Análise PEST e Análise PESTEL: o que são e como fazer


Para ultrapassar obstáculos, é essencial avaliar o seu contexto macroeconómico. Nesse sentido, vamos abordar duas ferramentas de análise estratégica, as análises PEST e PESTEL. Venha descobrir como implementá-las e as suas vantagens.

No dinâmico mundo dos negócios é essencial compreender e antecipar os fatores externos que impactam o seu negócio. Nesse sentido, as análises estratégicas são cruciais, já que fornecem informações fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de gestão de negócio robustas.

Duas ferramentas notáveis são a análise PEST e a análise PESTEL. Estas unem-se a outras análises, como a conhecida análise SWOT, para fornecer uma visão global do seu negócio. 

Diferenças entre a análise SWOT e as análises PEST/PESTEL

Como se deve recordar, a análise SWOT ou FOFA concentra-se nos fatores internos da empresa, ao avaliar as suas forças e fraquezas, e nos fatores externos imediatos, ao verificar as suas oportunidades e ameaças. Acaba por ser um modelo de análise interno mais centrado na autoavaliação.

Em contrapartida, as análises PEST e PESTEL olham para fora do negócio, por explorar um contexto mais amplo do mercado e da economia e analisar fatores externos que influenciam a empresa.

O que é a análise PEST?

A Análise PEST (Política, Económica, Social e Tecnológica) é um modelo de análise interno que permite compreender como o ambiente externo impacta o seu negócio. Ela permite-lhe avaliar os fatores que influenciam as suas operações e a gestão do negócio.

Para compreender melhor como funciona, vamos abordar cada ponto desta análise:

Política

Neste primeiro ponto, deve avaliar os fatores governamentais e legislativos que poderão impactar diretamente o seu negócio. O que inclui? Mudanças nas políticas governamentais e tributárias, eleições, financiamentos e bolsas, instabilidade política, relações entre países e eventos geopolíticos, como guerras ou conflitos.

Ao meditar na dimensão política, os negócios podem antecipar estas mudanças para definir atempadamente novas estratégias.

Note este exemplo prático: mudanças nas políticas fiscais geralmente implicam uma alteração nos custos operacionais e, consequentemente, influenciam a estratégia de gestão de negócio.

Económica

De seguida, analise as condições económicas que implicam a procura, os custos e a viabilidade do negócio. Portanto, estude acerca das taxas de juro, inflação, sazonalidade e crescimento económico. Com estas informações, os negócios já podem ajustar as suas estratégias, desde a precificação dos produtos ou serviços até ao plano de investimentos

Em períodos de inflação alta, os negócios podem ajustar os seus preços ou mudar as suas estratégias de marketing para mitigar os efeitos da mudança do poder de compra dos clientes. 

Social

Neste modelo de análise interno, a análise social estuda os comportamentos dos consumidores, o seu estilo de vida, as suas atitudes, opiniões e os padrões de compra. Estes fatores são relevantes porque impactam as decisões de consumo e a recetividade aos produtos ou serviços.

Por isso, observe as transições nas preferências dos clientes, explore as tendências sociais, demográficas e culturais para conseguir adaptar as suas estratégias de marketing e desenvolver ou melhorar os seus produtos consoante as expectativas do mercado. 

Para exemplificar, pense em negócios do ramo alimentar. Com o aumento atual de vegetarianos e de pessoas que procuram manter uma alimentação mais saudável, um negócio atento pode aproveitar esta oportunidade para adaptar os seus produtos para seguir esta tendência.

Tecnológica

A dimensão tecnológica refere-se aos avanços tecnológicos do setor de atuação. Isto significa que deve estar atento a inovações relevantes para o seu setor, que lhe permitam melhorar o seu produto ou serviço, otimizar processos e, consequentemente, manter a relevância no mercado. 

O InvoiceXpress, programa de faturação certificado, pode ser uma excelente forma de otimizar os processos da sua empresa, já que permite emitir faturas de forma simples, rápida e com comunicação direta com a Autoridade Tributária. Os seus clientes ficam registados no programa para que não tenha de preencher sempre os seus dados e ainda pode obter uma visão global da faturação do seu negócio. Para aqueles clientes mais esquecidos, o InvoiceXpress cria alertas para relembrar os prazos de pagamento. Tudo para que possa otimizar e automatizar a sua operação e dedicar tempo ao que realmente importa, gerir o seu negócio.

