendedor de sucesso

1. Liderança

Naturalmente que a primeira característica a abrir esta lista tinha de ser a liderança. Um empreendedor de sucesso deve ser capaz de ser um bom líder. Mesmo que também goste de pôr as mãos na massa, é importante que consiga estabelecer metas coletivas e individuais, delegar tarefas e inspirar quem trabalha consigo.

Para além disso, bons líderes devem ser capazes de tomar decisões difíceis e defendê-las, já que são os principais responsáveis pela trajetória que o seu negócio segue. Isto inclui tomar decisões em relação a aspetos como a estratégia de alocação dos seus recursos e obtenção de financiamento.

Esta importante função também pode significar que muitas pessoas poderão não concordar consigo. No entanto, um bom líder deve ser capaz de levar as suas ideias até ao fim e, caso não tenha sido a decisão certa, saber tomar medidas corretivas também é igualmente importante.

Outro aspeto importante de uma boa liderança é uma boa comunicação, quer no momento da apresentação do seu negócio a possíveis investidores, quer na resolução de conflitos, na comunicação com o seu público-alvo ou ao motivar a sua equipa. Ao mesmo tempo, boa comunicação deve ter duas vias, ou seja, também deve estar aberto a receber opiniões diferentes e a ponderá-las.

2. Coragem

Coragem é indispensável para qualquer empreendedor, acima de tudo os de primeira viagem. Por muito que veja outros empreendedores a serem bem sucedidos, quando é a sua altura de dar o primeiro passo, o medo instala-se. Isto porque é uma experiência nova e desconhecida. 

Qualquer experiência nova cria receio, visto não haver garantias sobre o que o espera do outro lado. Por isso, a coragem, acima de tudo de dar o primeiro passo, é imprescindível porque, se não a tiver e não der início à sua atividade, nunca irá descobrir se a sua ideia de negócio tem pernas para andar.

Esta coragem deve ser suficiente para o ajudar a ultrapassar as críticas negativas, a ter alguma tolerância ao risco e, acima de tudo, conforto com o falhanço. Estar algo confortável com a possibilidade de falhar  vai ajudá-lo a ser capaz de avançar. 

Muitas pessoas têm tanto medo de falhar que preferem não arriscar. Se não arriscarem, é certo que nunca irão falhar, mas também é igualmente certo que não terão sucesso. Por isso, é impossível ser bem sucedido se não tiver a coragem de dar o primeiro passo, a coragem de arriscar e a coragem de falhar.

3. Perseverança

Esta característica está intimamente ligada à anterior. Isto porque não serve de muito ter a coragem para dar o primeiro passo se for desistir assim que se deparar com o primeiro sinal de adversidade. E, acredite, não há um único empreendedor de sucesso que não tenha passado por um período de maior dificuldade, incerteza ou mesmo falhas.

Para conseguir levantar-se depois de cada trambolhão, precisa de ser perseverante e manter-se firme nos seus objetivos e visão. Erros, falhas e adversidades são inevitáveis, mas um empreendedor bem sucedido vê-as como uma oportunidade de aprender e crescer e não como um beco sem saída.

É normal que, até encontrar a fórmula que funciona para o seu negócio, tenha de testar várias hipóteses. Mas ter perseverança é estar disposto a aprender com os seus erros e tentar fórmulas diferentes.

Por vezes, pode ser um percurso solitário que exige longas horas de trabalho e imprevistos que requerem que reformule todo o seu plano. Para que não se sinta tão sozinho e consiga aprender com os erros de outros para que evite cometer os mesmo, pode recorrer à ajuda de um mentor de negócios.

4. Versatilidade

Por muito importante que seja a perseverança, não interessa um empreendedor tentar a mesma hipótese uma e outra vez sem sucesso e continuar a seguir o mesmo caminho que já testou e falhou. Aqui, entra a importância da versatilidade.

Quando um empreendedor se depara com um erro, isso é um sinal bastante claro de que o caminho que tinha traçado não é aquele que o irá ajudar a atingir o seu objetivo final. Por isso, é importante ser versátil o suficiente para contornar os obstáculos que enfrenta. Ser versátil também implica manter uma mente aberta e estar disposto a testar novos caminhos, soluções ou mudar de rota sempre que necessário. 

Os negócios estão em constante evolução e todos os mercados têm algum grau de imprevisibilidade, podendo surgir novas oportunidades e desafios a qualquer altura. É impossível estar devidamente preparado para qualquer cenário, por isso, a versatilidade é crucial para garantir que o seu negócio continue a crescer, independentemente da realidade que enfrenta.

5. Criatividade

Para ser um empreendedor de sucesso é importante que seja capaz de fazer ligações entre pontos de forma que poucas pessoas tenham feito e pense de forma autêntica e inesperada. Deve ser capaz de ter ideias próprias, fugir a soluções comuns e ter espírito crítico face àquilo que já existe no mercado.

Sem criatividade não há lugar a inovação e criação de ideias novas. Isso não significa que todas as ideias novas e originais sejam um sucesso, mas a experiência que ganha é valiosa e, quanto mais ideias tiver, maior a probabilidade de encontrar aquela que lhe trará os resultados que espera alcançar.

Mesmo num negócio estabelecido, a criatividade é importante para que consiga encontrar novas soluções para os problemas ou desafios que o negócio enfrenta ou simplesmente novas formas de aumentar o seu volume de faturação.

Uma forma muito importante de desenvolver esta criatividade é através da curiosidade de testar novas hipóteses e também de estar em constante aprendizagem, mantendo-se a par de todas as evoluções do mercado e descobrindo novas práticas e tecnologias para que o seu negócio seja sempre atual e competitivo.

Ser empreendedor é mais do que ter noções de gestão empresarial, gestão de recursos humanos, marketing ou mesmo do mercado em si. A história mostra-nos que há algumas características que são transversais a todos os empreendedores de sucesso.

Muitas pessoas já têm uma predisposição natural para mostrar estas características. Mas as boas notícias são que, mesmo que não se identifique com alguma delas, a esperança não está perdida. É possível desenvolver estas capacidades e uma excelente ferramenta para o fazer é através de programas de coaching.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!