Sucesso no Empreendedorismo: o papel de um(a) Assistente Virtual


A área de Assistência Virtual veio para ficar, e não me refiro à Alexa ou à Siri, mas sim à nova profissão em regime de freelancer que tem como intenção dar apoio a todos os empreendedores na gestão diária do seu negócio. Esta profissão é uma mais valia para as empresas e permite aos empresários poupar dinheiro ao investir num(a) Assistente Virtual.

Sucesso no Empreendedorismo: o papel de um(a) Assistente Virtual

Assistência Virtual: o que é?

A Assistência Virtual é um serviço online que tem como objectivo ajudar empreendedores a conseguir ter mais tempo para o seu negócio, delegando tarefas que normalmente desviam o foco dos empresários no crescimento da sua empresa.

O papel de um(a) Assistente Virtual (AV) é apoiar os empresários independentemente do sector em que actuam. A maioria das soluções digitais que um(a) AV oferece estão relacionadas com:

  • Serviços Administrativos
  • Recepção Virtual
  • Marketing Digital

Existem mais serviços que um(a) Assistente Virtual pode disponibilizar, mas a sua oferta irá sempre depender do nicho em que pretende actuar.

Assistência Virtual: quais as mais-valias para empresas e empreendedores?

Trabalhando lado-a-lado com um empreendedor, a/o Assistente Virtual dá apoio na estratégia e no crescimento do negócio. Ao delegar tarefas à/ao Assistente Virtual o empresário foca-se em outras áreas do seu negócio, e ganha mais tempo para dedicar à sua família. Quando temos alguém ao nosso lado que é organizado, focado no crescimento e que adora o que faz, os resultados a curto e longo prazo são notórios.

A Assistência Virtual vem sobretudo desmistificar uma crença antiga sobre o trabalho: ter um colaborador no escritório 8 horas por dia não significa que seja produtivo durante esse período. Muito pelo contrário, a taxa de produtividade de um colaborador no período normal de trabalho é de 3 horas.

O modelo de negócio de um(a) Assistente Virtual tem por base o número de horas que trabalha. Nesse sentido, ao contratar um(a) Assistente Virtual sabe que está a investir apenas no tempo que realmente precisa para executar uma tarefa sem ter que se preocupar com questões de seguros de trabalho ou Segurança Social, por exemplo. Contratar um(a) AV tem um custo inferior ao de contratar internamente um colaborador.

A Origem da Assistência Virtual

Foram vários os factores que contribuíram para o nascimento desta profissão. A evolução tecnológica e, principalmente, a mudança de paradigma no mercado laboral, onde o trabalho remoto, ou teletrabalho, passou a ser uma realidade para muitas empresas, foram, sem dúvida, dos que mais contribuíram. Outro factor importante foi a consciencialização de que é necessário existir um equilíbrio entre as horas de trabalho e o tempo com a família.

A realidade é que não existe propriamente uma “data de início”, no entanto, “reza a lenda” que com os efeitos da globalização, em 2000, surgiram serviços de call center em outsourcing, e que a partir daí apareceram os primeiros assistentes virtuais que ofereciam serviços de recepção virtual. No livro 4 Hour Work Week, o autor Tim Ferris descreve que já delegava parte das suas tarefas a uma Assistente Virtual.

A Assistência Virtual em Portugal

Em Portugal, a Assistência Virtual teve exactamente o seu boom em plena pandemia, durante a qual o teletrabalho começou a ser uma realidade para a maioria das empresas, pois até à data 3 em cada 5 não utilizava este sistema. Creio que com o teletrabalho houve uma consciencialização de que é possível trabalhar remotamente e manter os níveis de produtividade, e, no meu caso, surgiu a oportunidade de continuar a fazer as tarefas que já desempenhava a ajudar pessoas, com a possibilidade de ter o negócio próprio e trabalhar onde quero e quando quero.

Um dos grandes desafios é que esta profissão ainda não é muito conhecida pelos portugueses, pelo que a procura é inferior à oferta. No entanto, os empreendedores que vêm o teletrabalho como um processo normal no seu dia-a-dia conseguem encontrar valor ao contratar um(a) Assistente Virtual para apoiar na gestão do negócio.

Assistência Virtual: serviços mais requisitados

Um Assistente Virtual apoia um empreendedor de uma forma inigualável, pois tem ciente que o seu crescimento é também o dele. É sempre importante criar uma relação de confiança com os empresários, porque o sucesso de um(a) Assistente Virtual está directamente ligado ao sucesso do negócio ao qual está a contribuir.

Os empresários procuram um(a) assistente virtual que tenha bom sentido de organização, autonomia e que consiga executar tarefas sem necessidade de guidance por parte dos empresários. A ideia é retirar o peso das tarefas que desviam o foco do que é mais importante, crescer a empresa e ganhar mais clientes.

Se nos referirmos aos serviços que os AV prestam, actualmente o que me é mais solicitado são serviços de marketing digital e serviços administrativos. Dentro do marketing digital a maior procura prende-se na gestão de redes sociais, email marketing, geração de leads, gestão de anúncios de Facebook e criação de landing pages. Em relação aos serviços administrativos, falamos de gestão de email, gestão e inserção de dados em bases de dados, gestão da facturação e organização de arquivos.

Remote Solutions - Assistência Virtual

A Remote Solutions é um serviço de assistência virtual que procura ajudar empresários e consultores imobiliários a simplificar a gestão diária do seu negócio. A minha missão, como assistente virtual, é criar uma parceria e trabalhar em conjunto com o empreendedor na organização e execução das tarefas diárias com o objectivo de aumentar a facturação da sua empresa.

InvoiceXpress: facturação simplificada para Assistentes Virtuais

Um dos critérios de escolha para qualquer tipo de ferramenta que utilize para gerir o meu dia é que tem de ser simples e rápida de utilizar. E por essa razão o InvoiceXpress tem um papel fundamental na gestão diária do meu negócio e dos meus clientes.

A rapidez com que consigo criar uma factura, em poucos cliques, permite-me poupar tempo para que possa dedicar a outras tarefas. Tenho clientes que adoptaram o InvoiceXpress como o seu sistema de facturação, e sem dúvida que me trás paz de espírito saber que vou utilizar um programa tão simples e que torna o tema da facturação num tópico acessível. Outra grande mais valia é que sendo um software de facturação certificado permite-me estar mais descansada pois as facturas que emito são legais. Sempre que me perguntam por um programa de facturação eu recomendo o InvoiceXpress.

A Calculadora de Valor/Hora para Freelancers que o InvoiceXpress lançou recentemente é também uma ferramenta muito útil para os/as Assistentes Virtuais calcularem bem os seus custos, e ponderarem bem quanto devem cobrar pelo seu trabalho.


Rita Sargento

Assistente Virtual na Remote Solutions. Apaixonada por gestão, com mais de 7 anos de carreira no ramo imobiliário como Directora Comercial e especialista em Anti-Branqueamento de Capitais.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!