Ao realizar uma análise abrangente em cada uma destas áreas, poderá compreender melhor o ambiente externo do seu negócio. No entanto, alguns especialistas acreditam que devemos acrescentar duas áreas a esta análise, formando assim a análise PESTEL, de que vamos falar agora.

O que é a análise PESTEL?

Como mencionamos, a análise PESTEL é um modelo de análise interno que, além de analisar as componentes Política, Económica, Social e Tecnológica, adiciona duas áreas relevantes: Ecológica e Legal:

Ecológica

Como o nome indica, na análise PESTEL levamos em conta os fatores ambientais, desde os regulamentos ambientais, políticas de sustentabilidade e redução da pegada de carbono. Como é que as suas operações afetam o ecossistema? Como é que os regulamentos ambientais colidem com as suas práticas? Estas são algumas das perguntas que deve fazer para entender melhor o estado atual do seu negócio. 

Cada vez mais os consumidores estão atentos às questões ambientais e procuram negócios que tenham essa preocupação. Será que implementar novas normas de zelo ambiental melhoraria a reputação da sua empresa perante os consumidores?

Legal

A componente legal concentra-se em todo o tipo de legislação que impacta o seu negócio, desde as leis do trabalho, normas de segurança, regulamentos do setor, proteção do consumidor, entre outros. Ao efetuar uma análise regular às questões legais que englobam a sua empresa, poderá verificar aspetos de melhoria ou, até, antecipar mudanças na lei que afetam diretamente a gestão do negócio. 

Certas indústrias têm regulamentos muito rigorosos e que estão em constante mudança. Ao incorporar a dimensão legal da Análise PESTEL, as empresas estarão preparadas para antecipar mudanças de regulamento, garantir a conformidade com as leis do setor e tomar decisões estratégicas informadas.

Depois de analisar todos os pontos destas análises de gestão de negócio, poderá perguntar-se: como posso aplicar na prática?

Como realizar uma análise PEST e PESTEL na prática?

A implementação destas análises implica as seguintes etapas gerais:

  • Identificação de fatores relevantes

Identifique os fatores externos que estão a afetar o seu negócio, incluindo eventos recentes, como mudanças na legislação ou avanços tecnológicos.

  • Recolha de dados

Utilize fontes confiáveis para recolher dados, como relatórios governamentais ou estatísticas oficiais, e conduza as suas próprias pesquisas de mercado para entender o consumidor. Poderá consultar especialistas para obter informações específicas do seu setor. 

  • Avaliação do impacto

Considere cada fator relevante e pergunte-se se são ameaças ou oportunidades para o seu negócio. Classifique-os consoante a sua importância e possível impacto.

  • Planeamento

Desenvolva um plano estratégico, de acordo com os resultados da avaliação, para mitigar ameaças e potencializar oportunidades.

  • Controlo contínuo

Estabeleça um sistema de acompanhamento constante para garantir que as estratégias permaneçam alinhadas com o ambiente externo.

Vantagens das análises PEST e PESTEL

As análises PEST e PESTEL resultam em múltiplas vantagens para o seu negócio, já que trazem uma compreensão mais profunda acerca do ambiente externo em que o seu negócio está inseridp, enquanto os outros modelos de análise focam-se mais nas questões internas.

Seguem-se algumas das suas principais vantagens:

  • Antecipação de tendências

Podem antecipar tendências de mercado, antes que se tornem predominantes, o que lhe permite estar à frente dos seus concorrentes.

  • Gestão de riscos

Permitem avaliar ameaças externas, a tempo de minimizar as suas consequências.

  • Tomada de decisão informada

Proporcionam um conhecimento maior acerca do seu negócio e o seu contexto macroeconómico, o que resulta em tomadas de decisão estratégicas.

  • Resposta eficiente a mudanças

Capacitam os negócios a responderem rápido a mudanças no ambiente empresarial.

  • Melhoria contínua

Promovem uma evolução proativa em relação às necessidades do mercado.


Com este artigo, compreendemos que as análises PEST e PESTEL são ferramentas estratégicas essenciais que devem ser aplicadas na gestão de negócio.

Ao entender os fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais que incorporam o contexto macroeconómico da sua empresa, irá conseguir posicionar o seu negócio de uma forma estável e pronta para enfrentar os desafios futuros.


Mafalda Vasconcelos

Formada em Turismo, mas o digital e as redes sociais tornaram-se uma grande parte da sua vida. Tem sempre um sorriso para dar e sabe todas as letras das músicas que passam na rádio.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!