bemarca, a sua agenda em qualquer lugar


Ainda faz as marcações dos seus clientes em agendas de papel? João Cordeiro, o gestor do serviço e clientes da bemarca explica-nos como esta plataforma de gestão de agendamentos o pode ajudar a evitar esquecimentos, sobreposições e incompatibilidades de horários. E ainda dá os parabéns aos seus clientes por si!

Bemarca, gestão de agendamentos


O empreendedorismo bateu à porta de João Cordeiro e o engenheiro informático aceitou a oportunidade para mudar de vida. Sem grandes certezas, viu na necessidade específica de um cliente a oportunidade de criar um negócio por conta própria. Assim nasceu a becompi online solutions, a empresa que detém o SaaS bemarca, que o próprio nos explica de seguida como funciona.

O que o fez seguir a via do empreendedorismo?

A necessidade de uma mudança radical na vida profissional que tinha na altura. Sinceramente, nunca me tinha passado pela cabeça ser empreendedor. Na altura só tinha a certeza de três coisas: continuar na minha área de formação (engenharia informática), trabalhar em projectos mais diversificados e ter mais contacto com pessoas. Assim nasceu em 2012 a becompi, a empresa criadora da bemarca (em 2015).

O que inspirou o desenvolvimento da bemarca e o que diferencia este serviço?

Foi a necessidade específica de um cliente que tinha vários dossiers com fichas de clientes em papel, tornando-se um “inferno” cada vez que as tinha de consultar. Foi a partir daqui que nasceu a bemarca, uma plataforma que tem como principais características:

  • Ser simples e de fácil aprendizagem (não temos manual de utilizador. Se um cliente não conseguir perceber o funcionamento sem explicação, algo está errado e temos de melhorar a usabilidade);
  • Estar acessível em qualquer lado e a qualquer hora;
  • Permitir a gestão de várias agendas e vários colaboradores por agenda;
  • Enviar automáticamente lembretes de marcações para os clientes, através de SMS e email;
  • Guardar uma ficha de cliente e seu historial;
  • Criar e enviar campanhas de marketing.

Quais são as necessidades dos vossos clientes e como é que as trabalham?

As principais necessidades são consultar rapidamente a disponibilidade para agendar uma marcação. Com a bemarca, basta verificar a agenda para o dia pretendido e “clicar” na hora pretendida. Depois, pode pesquisar pelo cliente (caso não exista, poderá criá-lo, bastando introduzir só o nome), seleccionar o serviço e gravar. Simples e rápido! A outra grande preocupação que diminuimos é a incerteza do comparecimento dos clientes no dia seguinte. Com a bemarca não é necessário preocupar-se em lembrar os clientes de que têm uma marcação no dia seguinte (nem ter um colaborador no dia anterior a ligar ou enviar SMS). Enviamos automaticamente um SMS e/ou email a relembrar as marcações.

Quais são as especificidades de gerir e monetizar uma aplicação modelo SaaS?

Uma aplicação SaaS assenta muito na massificação de subscrições para sobreviver. Uma aplicação pode ser exactamente o que um cliente anda à procura, mas se o valor (que normalmente é o primeiro factor de decisão) não for atractivo, esta não tem sequer a hipótese de ser experimentada. O equilíbrio entre o preço e os problemas que se propõe resolver é que tornam uma aplicação SaaS bem sucedida. Por outro lado, a coesão da aplicação também é muito importante. Uma aplicação instável e em constante mudança pode colocar em causa a sua utilização.



João Cordeiro

Se tivesse 1 milhão de euros para investir no seu negócio, o que é que faria?

Apostaria em vários canais de divulgação. O marketing digital é muito importante nos dias que correm, assim como o tipo de plataforma que disponibilizamos. Mas, sobretudo, apostaria no potencial humano, tanto na parte comercial como na equipa técnica.

Não tendo 1 milhão de euros, como é que faz para desenvolver a bemarca?

Na parte comercial, contamos com uma rede de contactos e parcerias a nível nacional. Com estas parcerias conseguimos muitos dos nossos clientes, que nos trazem outros clientes por se encontrarem satisfeitos. É um verdadeiro efeito bola de neve. Na parte técnica, produzimos tudo “in house” através da becompi.

Qual é o principal desafio, ou os principais desafios, que sente na gestão do seu negócio e que estratégias usa para o superar?

O nosso principal desafio passa por convencer os nossos potenciais clientes a experimentar a bemarca. Depois do período experimental de um mês (30 dias de teste que oferecemos sempre), registamos uma taxa de conversão acima dos 90%.

Como caracteriza o espírito empresarial em Portugal ao nível do empreendedorismo e da competitividade?

Neste momento existe uma grande capacidade para criar e competir. Há cerca de 7 anos houve um “boom” no nascimento de novas empresas. Criar uma empresa tornou-se relativamente fácil e com a disponibilização de outros meios, como a empresa na hora e a criação via internet), tornou-se num processo mais rápido. Novas ideias começaram a surgir, outras foram ganhando forma através de inspiração nas anteriores. Com tudo isto, temos cada vez mais e melhores produtos e serviços, capazes de vingar não só no mercado nacional, como competir nos mercados internacionais.

O que mudou na sua vida desde que tem um negócio próprio? Faria algo de diferente?

Os horários deixaram de ser das 9h às 18h. A semana passou a ter mais dois dias. O escritório deixou de ser fixo. A remuneração passou a ser muito variável e instável. Mas não faria absolutamente nada de diferente. Sinto-me realizado e adoro cada desafio com que me deparo diariamente.

Que conselhos daria a quem se prepara para começar o seu próprio negócio?

Não tenham medo de arriscar. O “falhanço” faz parte do percurso de um empreendedor, o que importa é continuar e confiarmos no que fazemos. E nunca esquecer que os clientes são o nosso bem e activo mais valioso: um cliente satisfeito tem um grande potencial para trazer novos clientes. Nunca fechem uma “porta à chave”.

Como conheceu o InvoiceXpress? O que o fez escolher o nosso software de facturação?

Foi através de um parceiro nosso. A facilidade do acto de facturação em qualquer lugar. A simplicidade de usabilidade. Basicamente faz tudo aquilo que precisamos com poucos “clicks”.

O que destacam na utilização do InvoiceXpress? Como é que este programa é útil ao vosso negócio?

Na becompi, destaco o facto de podermos emitir guias de pagamento (orçamentos / pro formas) com algum nível de personalização e poder enviar os documentos directamente da plataforma, em vez de ter de redigir um email e adicionar um anexo, o que é muito útil. Na bemarca, é o facto de termos uma API disponível para automatizarmos o envio de facturas-recibo após renovação de subscrições.

Parabéns pela excelente plataforma. Aderi há 3 anos e tornei-me fã. Com base na simplicidade do vosso serviço, criei um produto SaaS que também permite a resolução de problemas diários de muitos dos nossos clientes. (…) Utilizo muito o InvoiceXpress como referência, fazendo a analogia com a gestão de marcações na bemarca.

Obrigada João pelas simpáticas palavras. Para acompanharem o trabalho e as novidades da bemarca podem visitar www.bemarca.pt ou seguir a sua página de Facebook.



Lúcia Valdevino

Com formação em artes e comunicação, encontrou na escrita uma das suas melhores formas de expressão. Curiosa e empreendedora, agarra qualquer desafio com criatividade. Adora viajar e assistir a espectáculos de teatro e dança.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação