12 ideias para melhorar o seu ambiente de trabalho

Trabalhadores motivados são trabalhadores produtivos. E que tal criar um espaço de almoço para os funcionários? Deixamos-lhe algumas ideias para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa.

12 ideias para melhorar o seu ambiente de trabalho

Conjugar diversão e trabalho é uma questão que consegue apoiantes de cada lado. Mas até que ponto é que se podem misturar e juntos criar um melhor ambiente de trabalho? Deixamos algumas dicas que o InvoiceXpress aplica no dia-a-dia que contribuem para um ambiente descontraído e mais produtivo.

Espaços de descontração
No mundo empresarial, grandes nomes como a Google ou a Facebook optaram por ter ambientes de trabalho descontraídos e oferecer aos funcionários espaços ou actividades de diversão de que podem usufruir durante o horário de trabalho. No InvoiceXpress temos uma consola de jogos, tabela de basket e bonecos “angry birds” antistress.
Espaço de refeição
Por que não ter, no próprio escritório, um espaço de refeição com mesa e microondas – uma espécie de copa? Além de se poupar dinheiro ao trazer almoço de casa ainda se fomenta um bom ambiente de trabalho. As pessoas têm a possibilidade de passar algum tempo juntas e conversar sobre outras coisas além do trabalho.
Horários flexíveis
No InvoiceXpress, acreditamos que o que importa é criar resultados, mostrar tarefas feitas e disponibilidade para o produto e para a sua melhoria. Por isso, é cada colaborador que decide o horário de trabalho que faz. Algumas pessoas podem chegar mais cedo, outras mais tarde. E, se precisarem de sair mais cedo num dia, podem compensar noutro.
Gestão de horário
Por vezes, são necessárias pausas, tirar a cabeça dos problemas e do stress e isso pode significar que algum tempo do dia de trabalho seja gasto em pausas. Tentamos dar a todos os funcionários a possibilidade de gerir o seu tempo e a parte dele que usam em intervalos.
Liberdade de sair do escritório
A qualquer momento do dia, cada funcionário tem a liberdade de sair do escritório e ir tomar café, lanchar ou simplesmente espairecer. É da responsabilidade de cada um perceber quando pode ou não pode fazê-lo.
O dia da fruta
Ter uma peça de fruta para comer a meio da manhã ou para complementar uma refeição é um mimo que se pode dar aos funcionários. Acaba por não trazer grande despesa à empresa e ajuda a melhorar o estado de espírito de todos. Todas as segundas-feiras temos fruta na copa, para toda a gente. Corpo são, mente sã.
Saídas em equipa
Regularmente, talvez uma vez por mês, espontaneamente, a equipa vai toda junta almoçar fora. Pode ser sushi, hamburgueres, pregos ou francesinhas, ou só tomar um café ou comer uma fatia de bolo; o que importa é que vamos todos juntos.
Roupa informal
No InvoiceXpress, cada pessoa veste-se e calça-se como achar apropriado. Não há regras quando a vestuário. Se no seu caso for obrigatório usar roupa mais formal, opte, por exemplo, por deixar a sexta-feira livre de reuniões. Passa a ser um dia por semana em que os funcionários podem ir mais descontraídos para o trabalho.
Kit de boas-vindas
No primeiro dia de trabalho de um colaborador ofereça-lhe um presente de boas-vindas. Vai fazer com que o colaborador se sinta integrado e ‘vista a camisola’. Pode ser uma caneca, uma camisola da empresa ou uma agenda. Qualquer mimo fará diferença e causará um bom primeiro impacto.
Internet sem limitações
Para nós, trabalhar é importante mas trabalhar com vontade é muito mais. E disso depende muito um ambiente de trabalho descontraído. Não limitamos o acesso a nenhum site a nenhuma hora do dia. Cabe a cada um perceber o que deve ou não ver e quando o deve fazer. Se preferir, permita o acesso a todas as páginas apenas durante a hora de almoço.
Festas da empresa
A altura de juntar a equipa não é só no Natal. Tente fazer de várias épocas do ano oportunidades para juntar toda a gente e permitir convívio fora do ambiente de trabalho. O Verão, o Magusto ou os Santos são sempre boas ocasiões. Promove o espírito de equipa.
Confiança
Na base de tudo isto está, e tem mesmo de estar, a confiança. No fim de contas, o que importa realmente? Ter trabalhadores motivados, felizes, a gostarem do que fazem e a serem reconhecidos pelo seu trabalho ou trabalhadores presentes na empresa 8 horas por dia, por sentido de obrigação?

Tudo isto resulta em união e espírito de equipa entre as pessoas que partilham o mesmo espaço e os mesmos objectivos, dia após dia. Colaboradores motivados são colaboradores produtivos. Esta é a nossa filosofia e começa a ser a filosofia de muitas empresas.


Autor

Inês Espojeira

Dinâmica e extrovertida, a Inês nos seus tempos livres gosta de fotografia, ouvir música e ir à praia. E como não poderia deixar de ser, tendo em conta o seu percurso académico, escrever e conversar também é algo que não dispensa.


blog comments powered by Disqus

Ainda não conhece o InvoiceXpress?

Software de facturação online mais adorado de Portugal

Experimente Grátis

Conheça o nosso guia de “Facturação em 10 minutos”

Download Grátis

Artigos relacionados

Subscreva a nossa Newsletter

Esteja a par das últimas novidades
  • Novas regras de facturação
  • Notícias sobre a Autoridade Tributária
  • Actualizações do InvoiceXpress
  • Conselhos sobre negócio e facturação

Estamos presentes: