5G - Que novidades esta tecnologia pode trazer para o seu negócio?


Para além da melhoria na velocidade, o 5G irá impulsionar o desenvolvimento da indústria 4.0. Conheça o impacto que a chegada desta tecnologia terá no seu negócio.

A tecnologia 5G é a mais recente geração da tecnologia sem fios. Teoricamente, a tecnologia sem fios começou no 1G. Passou a 2G quando surgiu a possibilidade de enviar mensagens entre dispositivos. O 3G permitiu o acesso à internet e o 4G foi uma otimização do 3G com melhoria da velocidade de download e upload de conteúdos.

Assim, estas gerações são definidas de acordo com as novidades que trazem aos utilizadores no que toca à velocidade na transmissão de dados. Por outro lado, cada nova geração também é marcada pelo facto de os dispositivos mais antigos não estarem preparados para suportar cada nova geração.

A tecnologia 5G é a novidade mais recente e esta rede de telecomunicações começou a chegar ao mercado global no final de 2018 e continua a expandir-se no mercado. Para além da melhoria na velocidade, o 5G também será capaz de ajudar a impulsionar o desenvolvimento da indústria 4.0.

O que é a tecnologia 5G?

5G é a denominação utilizada para a rede móvel de quinta geração. Ela será a base para o desenvolvimento de novas tecnologias, aplicações e serviços que facilitarão uma maior conectividade entre diferentes setores da sociedade, utilizadores e de dados partilhados.

A grande diferença entre o 5G e o 4G reside, para além do aumento substancial da velocidade de dados, nas novas possibilidades de uso que o seu melhor desempenho e baixa latência irão permitir, já que possibilitará uma interação em tempo real no caso de serviços que usam a nuvem. Para além disto, o menor consumo de energia permitirá que os dispositivos funcionem por muito mais tempo sem a necessidade de intervenção humana.

Assim, o 5G vai facilitar o desenvolvimento das tecnologias características da indústria 4.0, como a Internet of Things (IoT), realidade virtual e aumentada e inteligência artificial.

Para dar uso à tecnologia 5G há algumas coisas de que precisa tais como ter um tarifário 5G, estar numa área com cobertura 5G e ter um dispositivo que seja compatível com esta tecnologia. Estes dispositivos já estão disponíveis no mercado.

Em que estado se encontra a implementação desta tecnologia em Portugal e o que podemos esperar no futuro?

Portugal foi um dos últimos países da União Europeia a começar a implementar o 5G. Apesar disso, as operadoras portuguesas já disponibilizam esta tecnologia em alguns pontos do país.

Quando verificamos a cobertura das redes em Portugal, vemos que a zona de Lisboa e algum do litoral norte possui cobertura da rede 5G mas esta ainda está muito aquém do que se verifica noutros países da Europa.

Segundo dados divulgados pela ANACOM, no final do primeiro semestre de 2022 existiam 2918 estações 5G distribuídas por 64% dos concelhos e 28% das freguesias do país, sendo que 90% destas estações localizam-se em áreas urbanas. No entanto, a existência de estações 5G nos concelhos ou freguesias não significa que estas tenham cobertura.

É importante frisar que, ao contrário da tecnologia 4G, o 5G não requer uma ligação com fibra. Isto significa que esta tecnologia tem uma distribuição mais fácil e os custos operacionais também são menores. Assim, as operadoras de telecomunicações apenas precisam de fazer a instalação das torres e antenas a cada poucos quarteirões, sem necessidade de o fazer em todas as ruas. Posteriormente, só precisam de fornecer aos seus utilizadores modems sem fios.

Assim que a cobertura de 5G abranger mais zonas do país, algo que os utilizadores poderão verificar imediatamente, após fazerem a atualização dos seus equipamentos, será uma internet móvel mais rápida.

À medida que esta tecnologia e processos forem desenvolvidos, outros serviços 5G surgirão no mercado de forma a aproveitar as vantagens desta nova geração da rede móvel. No entanto, há 3 setores que poderão vir a sentir um maior impacto desta tecnologia:

  • Educação: formas mais interativas e divertidas de aprendizagem nas escolas, empresas e outras organizações por via da realidade aumentada e virtual;

  • Saúde: melhoria nos serviços de saúde graças à possibilidade de um atendimento mais personalizado e acessos mais abrangentes em zonas menos urbanizadas, graças à possibilidade de diagnósticos médicos e até intervenções cirúrgicas feitas à distância;

  • Transportes: desenvolvimento de carros autónomos e inteligentes graças a sensores altamente desenvolvidos.

Até agora, os serviços descritos anteriormente ainda não podiam ser implementados devido à falta de velocidade, capacidade de processamento de dados e fiabilidade da rede móvel, algo que será corrigido com a implementação da tecnologia 5G.

Que benefícios o 5G pode trazer para o seu negócio?

Como vimos anteriormente, a tecnologia 5G vem impulsionar as tecnologias da indústria 4.0, o que permitirá aumentar a produtividade dos negócios e eficiência dos seus processos, graças a uma maior automação, agilidade, graças a controlo remoto de operações e também à implementação de soluções mais eficientes e com menores custos.

Na prática, isto pode-se traduzir de várias formas que serão diferentes consoante o tipo de negócio. Alguns dos possíveis impactos que o 5G pode ter no seu negócio são:

  • Mais pessoas em trabalho remoto: à medida que a cobertura do 5G aumenta, também aumenta a quantidade de locais onde será possível ter internet sem fios de alta velocidade. Isto faz com que mais pessoas tenham a possibilidade de trabalhar de casa ou de qualquer outro local, fazendo com que as empresas reduzam os seus custos com espaços de escritórios;

  • Aumento das vendas em lojas online: a melhoria do desempenho da rede móvel terá um impacto direto na performance das lojas online, já que irão diminuir os problemas com carregamento de imagens, informações ou métodos de pagamentos que estavam até agora a afetar negativamente a experiência dos clientes, impedindo muitos de finalizarem as suas compras online;

  • Aumento da eficiência dos processos ou desempenho de produtos: graças a um aumento da capacidade de processamento de dados e baixa latência, será possível obter informação em tempo real sobre o desempenho de um determinado produto ou processo. Isto permite também fazer correções assim que seja detetado algum problema.

Apesar de ainda estar longe de estar implementada e desenvolvida, a tecnologia 5G promete revolucionar a forma como nos ligamos e conduzimos os nossos negócios

O seu melhor desempenho, baixa latência e maior capacidade de processamento de dados farão com que o mundo real passe a depender cada vez mais do mundo digital. Assim, os negócios que ainda não têm as suas competências digitais desenvolvidas e não se comecem a preparar para abraçar a nova revolução industrial, depressa ficarão para trás.

No entanto, para tirar os proveitos da nova geração de rede móvel, será preciso algum investimento em novos equipamentos que sejam compatíveis com 5G, já que todos os equipamentos anteriores não têm a capacidade de fazer uso desta nova tecnologia.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!