Registo de faturas com Código QR com a nova App e-fatura


A Autoridade Tributária (AT) lançou recentemente uma nova aplicação oficial - a e-fatura - através da qual é possível o registo imediato de faturas pela leitura do respetivo QR Code, ou a consulta das deduções acumuladas. Descubra o que esta app significa para as empresas.


Registo de faturas com Código QR com a nova App e-fatura

Leitura imediata de faturas através do Código QR

Em tempo de confinamento e pandemia, a Autoridade Tributária desenvolveu esta nova aplicação com o objetivo de “promover a digitalização e a simplicidade no relacionamento entre os contribuintes e a Administração Fiscal”, indica o próprio Ministério das Finanças.

A app e-fatura permite aos contribuintes o registo imediato das suas faturas, através da leitura dos Códigos QR presentes nas mesmas, e a sua consequente classificação, isto é, associar cada fatura ao tipo de dedução a que corresponde em sede de IRS.

Com esta nova aplicação oficial das Finanças os contribuintes ganham também um novo canal, de acesso ainda mais cómodo, para acompanhar e ficar a par do montante de benefícios acumulados com as suas faturas.

A aplicação já está disponível na Play Store e na App Store.

Qual a relevância desta aplicação para as empresas?

Como vimos em cima, esta aplicação da AT visa principalmente simplificar o registo de faturas por parte dos contribuintes (consumidores), mas o seu lançamento acarreta também algumas implicações para as empresas, nomeadamente em duas áreas:

1. CAE - Classificação Portuguesa de Atividades Económicas

Como sabe, o código CAE é um registo que identifica o ramo de atividade ou setor em que determinada empresa atua, mas cada empresa pode ter mais do que um CAE associado. É por esta razão que algumas faturas ficam pendentes no e-fatura, e quem tem de ser o contribuinte a indicar a que tipo de dedução correspondem.

Com esta nova aplicação, a validação de faturas por parte dos contribuintes torna-se ainda mais fácil e cómoda, pelo que é cada vez mais importante que as empresas não descurem a emissão dos documentos fiscais do seu negócio, e garantam que as suas faturas estejam em conformidade com todos os requisitos legais.

2. Faturas com Código QR

Lembra-se deste requisito legal? A introdução de QR Codes e do ATCUD (Código Único do Documento) em faturas foi regulamentada pelo Governo no ano passado.

Entretanto, devido aos constrangimentos sociais e económicos causados pela pandemia do Covid-19, a medida sofreu algumas alterações (a menção do ATCUD foi suspensa para o início de 2022, por exemplo), mas a introdução de Códigos QR nas faturas é já uma realidade, com a Autoridade Tributária a reforçar os devidos mecanismos de apoio a esta implementação.

Com o lançamento da aplicação e-fatura é fundamental que as futuras do seu negócio já sejam emitidas com um Código QR, uma vez que esta é a funcionalidade que está na base do registo imediato que esta nova app possibilita.

InvoiceXpress - A escolha simples e certificada

O InvoiceXpress é um software de faturação certificado pela Autoridade Tributária, e que está sempre a par de todas as alterações exigidas por este Organismo Público.

A introdução do Código QR nos documentos fiscalmente relevantes, como as faturas, já está disponível no InvoiceXpress desde dezembro passado, por exemplo.

Não adie mais! Garanta que a sua faturação está totalmente em conformidade com todos os requisitos legais, ao mesmo tempo que emite faturas em segundos com o programa de faturação mais intuitivo de Portugal.


Miguel Coelho

Com formação em Comunicação, o Miguel deixou-se seduzir pelo Digital. Bem-disposto por natureza, livros, séries e desporto são dos seus passatempos favoritos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação